Arquivo

B Nacional: Rafaela quase na elite; Unión perde outra e é ameaçado pelo San Martín de San Juan

Foto: www.tribuna-local.com.ar

O técnico do Instituto, Claudio Vivas, inovou e solicitou uma conversa com os sócios um dia antes do jogo contra o líder Rafaela. Ao lado de alguns jogadores do elenco, o treinador respondeu às perguntas de cerca de 300 sócios e foi respaldado pelos jogadores. O apoio ao técnico era claro e o técnico até fez algumas auto-críticas.

Parece que as conversas não fizeram bem ao time cordobês. A equipe visitou o “Crema” no último sábado e foi goleada por 4 a 0. Não mostrou contundência no ataque, errou demais na defesa e se tornou uma presa fácil para o ponteiro da B argentina. A derrota custou caro e na tarde de terça-feira Claudio Vivas foi demitido pela diretoria do clube.

Faltando cinco rodadas para o final da B, o Rafaela chegou aos 67 pontos, 12 a mais que o terceiro colocado, o San Martín de San Juan. Se matematicamente a equipe ainda não subiu, o futebol mostrado na B não deixa dúvidas: somente um desastre tira a vaga do “Crema” para a elite argentina na temporada 2011/2012. Apesar da cautela defendida por jogadores, comissão técnica e dirigentes, alguns itens da conquista do acesso já foram definidos, como a premiação. Caso confirme a ida à elite, o prêmio a todo o plantel será de 1.500.000 de pesos.

Se uma parte de Córdoba está decepcionada, outra está muito animada. A 33ª rodada da B Nacional começou com um jogo incrível entre o Belgrano e o cambaleante Unión. O time cordobês abriu 2 a 0 no placar, mas o “Tate” conseguiu um grande empate com gols aos 32 e aos 36 minutos do segundo tempo. Mas aos 42 minutos um ex-jogador do Unión, Cesar Pereyra, marcou o terceiro gol do Belgrano e decretou a vitória do time da casa. No final, como se fosse um espelho da fase terrível que passa, o time de Santa Fé teve quatro jogadores expulsos e o técnico Frank Kudelka. Com a vitória, o Belgrano chegou aos 51 pontos e o Unión estacionou nos 57.

Outro jogo interessante realizado no sábado colocou frente a frente os irregulares Rosario Central e Atlético Tucumán. O “Decano” precisava derrotar o “Canalla” para chegar aos 52 pontos e retomar a quarta posição do Belgrano. Já o Rosario, que tinha 43 pontos, também precisava dos três pontos para ainda sonhar com uma vaga na “Promo”. Quase 30 mil pessoas foram ao Gigante de Arroyito e viram o “Canalla” vencer por 2 a 0. Mesmo com todos os reveses, o time rosarino dá a pinta de que lutará até a última rodada para cumprir seu principal objetivo na temporada: a volta à elite.

No encerramento da rodada, o San Martín de San Juan, que tinha com 53 pontos, recebeu o Gimnasia de Jujuy, que tinha 49. Caso a equipe jujenha vencesse ultrapassaria o Belgrano e ficaria a quatro pontos do próprio San Martín. E começou bem: logo aos nove minutos de jogo Luna abriu o placar para o “Lobo Jujeño” e emudeceu os 10 mil torcedores presentes no estádio Eng. Hilario Sánchez.

A resposta do “Verdinegro” foi rápida: apenas três minutos depois do gol do Gimnasia o meia Messera aproveitou bom cruzamento de Poggi e empatou. Ainda no primeiro tempo o time do norte argentino teve um jogador expulso (o zagueiro uruguaio Luis Machado) e se fechou ainda mais na defesa. A virada do San Martín somente chegou aos 35 minutos do segundo tempo, com um gol de cabeça de Poggi. Com a vitória, o San Martín foi a 56 pontos e está a apenas um do vice-líder Unión. O Gimnasia de Jujuy, que ainda tem chances de uma vaga na “Promo”, tem um confronto direto contra o Belgrano na próxima rodada. Promessa de grande jogo pela B.

Outros resultados:

San Martín de Tucumán 2 x 0 Tiro Federal
CAI 1 x 3 Boca Unidos
Almirante Brown 1 x 0 Aldosivi
Ferro Carril Oeste 1 x 0 Independiente Mendoza
Deportivo Merlo 0 x 0 Chacarita
Patronato 0 x 2 Defensa y Justicia

Próxima rodada:

Chacarita x Patronato
Independiente Mendoza x Deportivo Merlo
Boca Unidos x Ferro Carril Oeste
Instituto x CAI
Atlético Tucumán x Rafaela
Tiro Federal x Rosario Central
Unión x San Martín de Tucumán
Gimnasia Jujuy x Belgrano
Aldosivi x San Martín de San Juan
Defensa y Justicia x Almirante Brown

Alexandre Leon Anibal

Analista de sistemas, radialista e jornalista, pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte. Neto de argentinos e uruguaios, herdou naturalmente a paixão pelo futebol da região. É membro do Memofut, CIHF, narrador do STI Esporte (www.stiesporte.com.br ) e comentarista do Esporte na Rede, programa da UPTV (www.uptv.com.br ).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.