Arquivo

B Nacional: Gimnasia Jujuy é o grande vencedor da rodada

A sexta rodada da B Nacional registrou vários resultados surpreendentes, como o empate do River com o Defensa, a vitória do Gimnasia sobre o Rosario Central em Jujuy, a goleada sofrida pelo Ferro Carril Oeste frente ao fraco Rivadávia por 3×0, além da grande vitória do Almirante Brown sobre o Huracán por 2×1 com um gol aos 44 minutos da etapa complementar. Os resultados sugerem uma competição extremamente competitiva. A diferença entre os três primeiros é de apenas três pontos. No meio da tabela, a diferença entre o quarto colocado e o 11º é de um ponto, assim como a briga na parte de baixo que mostra várias equipes com quatro pontos.

O grande vencedor da rodada foi sem dúvida o Gimnasia y Esgrima de Jujuy, que soube tirar vantagens de sua condição de local e vencer o Rosario Central por 2×0 no choque de líderes. Poucos times sabem tirar tantas vantagens de jogar em casa quanto o Lobo jujeño. Se não bastassem os 1200 km de distância de Buenos Aires (por exemplo), o Lobo lota o acanhado La Tacita de Plata com seus hinchas apaixonados e superconfiantes em relação a vitória da equipe. No sábado não foi diferente. Encarou o Canalla e não teve dificuldades em vencer bem. Esta foi primeira partida em que os comandados de Pizzi foram completamente dominados por outra equipe. Os gols foram marcados por Luna aos 39 do primeiro tempo e aos 32 do segundo. Contudo o cotejo não foi dos melhores e frustrou muitos daqueles que esperavam um belo futebol em Jujuy.

Com o resultado, o Gimnasia assumiu a liderança isolada da competição com 13 pontos, dois a mais que o River, que ocupa o segundo posto. O Canalla caiu para terceiro com 10. Na próxima rodada o Lobo vai até Paraná encarar o Patronato, outra equipe que atua bem em seus domínios. Já o Canalla será local diante do Brown de Madryn, o lanterna da competição.

Em Florencio Varela, o Almirante Brown foi outra equipe que se deu bem na rodada. Venceu o Huracán por 2×1 no Fragata Sarmiento e subiu para a quarta posição na tabela. O jogo foi fraco tecnicamente e não agradaria nem mesmo os hinchas locais não fosse o gol da vitória ter ocorrido aos 44 minutos da etapa complementar. Quem assistiu ao jogo pode ter uma ideia de como são certos confrontos na B Nacional: quando enrosca vale mais o coração que qualquer outra coisa. O Brown sabe disso, o Globo ainda não, por isso perdeu em Florencio Varela. Na próxima rodada la Fragata será visitante na cancha do Aldosivi, enquanto o Globo receberá o Rivadávia em Parque Patrícios.

Em Córdoba, o Instituto perdeu a grande chance de chegar entre os quatro melhores da tabela ao empatar sem gols com o Patronato. Nem mesmo o grande público que lotou o Juan Domingo Perón serviu de inspiração a La Glória para desempenhar um bom futebol e vencer el Patrón. Pelo contrário, a equipe de Paraná esteve bem mais próxima da vitória que o local. O que se viu na segunda etapa foi um Instituto perdido em campo diante de um visitante bem distribuído e se defendendo com muita disposição e disciplina tática. A partida também registrou cenas lamentáveis de violência protagonizadas entre os próprios barras gloriosos e entre alguns desses com o policiamento local. O resultado foi justo, mas se tivesse de sair um vencedor do encontro era para ser a equipe de Paraná.

O mesmo resultado de zero ocorreu em mais três partidas. Em Villa Crespo Atlanta e Chacarita frustraram as expectativas de quem esperava uma grande partida no clássico de bairro bonaerense. O cotejo foi feio e não apresentou muitas chances de gol para nenhuma das equipes. Ambas estão na parte de baixo da tabela com quatro pontos. Para o Atlanta ainda se pode alegar a desculpa de que a equipe se adapta pouco a pouco à Categoria, que é bem mais difícil que a B Metro. Mas o Chaca demonstra erros em seu planejamento que precisam de correção. A equipe só não está na promoción porque os ascendidos não apresentam um bom desempenho até aqui.

Também o Quilmes decepcionou sua hinchada no empate com o Merlo, na cancha cervecera. Porém as duas maiores decepções (sem contar o River) foram protagonizadas pelo Ferro Carril Oeste e o Gimnasia LP. O Ferro reabilitou a instável equipe do Rivadávia em Mendoza ao perder por 3×0. O resultado freou o ímpeto da equipe de Caballito que até então vinha muito bem na competição. E no fechamento da rodada, em La Plata, foi a vez do Gimnasia apenas empatar com o Desamparados de San Juan e também perder a oportunidade de subir na tabela. Demais resultados podem ser vistos ao lado.

Classificação

Gimnasia y Esgrima (J) – 13 pontos
River Plate – 11 pontos
Rosário Central – 10 pontos
Almirante Brown – 9 pontos
Boca Unidos – 8 pontos
Instituto – 8 pontos
Gimnasia y Esgrima (LP) – 8 pontos
Patronato – 8 pontos
Quilmes – 8 pontos
Deportivo Merlo – 8 pontos
Ferro Carril Oeste – 8 pontos
Defensa y Justicia – 7 pontos
Aldosivi – 5 pontos
Atlanta – 4 pontos
Huracán – 4 pontos
Desamparados – 4 pontos
Atlético Tucumán – 4 pontos
Chacarita – 4 pontos
Independiente Rivadávia – 3 pontos
Brown Madryn – 1 ponto

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.