Acesso

B Nacional: Rivais tropeçam e Independiente se aproxima do G3

Zapata conduz a bola. Jogador marcou o primeiro gol do Independiente.
Zapata conduz a bola. Jogador marcou o primeiro gol do Independiente.

Após um início de pesadelo, lentamente o Independiente vai se consolidando na B Nacional. O gigante de Avellaneda venceu mais uma, e, contando com tropeços de rivais, vê muito de perto a vaga no G3. Pode sonhar em terminar o primeiro turno entre os que seriam ascendidos.

Em uma das partidas mais disputadas do torneio, o Banfield foi a Córdoba, sofreu muito mas ao fim saiu com um 2 a 2 contra o Talleres. Um resultado que não é o ideal para o Taladro, mas que, dadas as circunstâncias da partida e a boa gordura acumulada pela equipe, no fim foi útil. Agora o clube do Sul tem 41 pontos e se mantém na ponta.

Mas agora a liderança está mais ameaçada. O Defensa y Justicia atropelou o Douglas Haig por 4 a 0 e chegou aos 40 pontos. Em terceiro lugar segue o surpreendente Crucero del Norte. O humilde clube de Misiones estreou na B Nacional na última temporada, e escapou do descenso na última rodada. Mas surpreende em 2013/14, e segue na zona do acesso, com 36 pontos, após empatar com o Atletico Tucumán por 1 a 1.

Mas o Independiente finalmente conseguiu entrar na briga. Debaixo de muita chuva, o Rojo conquistou importante vitória nesta segunda-feira: 2 a 0 sobre o Instituto. Os gols de Zapata e Parra levaram os comandados de Omar de Felippe aos 35 pontos, apenas um abaixo do Crucero del Norte. O que chama a atenção é o fato de a equipe, apesar de não encantar, ter uma solidez impressionante nas últimas partidas: foram 6 vitórias e 2 empates nas últimas 8 rodadas.

Outras partidas: Gimnasia Jujuy 1 x 0 Boca Unidos, Ferro 0 x 0 Patronato, San Martin 3 x 1 Brown de Adrogué, Sportivo Belgrano 0 x 0 Aldosivi, Sarmiento 1 x 0 Villa San Carlos, Unión 0 x 0 Huracán.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.