B Nacional: Banfield e Defensa y Justicia garantem o acesso
O que era esperado se confirmou: após um torneio em que se alternaram na liderança desde o início, em campanhas muito sólidas, Banfield e Defensa y Justicia garantiram matematicamente seu acesso à elite do futebol argentino. A 4 rodadas do fim, o Taladro, campeão do Apertura/09, garantiu seu retorno depois de 2 anos na B Nacional, enquanto o Halcón chegou no topo pela primeira vez em sua história.
Comandado por Diego Cocca, o Defensa y Justicia chegou aos 72 pontos ao vencer, na última quarta-feira, o San Martin fora de casa por 1 a 0. O clube de Florencio Varela jamais esteve na primeira divisão, e chega com o retrospecto de ter passado por todas as divisões de acesso do futebol argentino. Mais acostumado à primeira divisão, que conquistou em 2009, o Banfield ficou no 1 a 1 contra o Douglas Haig ontem, e garantiu seu retorno à elite, sob o comando de Matias Almeyda.
A disputa pela terceira e última vaga é muito disputada, inclusive porque a maior parte dos envolvidos parece ter perdido o gás na reta final. Hoje subiria o Instituto, que tem 59 pontos. Seus mais diretos perseguidores, apenas dois pontos atrás, são Independiente e Atletico Tucumán, que vem em ótima sequência. Com 55 pontos, o Crucero del Norte ainda sonha. Também com chances, o Huracán tem 54 pontos e tem uma partida a mais a ser realizada.
Na metade debaixo da tabela, o Villa San Carlos já está rebaixado. O Talleres está quase na mesma situação, podendo cair já na próxima rodada, em caso de derrota. Hoje cairiam ainda Gimnasia Jujuy e Almirante Brown, mas Independiente Mendoza, Douglas Haig, Aldosivi e Ferro também estão muito ameaçados. Sportivo Belgrano e Brown de Adrogué estão na briga, mas em situação mais segura.
Pingback: Conheça o Defensa y Justicia, rival do Vasco na Sul-Americana