Primeira Divisão

B Nacional: resumo da rodada

Montenegro marca para o Rojo e garante importante vitória sobre o Villero
Montenegro marca para o Rojo e garante importante vitória sobre o Villero

A oitava rodada da B Nacional, toda ela disputada no meio desta semana, apresentou resultados significativos. No “clássico dos ponteiros”, o Banfield não tomou conhecimento do líder Defensa y Justicia; jogando fora de casa, o Independiente fez apenas 1×0 no Villa San Carlos, mas foi placar suficiente para o Rojo subir muito na tabela, além de recuperar um pouco da confiança perdida. Talleres e Crucero del Norte venceram e também sobem na tabela. Mas além do grande triunfo do Banfield, vale destacar a goleada do Sarmiento para cima do instável Ferro Carril Oeste. Vejamos.

Villa San Carlos 0x1 Independiente

Precisando vencer para fugir da zona da degola, o Independiente foi até o Bosque de La Plata para começar a dar as cartas na B Nacional. Só que o rival não era o Lobo, mas o Villa San Carlos, mandante no confronto. Jogo foi besta e com pouco futebol. Porém, quem melhor se apresentou nos primeiros minutos de jogo não foi o Rojo, mas o conjunto de Berisso. Em péssima situação na tabela, o Villero foi para cima do Rojo, ignorando tradição e história gloriosas do rival. Longe disso, a intenção do técnico Ricardo Rezza era a de se recuperar em cima da “grandeza” e da camisa roja. Um dia antes do jogo, Rezza havia dito que não apenas o Villero venceria o rival, como garantiu que o placar seria de no mínimo dois gols, talvez um 2×0.

Ao menos na ousadia as palavras de Rezza casaram muito bem com o desempenho de sua equipe na cancha do Lobo. Isto no início. Só que havia um problema: ninguém conseguia colocar a pelota no arco de Rodríguez. Quanto ao Rojo, pouco a pouco foi saindo de sua modorra e de seus fantasmas para se aproveitar dos espaços deixados pelo conjunto de Berisso. Desta forma, Matias Pisano, o melhor homem da equipe, na B temporada, fez ótima assistência para Valles tocar por cima de “Gato” Sessa. Antes da pelota encontrar as redes, se deparou com “Rolfi” Montenegro que a guardou no arco villero: 1×0, aos 26 minutos de jogo. Foi só a partir daí que o Independiente jogou futebol no Bosque.

O segundo tempo foi todo de “Los Diablos de Avellaneda”. O responsável por isso foi Pisano, que articulou praticamente todo o jogo da equipe e por mais de uma vez se fez de garçom para o incompetente ataque do conjunto de Omar de Felippe. Em uma dessas assistências, Montenegro só não ampliou porque no lugar da objetividade tentou ser o craque que a equipe ainda não descobriu em suas performances apenas medianas. A jogada era para um arremate forte e não para um toque de Messi. Por sorte, a equipe sequer precisou de mais gols. O Villero pareceu se dar conta de sua estatura após abertura do placar e nunca mais se recuperou na partida. Vale destacar o ótimo futebol de Valles, no Rojo, além do bom posicionamento tático da equipe, obra de Omar De Felippe. Com a vitória, o Independiente foi a 10 pontos e agora ocupa a 11ª posição.

Outros resultados

Impossível não notar o excelente trabalho que Matias Almeyda tem feito no Banfield. Após a ótima exibição contra o Independiente, o Taladro foi anfitrião para o líder Defensa y justicia. Venceu por 3×0 e ainda ficou barato. Com o resultado, a equipe do Pelado ratificou sua condição de fiel perseguidor do ponteiro da competição. Com 17 pontos, o Taladro fica a dois do líder, que tem 19. Outra equipe que vem subindo na competição é o Talleres de Córdoba. Anfitrião para o San Martín SJ, “La T” venceu por 1×0 com um gol de Marcelo Vega, aos 30 minutos do segundo tempo. Foi no sufoco, mas nada diferente de como o Talleres tem construído suas vitórias na Categoria.

No Fragata Sarmiento, o Almirante Braw foi batido pelo regular Sportivo Belgrano de San Francisco: 1×0. Assim o Verde vai à 6ª posição com 13 pontos. Em Missiones, o Crucero del Norte fez 2×0 no Douglas Haig e chegou à quarta colocação com 14 pontos, os mesmos do Sarmiento. Anfitrião para o Ferro Carril, a equipe de Junin atropelou o Verdolaga por 4×1, assumiu o terceiro posto e chegou à zona do acesso à elite argentina. Com um futebol prático, ótimo esquema e bom preparo físico, o Verde de Junín começa a mostrar uma cara de equipe competitiva, que dificilmente não se reproduz mesmo nos jogos em que não vence.

Demais resultados foram: Atlético Tucumán 0x0 Brown Adrogué; Independiente Mdz 1×1 Patronato de Paraná; Aldosivi 2×2 Boca Unidos; Huracán 1×3 Instituto de Córdoba; Unión 1×3 Gimnasia Jujuy.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 4 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.