Depois de divulgar o calendário da Primeira Divisão (que segue indefinido quanto a data de começo, inicialmente marcada para dia 19 de agosto), a Associação de Futebol Argentino (AFA) apresentou esta semana o calendário da Nacional B, a segunda divisão do país. Porém, devido a enorme crise que vive o futebol argentino as equipes sabem somente contra quem irão jogar, mas não fazem idéia de quando o campeonato começa. A AFA diz que resolverá todas as questões pertinentes à Primeira e Segunda divisões primeiramente, antes de marcar a data do início da competição.
Com 23 equipes na disputa, o torneio terá novamente duas vagas para a divisão principal e dessa vez 4 descensos. Como o numero de equipes é ímpar, em toda rodada um time ficará de folga. O formato será de pontos corridos em ida e volta, sendo todas as equipes se enfrentando em casa e fora e os dois melhores colocados ao final garantindo a vaga na primeira divisão de 2017.
As novidades do torneio são o Flandría e o San Martín de Tucuman, que chegam vindos da terceira divisão e ocupam a vaga deixada pelo Juventud Unida de San Luis e também o tradicionalíssimo Argentinos Juniors, rebaixado no torneio do início do ano. O Bicho chega para ocupar a vaga deixada pelo Talleres de Córdoba, campeão da última edição.
Dos 23 times participantes, quatro são da capital (All Boys, Ferro Carril Oeste, Argentinos Juniors e Nueva Chicago); sete da província de Buenos Aires (Villa Dálmine, Santamarina, Brown de Adrogué, Douglas Haig, Los Andes, Chacarita Juniors, Flandría e Almagro) e o restante do interior do país (Boca Unidos – Corrientes; Central Córdoba – Santiado Del Estero; Crucero Del Norte – Misiones; Estudiantes – San Luis; San Martín – Tucuman; Gimnasia y Esgrima – Jujuy; Guillermo Brown – Puerto Madryn; Independiente Rivadávia – Mendoza; Instituto – Córdoba; Juventud Unida e Atlético Paraná –Entre Rios).
A primeira rodada terá os confrontos:
Ferro x Central Córdoba
All Boys x Boca Unidos
Guillermo Brown x Independiente Rivadavia
Brown x Santamarina
Atl. Paraná x Flandria
Villa Dalmine x Juventud Unida
Douglas Haig x Los Andes
Sp. Estudiantes x Gimnasia
Crucero del Norte x Nueva Chicago
San Martin x Argentinos Jrs.
Chacarita x Instituto
O Almagro folgará na primeira rodada.
Protesto em meio a crise
A crise na AFA que atinge todos os setores do futebol argentino é sentida ainda mais forte nas equipes menores e que precisam de maior apoio. Por isso, mesmo com a tabela definida os dirigentes de todos os 23 clubes da segunda divisão disseram que não iniciam o torneio enquanto a AFA não resolver todas as questões pertinentes a pagamentos e direitos dos clubes, prometendo ir a FIFA caso não sejam solucionados.
Os gastos que os clubes têm com viagens longas, despesas com os mandos de campo, regularização dos estádios, além da dívida que somam são os principais problemas que fizeram os dirigentes não aceitarem a oferta de 750 mil pesos (cerca de 162 mil reais) oferecida pela AFA. Os clubes pedem no mínimo 1,5 milhão de pesos (cerca de 330 mil reais) para iniciar o campeonato.
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
Originalmente publicado em 12 de julho de 2021, focado na inédita artilharia de Messi em…
A Copa do Mundo de Futebol é um dos eventos esportivos mais aguardados e assistidos…
This website uses cookies.