B Nacional: O Lobo voltou…
Após o Rosário Central, chegou a hora de outra equipe tradicionalíssima voltar à elite do futebol argentino. O Gimnasia La Plata venceu o Instituto em Córdoba e sacramentou seu tão esperado retorno à primeira divisão depois de dois anos. E falta muito pouco para que o Olimpo garanta matematicamente seu lugar entre os ascendidos.
O acesso do Lobo platense era questão de tempo. Para acontecer na 35a rodada bastaria que a equipe treinada por Pedro Troglio mantivesse os 10 pontos que tinha de vantagem para o Sarmiento. E os verdes tornaram mais simples a tarefa dos platenses, ao conceder em casa um empate ao Defensa y Justicia por 2 a 2. Bastava o empate para a tão sonhada volta.
O enorme contingente de torcedores que se deslocou até Córdoba empurrou seu time para o ataque desde o início. O Gimnasia foi melhor desde o primeiro minuto, e nos 10 minutos finais do primeiro tempo abriu 2 a 0, com gols de Pereyra e Benitez, para delírio de seus torcedores. No segundo tempo a equipe da casa buscou diminuir a desvantagem, mas não conseguiu. O Lobo soube administrar a vantagem e comemorou o retorno à elite junto com os torcedores que viajaram para ver sua equipe.
Resta apenas uma vaga na elite do futebol argentino. E parece questão de tempo até que o Olimpo garanta matematicamente sua vaga. Ao vencer o Independiente Mendoza por 2 a 0, a equipe de Bahia Blanca terminou a rodada oito pontos à frente do Sarmiento. Com apenas mais três rodadas a disputar, apenas uma catástrofe tirará os aurinegros da elite em 2013/14. Se na próxima rodada os Verdes não vencerem o Gimnasia Jujuy ou se o Olimpo derrotar o Almirante Brown, a situação estará liquidada.
Na parte debaixo da tabela, o Crucero del Norte segue rumo ao descenso, tendo sido derrotado pelo Huracán fora de casa por 3 a 1. O clube de Misiones ainda tem condições matemáticas de alcançar Merlo, Independiente Mendoza, Gimnasia Jujuy e Douglas Haig, mas apenas em caso de um impressionante sprint final, que parece pouquíssimo provável.
Demais resultados: Merlo 2 x 1 Gimnasia Jujuy, Banfield 2 x 0 Douglas Haig, Nueva Chicago 1 x 0 Almirante Brown, Boca Unidos 3 x 1 Ferro, Atletico Tucuman 0 x 1 Patronato, Rosario Central 2 x 0 Aldosivi