Arquivo

B Nacional: Rafaela fica com o título e Belgrano assegura a última vaga na Promoción

Na semana passada quatro times ainda poderiam lutar pela última vaga na Promoción. Gimnasia Jujuy, Atlético Tucumán e Belgrano jogariam suas vidas pela vaga que dá direito a enfrentar o 17º colocado da tabela de rebaixamento da elite. Outra vez tanto jujenhos quanto tucumanos tropeçaram e os cordobeses venceram mais uma.

O Unión tem 63 pontos e está na vice-liderança da B, seguido de perto pelo San Martín de San Juan, que tem 60 e o Belgrano que tem 58. Com a pontuação, o “Pirata” não pode mais ser alcançado pelo Atlético de Tucumán e Gimnasia de Jujuy, que têm 51. Agora a briga é outra: as duas últimas rodadas servirão para saber quem subirá diretamente e quem irá disputar a Promo contra o 17º e o 18º da Série A. O Rafaela, líder e campeão com 74 pontos, já garantiu o acesso.

O Belgrano foi a Florencio Varela no sábado enfrentar o Defensa y Justicia, ameaçado de rebaixamento para a Primera B Metropolitana, o equivalente à 3ª divisão argentina. O time da casa saiu atrás no marcador por duas vezes e ia garantindo o empate por 2 a 2 até os 45 minutos do segundo tempo. Como na rodada passada, o meia Vázquez fez o gol da vitória suada dos cordobeses, que fazem uma campanha espetacular em 2011. A equipe de Ricardo Zielinski chegou aos 37 pontos e só é superada pelo Rafaela.

Também no sábado, o já promovido “Crema” foi a Santa Fé enfrentar o Unión, num jogo que poderia definir o acesso do “Tatengue”, caso este vencesse e o San Martín de San Juan não derrotasse o Almirante Brown. Num jogo digno das colocações das equipes na B, o Rafaela foi mais competente e chegou à vitória com um gol de pênalti de Lucas Bovaglio.

Com isso, o “Crema” chegou ao título da B, mas não pôde comemorar no gramado. Após o apito final, a diretoria do Unión mandou apagar os refletores do estádio e a festa seguiu no vestiário. Hoje, a diretoria do clube emitiu uma nota em que se exime das responsabilidades sobre o ocorrido. Segundo a nota, a luz foi apagada por funcionários do estádio sem que a diretoria soubesse.

Ainda no sábado o San Martín foi a La Matanza, região metropolitana de Buenos Aires, para medir forças com o Almirante Brown. As duas equipes lutaram e correram bastante, mas geraram poucas oportunidades de gol. Assim, o placar não poderia ter sido outro que um modorrento 0 a 0. No final das contas, o resultado garantiu o time sanjuanino na Promoción.

No domingo veio o jogo mais aguardado da rodada. O Gimnasia de Jujuy, sabedor dos resultados de seus concorrentes, entrou em campo contra um praticamente eliminado Rosario Central. Com 49 pontos, o “Canalla” teria que ganhar seus três compromissos e torcer para o Belgrano perder seus dois últimos jogos. Além disso, a equipe rosarina, com um saldo de três gols, teria que alcançar o saldo dos cordobeses, que é de 17. Já ao Gimnasia, que tinha 50 pontos, só a vitória interessava para seguir com chances, ainda que remotas, de ir à Promoción.

Em menos de 15 minutos o “Lobo Jujeño” chegou aos 2 a 0. Tudo corria muito bem para o time da casa até que aos 20 minutos a partida teve que ser paralisada pelo árbitro Fernando Echenique. O gás lacrimogêneo usado pela polícia para apaziguar os ânimos dos torcedores jujenhos do lado de fora acabou tomando o estádio e deixou o estádio sem condições para o jogo. Após 11 minutos, os dois times voltaram a correr atrás da bola, o Rosario melhorou consideravelmente e chegou ao empate aos 46 minutos.

Javier Toledo fez o gol da virada heroica dos “canallas” e deu a ilusão à torcida presente em Jujuy. Mas Benedetto empatou novamente faltando dois minutos para o final e ao final, tanto Gimnasia quanto Rosario Central “morreram abraçados”, como popularmente se diz.

Outros resultados:

Independiente Mendoza 3 x 0 Patronato
Boca Unidos 0 x 0 Chacarita
Instituto 1 x 2 Deportivo Merlo
Atlético Tucumán 0 x 0 Ferro Carril Oeste
Aldosivi 0 x 1 San Martín de Tucumán
Tiro Federal 1 x 1 CAI (o resultado confirmou a queda dos dois times para o Argentino A)

Próxima rodada:

Patronato x San Martín de San Juan
Belgrano x Almirante Brown
San Martín de Tucumán x Defensa y Justicia
Rosario Central x Aldosivi
Rafaela x Gimnasia de Jujuy
CAI x Unión
Ferro Carril Oeste x Tiro Federal
Chacarita x Instituto
Independiente Mendoza x Boca Unidos

Alexandre Leon Anibal

Analista de sistemas, radialista e jornalista, pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte. Neto de argentinos e uruguaios, herdou naturalmente a paixão pelo futebol da região. É membro do Memofut, CIHF, narrador do STI Esporte (www.stiesporte.com.br ) e comentarista do Esporte na Rede, programa da UPTV (www.uptv.com.br ).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 − cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.