B Nacional: Central volta à elite; Gimnasia quase lá
O episódio mais comentado da 34a rodada da B Nacional foi a garantia matemática do acesso do Rosário Central. Após 3 anos fora da elite do futebol argentino, os canallas retornam em grande estilo. A próxima equipe a garantir o retorno deve ser o Gimnasia La Plata, que com mais uma vitória selará sua volta à primeira divisão.
A volta do Central parecia garantida há várias rodadas. No domingo bastava vencer o Gimnasia Jujuy fora de casa para assegurar o acesso. E os comandados de Miguel Angel Russo não decepcionaram. Após um primeiro tempo morno, no segundo a equipe deslanchou. Toledo marcou duas vezes nos primeiros quatro minutos, e mais uma vez antes da metade dos 45 minutos finais. O hat-trick do atacante garantiu a festa dos auriazuis rosarinos, que voltam à elite após 3 anos de sofrimento.
Quem também está muito próximo do acesso é o Gimnasia La Plata. No sábado o Lobo foi a Mar del Plata e venceu o Aldosivi por 1 a 0. Com o empate entre Sarmiento e Ferro, os platenses ficaram 10 pontos à frente dos verdes. Com apenas mais 12 pontos em disputa, a possibilidade do acesso ocorrer já na próxima rodada é grande. Basta o Gimnasia derrotar o Instituto para assegurar sua classificação. Uma derrota do Sarmiento perante o Defensa y Justicia também devolveria o Lobo à elite, o mesmo valendo para o caso de as duas partidas terminarem empatadas.
Por seu lado, o Olimpo perdeu para o Patronato fora de casa por 1 a 0, mas foi beneficiado pelo empate entre Ferro e Sarmiento. A 4 rodadas do fim, os aurinegros de Bahia Blanca mantém 6 pontos de vantagem sobre os verdes, e seguem favoritos na luta pela última vaga na elite. Na próxima rodada o Olimpo recebe o Independiente Mendoza, e o Sarimento, também em casa, enfrenta o Defensa y Justicia.
Outras partidas: Atletico Tucumán 2 x 0 Instituto, Douglas Haig 1 x 0 Huracán, Crucero del Norte 3 x 0 Boca Unidos, Independiente Mendoza 2 x 0 Nueva Chicago, Defensa y Justicia 2 x 0 Merlo, Almirante Brown 3 x 1 Banfield.