Arquivo

B Nacional: Patronato e Gimnasia Jujuy entram na briga pela vaga na “Promo”; Rosario Central perde outra em casa

Gimnasia Jujuy entra na briga pela "Promo"

Na coluna passada alertamos sobre as ameaças à 4ª colocação da B Nacional, que era ocupada de forma isolada pelo Atlético de Tucumán, com 46 pontos. Tanto Patronato quanto Gimnasia Jujuy já se aproximavam perigosamente do “Decano” e uma campanha rumo ao acesso que parecia tranquila no 1º turno ficou seriamente ameaçada.

O time tucumano, que no início da B era treinado por Enrique Hrabina, passa por uma fase delicada. Mesmo com a chegada do técnico Adrian Czornomaz, a equipe não vence há três jogos. Anteontem, em Córdoba, o Atlético novamente não jogou bem e perdeu para o Belgrano por 2 a 0. Com isso, o “Pirata” foi a 45 pontos e também se credenciou para a disputa da 4ª vaga da B, que dá direito a jogar a “Promo” contra o 17º colocado da tabela de rebaixamento da elite. E a vida continua complicada para o Atlético: na próxima rodada a equipe enfrentará o San Martín no clássico tucumano.

No sábado o líder Rafaela entrou em campo contra o Independiente de Mendoza, que na rodada passada perdeu em casa para o Rosario Central e se complicou na tabela de rebaixamento. Para quem achou que o Rafaela passaria fácil pelo fraco time mendoncino, o líder perdia em casa até os 42 minutos do segundo tempo por 2 a 1. Nicolás Castro marcou o gol que deu um ponto valioso para o Rafaela, que foi a 61 pontos.

O vice-líder Unión de Santa Fé foi a La Matanza na sexta-feira enfrentar um Almirante Brown ameaçado pelo rebaixamento. Depois de três rodadas sem poder atuar no seu estádio por brigas entre diversas facções de torcidas, a “Fragata” entrou em campo com mais vontade e não tomou conhecimento do “Tatengue”. Venceu por 2 a 0, se livrou bem da zona da degola e quebrou uma belíssima sequência de nove jogos sem derrota fora de casa do Unión.

Outra equipe que teoricamente teria uma parada fácil na rodada foi o San Martín de San Juan. No sábado, o terceiro colocado da B entrou em campo contra outro clube ameaçado pela queda de categoria: o Tiro Federal de Rosario. Caso vencesse, o “Verdinegro” poderia ir a 53 pontos, ficando a apenas quatro do vice-líder, o Unión. A favor do time local estava a invencibilidade do técnico Daniel Garnero. Em outro resultado surpreendente, o Tiro venceu por 2 a 0, o que não livrou a equipe rosarina da zona de rebaixamento. Ao San Martín restou a promessa de treinar melhor para a partida que será a grande atração da próxima rodada: o jogo contra o Unión fora de casa.

Núñez comemora o gol que emudeceu o Gigante de Arroyito

Também no sábado, o Patronato, que vinha de uma grande vitória sobre o Ferro Carril Oeste em Buenos Aires, recebeu um Aldosivi em declínio. Mais de 12.000 pessoas viram a equipe rubro-negra vencer por 3 a 0 e chegar aos 46 pontos, se juntando ao Atlético Tucumán. Diego Jara marcou mais um gol e chegou aos 14, um a menos que o artilheiro da B, Cesar Carignano, do Rafaela. Foi a quarta vitória seguida do time de Paraná, numa grande recuperação.

Já o Gimnasia Jujuy foi à região metropolitana de Buenos Aires enfrentar um Defensa y Justicia com moral após a grande vitória obtida fora de casa contra o vice-líder Unión. Mesmo assim o “Lobo Jujeño” não tomou conhecimento do “Halcón” e venceu bem por 3 a 1. Com o resultado, que representou a sua 4ª vitória seguida, o time do norte argentino também foi a 46 pontos e está atrás do Atlético e do Patronato por ter duas vitórias a menos que seus adversários.

E o Rosario Central outra vez decepcionou. Mais de 30.000 torcedores foram ao Gigante de Arroyito para incentivar o “Canalla” contra o Boca Unidos. Após uma boa vitória fora de casa contra o Independiente de Mendoza, o time comandado por Omar Palma poderia ir a 45 pontos e ficar ainda mais perto da vaga para a “Promo”. Mas, como em outras oportunidades, a equipe fraquejou em casa e perdeu novamente, dessa vez por 2 a 1. Um dos gols dos correntinos foi marcado por Cristian Núñez, que já atuou pelo Newell´s. Com mais essa derrota, o time rosarino ficou cada vez mais distante da briga pela vaga na “Promo” e já vislumbra mais uma temporada na B argentina.

Outros resultados:

CAI 1 x 3 Chacarita
Ferro Carril Oeste 0 x 2 Deportivo Merlo
San Martín de Tucumán 2 x 3 Instituto

Próxima rodada:

Deportivo Merlo x Patronato
Chacarita x Ferro Carril Oeste
Independiente Mendoza x CAI
Boca Unidos x Rafaela
Instituto x Rosario Central
Atlético Tucumán x San Martín Tucumán
Tiro Federal x Belgrano
Unión x San Martín de San Juan
Gimnasia Jujuy x Almirante Brown
Aldosivi x Defensa y Justicia

Alexandre Leon Anibal

Analista de sistemas, radialista e jornalista, pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte. Neto de argentinos e uruguaios, herdou naturalmente a paixão pelo futebol da região. É membro do Memofut, CIHF, narrador do STI Esporte (www.stiesporte.com.br ) e comentarista do Esporte na Rede, programa da UPTV (www.uptv.com.br ).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + quinze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.