B Nacional: Disputa acirrada pelas duas vagas da “Promoción”
A 29ª rodada da B Nacional não teve surpresas nas primeiras colocações. Tanto Rafaela quanto Unión, que haviam perdido na última rodada, conseguiram se reabilitar com boas vitórias e assim mantiveram uma boa diferença para o terceiro colocado do torneio, o San Martín de San Juan. Os líderes têm 57 pontos e o San Martín, 47.
Em compensação a briga pelas duas vagas da “Promoción” promete ser bem acirrada. A diferença de pontos do San Martín para o 11º colocado, o Ferro Carril Oeste, é de apenas oito pontos, faltando nove rodadas para o término da B Nacional. Para que o leitor não se esqueça do sistema de rebaixamento e acesso argentino, explicamos: os dois primeiros da B Nacional ascendem diretamente substituindo os dois times com piores médias da elite. Já o terceiro e o quarto da B Nacional têm direito a disputar dois jogos em sistema de ida-e-volta contra o 17º e o 18º das tabelas de rebaixamento da elite argentina. A isso se dá o nome de “Promoción” ou “Promo”.
O San Martín recebeu o Instituto no sábado num duelo importantíssimo para as duas equipes, que tinham 44 e 41 pontos respectivamente. A equipe sanjuanina, sem perder em casa há oito jogos, não começou bem e perdeu um pênalti no primeiro tempo. Porém na etapa final o atacante Penco marcou os dois gols do “Verdinegro” e garantiu a vitória por 2 a 0. Com a derrota, a “Gloria” caiu para a 7ª posição da B.
O 4º colocado, o Atlético de Tucumán, vinha de uma suada vitória contra o Defensa y Justicia e foi a Almagro enfrentar o Almirante Brown num jogo que não recebeu público, ainda por conta da suspensão que a AFA impôs pela briga de facções da torcida do Almirante. Era uma boa chance para que o “Decano” pudesse chegar à segunda vitória consecutiva. Mas, o Almirante Brown, que está seriamente ameaçado pelo rebaixamento, conseguiu frear o ímpeto dos comandados de Adrián Czornomaz e o resultado foi um modorrento empate sem gols.
Na cidade de Paraná, outro bom duelo prometia. O Gimnasia de Jujuy vinha de uma expressiva contra o Unión fora de casa e enfrentaria o perigoso Patronato, que tinha 37 pontos. Se vencesse, a equipe jujenha iria a 45 pontos e ficaria ainda mais próxima ao Atlético Tucumán. Mas um gol de Jara logo aos 15 minutos de jogo deu a vitória à equipe da casa, que foi a 40 pontos e também entrou na briga por uma vaga na “Promo”. Assim, o Gimnasia de Jujuy continuou na 5ª colocação e o Patronato subiu para 8º.
Em Córdoba, o Belgrano venceu o Boca Unidos por 2 a 1 e foi a 41 pontos, chegando ao 6º lugar. E em Comodoro Rivadavia, o Ferro Carril Oeste visitou uma cada vez mais condenada CAI. Com gols de Ferreyra Díaz, Fernández e Philippe o time verde de Buenos Aires venceu por 3 a 0 e pôde comemorar uma vitória fora de casa após quase um ano. O último triunfo longe de Caballito havia sido contra o Quilmes, em 4 de maio do ano passado. Com a vitória, o Ferro foi a 39 pontos, se igualou a Rosario Central e Aldosivi e está na 11ª posição da B.
Rosario Central se reabilita e vence de virada
O Rosario Central recebeu o Chacarita no domingo precisando da vitória para permanecer na briga por uma das vagas da “Promo”. O técnico “canalla” Omar de Palma realizou algumas modificações no time e sacou o goleiro Broun, o volante Kily González e o atacante Luciano Figueroa. Kily e Figueroa nem no banco ficaram. E mais uma vez o Rosario começou perdendo, para desespero dos 32.000 torcedores presentes no Gigante de Arroyito. Sánchez abriu o marcador e as esperanças dos rosarinos se esvaíam a cada defesa do goleiro Tauber, que defendeu tudo o que pôde na primeira etapa.
Mas no segundo tempo a história mudou. Palma tirou o volante Ballini e colocou o atacante Biglieri para tentar a virada. O empate veio aos 11 minutos, com Vismara, um ex-jogador do Chacarita. E aos 24 minutos a estrela do substituto de Figueroa brilhou. O jovem Fernando Coniglio, revelado nas categorias de base do “Canalla”, marcou o gol da vitória e deu ao Rosario a possibilidade de continuar sonhando com uma das vagas da “Promo”. O time auriazul foi a 39 pontos e subiu à 9ª colocação. O Chacarita permaneceu com 32 pontos e está apenas na 16ª posição da B Nacional.
Outros resultados:
Rafaela 2 x 0 Deportivo Merlo
Aldosivi 0 x 1 Unión
Defensa y Justicia 5 x 1 Tiro Federal
San Martín de Tucumán 1 x 2 Independiente Mendoza
Próxima rodada:
Tiro Federal x Almirante Brown
Chacarita x Rafaela
Instituto x Belgrano
Deportivo Merlo x CAI
Ferro Carril Oeste x Patronato
Unión x Defensa y Justicia
Gimnasia Jujuy x Aldosivi
Boca Unidos x San Martín de Tucumán
Atlético Tucumán x San Martín de San Juan
Independiente Mendoza x Rosario Central