Arquivo

Banfield: tentando buscar a luz no fim do túnel

Após um bom momento, que culminou com o título do Apertura 2009, o Banfield sofre com uma terrível sequencia de maus torneios. A tendência é que o clube do sul entre muito comprometido em relação ao descenso na próxima temporada.

Lanterna do Clausura e com poucas perspectivas de melhora a curto prazo. Essa situação desoladora pouco faz lembrar do clube que há apenas dois anos vivia o momento máximo de sua história. Com Julio Cesar Falcioni no banco e jogadores como James Rodriguez e Santiago Silva em campo, o Taladro se sagrou campeão do Apertura 2009. Na temporada 2009/2010 a equipe foi a melhor do país, junto com o Argentinos Jrs., com 73 pontos.

Na temporada seguinte a queda foi sensível. Após o título a equipe perdeu jogadores importantes, e no fim de 2010 Julio Cesar Falcioni saiu, levando junto Walter Erviti. O Banfield terminou a temporada 2010/2011 com apenas 47 pontos. Sem os promédios teria lutado para não cair. E o pesadelo estava apenas começando. A temporada atual tem mostrado uma situação desesperadora.

A equipe começou muito mal a temporada, e Sebastian Mendez perdeu o emprego de treinador. Para seu lugar veio Ricardo Lavolpe, ex- Boca Juniors e seleção mexicana. O Banfield terminou o Apertura na lanterna, com apenas 11 pontos. Para o Clausura nova troca de treinador: veio o uruguaio Jorge “Polilla” da Silva, que após conseguir a grande vitória sobre o Racing em Avellaneda partiu para assumir o Peñarol. Eduardo Acevedo chegou para ser o quarto treinador do Taladro na temporada, mas o clube do sul repete no Clausura a lanterna obtida no Apertura. Em 7 partidas, a equipe venceu apenas uma vez e marcou apenas 3 gols.

Nesta temporada um rebaixamento é pouco provável, pois como são contados os pontos dos últimos 3 anos, a ótima temporada 2009/2010 deve ser suficiente para evitar um problema imediato. O problema é que ao fim desta temporada aquele grande momento deixará de valer na conta do descenso. A equipe entrará na próxima temporada com um promedio baixo: 63 pontos, mais aqueles que conseguir até o fim do Clausura. Mantendo a média de aproveitamento que tem conseguido no atual torneio, isso significaria começar 2012/2013 com algo como 72 pontos.

Se isso acontecer, o clube terá de fazer algo como 70 pontos na próxima temporada para escapar da promoción. E terá de fazer por volta de 60 pontos para ter a chance de disputar o temido confronto com um clube da B Nacional em busca da sobrevivência. Como se vê, a perspectiva de o Banfield despencar do céu ao inferno em poucos anos é muito palpável.

 

 

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + dezessete =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.