Basile: “Não me arrependo por ter renunciado à seleção”
Em um momento em que a posição de treinador da seleção argentina está em aberto, o ex-treinador da albiceleste, Alfio Basile, não parece ter o desejo de reassumir o posto que foi seu por duas vezes. Na primeira, El Coco levou o selecionado nacional a seus dois últimos títulos internacionais, as copas américa de 1991 e 1993, culminando com a tumultuada suspensão por doping de Maradona na copa de 1994.
Mas a segunda passagem deixou menos saudade. Após uma campanha decepcionante, Basile deixou o comando da albiceleste em 2008, substituído por Diego Maradona. Em entrevista à TyC Sports, manteve o mistério que ainda cerca sua saída: “Claro que teria gostado de estar no Mundial, mas tive minhas razões. Continuo as tendo, mas não as divulgarei à imprensa”.
Mesmo em relação aos grandes clubes, Coco se mostra reticente. Como já esteve no Boca Juniors durante o mandato da atual direção (foi demitido em janeiro último), afasta a possibilidade de um retorno breve. Como também descarta o River (pela sua recente passagem pelo Boca) e o Independiente (pela sua histórica ligação com o Racing), o mercado para ele não parece grande em seu país.
Talvez por isso tenha afirmado ainda que tem mais interesse em propostas do exterior. O que pode ser uma indicação de como se dará seu retorno à profissão, o que ele espera que aconteça no início de 2011.