Libertadores

Atlético Nacional vence o Newell’s Old Boys na Colômbia

fotos-Atl-Nacional-Newells_OLEIMA20140214_0010_8

Foi em Medellín a primeira batalha do Newell’s Old Boys na Copa Libertadores. E não começou nada bem para os comandados de Alfredo Berti, que saíram derrotados do Estádio Atanasio Girardot após uma atuação fraca para uma das equipes favoritas da competição. Maxi Rodriguez, que perdeu duas chances de fazer o gol, viu o camisa 10 Edwin Cardona acabar com o jogo, anotar o único gol dos colombianos e colocar o Atlético Nacional na liderança do grupo seis.

O sonho em conquistar a Copa Libertadores da América é antiga no Newell’s Old Boys e ir em busca do caneco nessa edição não é novidade para ninguém em Rosário. Mas a caminhada para triunfar pela primeira vez no continente não começou nada fácil para a equipe. Além de cair no grupo da morte da competição, que conta com Grêmio e Nacional, na abertura tinha nada menos que outro Nacional pela frente, só que o da Colômbia, no Estádio Atanasio Girardot.

Com bola rolando, o Atlético Nacional foi ataque e pressão total em quase toda a primeira etapa. O melhor jogador da equipe, Cardona, teve três ótimas oportunidades de abrir o placar. Em duas dessas ocasiões parou no goleiro Guzman e na outra chutou pra fora, com muito perigo. Além de cruzar a bola com força, obrigando o zagueiro Victor Lopez a tentar espanar a bola, que caprichosamente tomou outro rumo e pegou no travessão.

Do lado do Newell’s, demorou nada menos que 38 minutos para ter um lance de perigo. Maxi Rodriguez teve a chance e cinco minutos depois, o próprio Maxi teve a segunda oportunidade, finalizando com perigo e obrigando a Martinez fazer uma belíssima defesa. Muito pouco para a lepra na primeira etapa.

Na volta dos vestiários, parecia que a lepra poderia assustar os colombianos. Maxi teve um gol anulado. E depois perdeu a melhor oportunidade da equipe no jogo, finalizando mal no gol de Martinez. Muito pouco para quem precisava fazer o gol, já que o Atlético Nacional continuava arriscando e sendo a mesma equipe perigosa dos primeiros 45 minutos.

Edwin Cardona era o grande nome do jogo. Ele perdeu sete oportunidades claras de gol, antes de ter em seus pés a chance de fazer história na estreia da sua equipe na competição internacional. Foi justamente aos 36 minutos, quando Cardona carregou a bola e finalizou de longe, Guzman que já tinha feito milagres não conseguiu alcançar a bola, que entrou rente ao pé da trave, levando a torcida do Atlético Nacional a loucura com o gol que coroava uma equipe que buscou o tento desde o inicio.

Mesmo atrás do placar o Newell’s não buscou o empate e agora terá que melhorar muito para buscar os pontos perdidos diante do tradicional Nacional do Uruguai, no dia 27 desse mês, no Estádio Marcelo Bielsa. Já o Atlético, que divide a liderança com o Grêmio, jogará contra a equipe brasileira no próximo dia 25, na Arena do Grêmio.

Victor Limeira

Jornalista formado pela faculdade paulista FIAM/FAAM. Acompanha não só o futebol argentino como as ligas menores da Europa. Começou a escrever para o Futebol Portenho em agosto de 2010 principalmente por ter uma paixão do futebol que reúne alma, raça e um belo toque de maestria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.