Arquivo

Atlético Tucumán assume a liderança da B Nacional

Barone comemora o gol do Atlético Tucumán

A 12ª rodada da B Nacional passou e outro líder apareceu. Após os tropeços de San Martín de San Juan e Atlético Rafaela, o Atlético de Tucumán terminou a rodada como líder isolado da competição, com 22 pontos. Com um ponto a menos, três times dividem a vice-liderança: o Instituto, o San Martín de San Juan e o Unión de Santa Fé. Em uma rodada que teve 21 gols, os destaques foram, além do triunfo da equipe tucumenha, as derrotas do Rosario Central e do Atlético Rafaela.

O fim de semana de futebol da B foi inaugurado uma vez mais com o agonizante Chacarita. O “Funebrero”, que demitira Marcelo Fuentes na última rodada, entrou em campo contra a fraca CAI na sexta-feira precisando da vitória para voltar a ter mais tranqüilidade na sequência da competição.

Com o interino Luis Marabotto no comando, o Chacarita teve mais uma jornada para esquecer. Perdeu pela terceira vez seguida, dessa vez por 1 x 0, e caiu para a 17ª colocação da B Nacional. Já a CAI somou três pontos importantíssimos na sua luta para não cair, apesar de permanecer na última posição do “promedio”. Com a derrota, a diretoria do “Fune” confirmou a contratação de Humberto Zuccarelli, que deixou o cargo de auxiliar técnico do Quilmes para assumir o clube.

O sábado previa a entrada em campo de dois aspirantes à liderança. O primeiro a entrar em campo era o Atlético de Tucumán. Logo após a belíssima vitória sobre o até então líder San Martín de San Juan, o técnico Enrique Hrabina, em entrevista a uma rádio local, disse que o momento era de continuar a crescer, apesar de querer que o time jogasse bem desde a primeira rodada.

E o jogo contra o Belgrano era uma bela oportunidade para ratificar o crescimento. O “Decano” vinha de quatro jogos sem derrota e duas vitórias seguidas. Recebia no seu estádio um rival que até certo ponto poderia complicar as coisas, pois havia empatado com o Instituto nos últimos minutos de jogo na rodada passada.

No entanto, o “Decano” pressionou e resolveu o jogo nos primeiros 25 minutos, com gols de Héctor Alvarez e Deivis Barone. Com a expulsão de dois jogadores do “Pirata” o Atlético teve tranqüilidade para administrar e garantir a vitória por 2 x 0. Agora era aguardar e “secar” Atlético Rafaela e San Martín de San Juan.

Já o Instituto entrou em campo sabendo do resultado em Tucumán e não poderia mais assumir a liderança da B, pois tinha 18 pontos. Com gols de Lazzaro e Gagliardi, a “Gloria” reencontrou-se com a vitória contra um fraco San Martín de Tucumán, que continua ameaçado pelo fantasma do “promedio”. O time de Claudio Vivas emplacou sua quarta vitória seguida como mandante e se colocou na vice-liderança da competição.

Ainda no sábado, o Deportivo Merlo superou o Ferro por 2 x 1 e com isso saiu ainda mais da zona de degola da B, chegando à 8ª posição da competição, com 17 pontos. Já o Aldosivi goleou o Patronato por 4 x 1 e afundou ainda mais o time de Paraná. E o Rosario Central foi a Corrientes enfrentar um Boca Unidos em crise pela sequência de resultados ruins.

Jogadores do Boca Unidos comemoram a vitória sobre o Central

O jogo foi tratado pela equipe e pela torcida do Boca com grande expectativa desde o início da semana, pois seria a primeira vez que o “aurirrojo” teria um jogo em casa mostrado pela televisão e os refletores do estádio do Huracán Corrientes seriam inaugurados. O presidente do Boca, Alfredo Schweizer, classificou a partida como a mais importante da história do clube na era profissional.

Com tamanha euforia, o técnico Juan Amador Sánchez mandou a campo um time bastante ofensivo para voltar a vencer, o que não acontecia desde a 4ª rodada. Já o Rosario Central, que vinha de um empate em casa com o fraco Independiente de Mendoza, viajou a Corrientes pressionado pela obrigação de fazer bons jogos e veio a campo com a intenção de tentar a vitória jogando nos contra-ataques.

No entanto o “Canalla” foi mais uma vez um deserto de ideias. Sem organização e errando muitos passes, o time de Merlo foi presa fácil para o Boca. Visconti e Núñez fizeram os gols e, se houvesse um pouco mais de ambição, o resultado poderia ter sido ainda mais elástico para os correntinos. Com a vitória por 2 x 0, o Boca Unidos acabou com o incômodo jejum de vitórias e ganhou quatro posições na tabela da B, subindo ao 6º lugar.

Após a derrota um grupo de torcedores “canallas” não se conteve e foi até os vestiários do estádio do Huracán Corrientes para pedir a saída de Merlo e protestar. A diretoria reconheceu a insustentável situação do treinador e acertou sua saída da equipe, conforme já noticiamos. Os próximos dois jogos do Central na B serão verdadeiros testes de fogo para Héctor Rivoira, o novo técnico. Primeiro receberá o Instituto no Gigante de Arroyito e depois viajará a Tucumán para enfrentar o Atlético. E, como desgraça pouca é bobagem, ontem houve a confirmação da gravidade da lesão no joelho do meio-campo Paglialunga, que ficará ao menos seis meses sem jogar.

No domingo, os outros dois times que poderiam voltar à liderança da B entraram em campo. O San Martín de San Juan viajou a Rosário para enfrentar o penúltimo colocado Tiro Federal. Apesar de sua colocação na tabela, o Tiro mostrou um futebol razoável e deu trabalho ao “Verdinegro”. Mesmo com um jogador a mais, a equipe comandada por Darío Franco não passou de um empate por 1 x 1, perdeu a chance de reassumir a liderança do torneio e completou seu terceiro jogo sem vitória.

O Atlético Rafaela viajou a Mendoza para defender a liderança contra o Independiente local. A “Lepra” vinha de um bom empate conseguido em Rosário contra o Central e lutava para colocar fim a uma sequência de cinco jogos sem vencer. O Atlético vinha embalado pela vitória contra o Chacarita e veio pra cima do Independiente.

O time mendoncino fez 3 x 0 ainda no primeiro tempo, sem dar nenhuma chance à “Crema”, que até então havia levado somente cinco gols em 11 rodadas. No segundo tempo os comandados de Carlos Trullet reagiram, mas já era tarde. A “Lepra” venceu por 3 x 1 e saiu de campo ovacionada pela torcida.

Ainda no domingo, o Gimnasia de Jujuy perdeu uma ótima chance de se aproximar dos líderes da B Nacional ao empatar em casa com o lanterna Defensa y Justicia por 0 x 0. E no fechamento da rodada o Unión recebeu o Almirante Brown e ganhou por 1 x 0. Com a vitória, a equipe de Santa Fé chegou aos 21 pontos e também mostrou que vem forte para voltar à elite argentina no ano que vem. As próximas rodadas do principal torneio de acesso prometem muita emoção.

Alexandre Leon Anibal

Analista de sistemas, radialista e jornalista, pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte. Neto de argentinos e uruguaios, herdou naturalmente a paixão pelo futebol da região. É membro do Memofut, CIHF, narrador do STI Esporte (www.stiesporte.com.br ) e comentarista do Esporte na Rede, programa da UPTV (www.uptv.com.br ).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − quinze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.