Acesso

B Nacional: título e rebaixamento serão decididos na última rodada

central1

A uma rodada do fim, várias das principais definições da B Nacional já estão sacramentadas. Rosário Central, Gimnasia La Plata e Olimpo são as equipes que serão promovidas para a elite na próxima temporada, enquanto o Nueva Chicago já selou seu retorno à B Metropolitana. Falta definir o campeão da temporada e a outra equipe a ser rebaixada.

A disputa pelo título está apertada. O Rosário Central perdeu para o Instituto por 1 a 0 e se manteve com 71 pontos. Por seu lado, o Gimnasia La Plata empatava com o Merlo e chegava aos 70. Se na última rodada os canallas vencerem o Merlo em casa, garantem a taça. Mas se bobearem, o troféu pode ir para o Lobo, caso vença o Sarmiento em casa.

Para a definição do outro rebaixado, é crucial o resultado do Crucero del Norte, que recebe o Olimpo. Se não vencer, a equipe de Misiones estará de volta ao Argentino A. Mas se vencer, estará livre, independente dos outros resultados. Neste caso, o grande favorito para o descenso seria o Merlo, que só conseguiria sobreviver (às custas do rebaixamento do Independiente Mendoza) se: 1) vencerem o Rosário Central fora de casa e os mendozinos não superarem o Instituto; 2) empatarem e os rivais perderem para o Instituto, o que forçaria um jogo desempate pela sobrevivência.

Outras partidas da última rodada: Almirante Brown x Patronato, Douglas Haig x Atletico Tucumán, Ferro x Nueva Chicago, Defensa y Justicia x Banfield, Gimnasia Jujuy x Huracán, Aldosivi x Boca Unidos.

 

 

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 4 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.