Arquivo

As batalhas da última rodada

Mesmo com o campeão já definido, a última rodada do Clausura não tem nada de amistosa. Ainda há 11 equipes envolvidas por disputas em vaga na Copa Sul-Americana ou na luta contra o descenso. Confira o que sua equipe precisa fazer para terminar bem a temporada.

Copa Sul-Americana

O segundo torneio mais importante do continente terá sete representantes argentinos em 2011: o Independiente, campeão da última edição, mais os seis melhores da temporada. Desses, cinco já estão definidos: Estudiantes, Vélez Sarsfield, Godoy Cruz, Lanus e River Plate. Resta uma vaga, a ser decidida na última rodada.

O favorito é o Arsenal, que com 54 pontos lidera a corrida. À equipe de Sarandí basta uma vitória contra o Estudiantes em casa para garantir a vaga. Um ponto atrás segue o Argentinos Jrs., que precisa vencer o Tigre em casa e torcer por um tropeço do Viaduto. Com 52 pontos vêm Racing (saldo + 7) e Boca Juniors (saldo + 2). O Racing terá a indigesta tarefa de vencer o Vélez em Liniers, no jogo da festa pelo título, e ainda torcer por tropeços dos dois primeiros. O Boca necessita vencer o Gimnasia e torcer por derrota do Arsenal e empates de Argentinos Jrs. e Racing. Mais remota é a chance de classificação do All Boys, que com 51 pontos e saldo -3 precisa de uma goleada histórica sobre o Godoy Cruz fora de casa, além de tropeços de todos os que estão à sua frente. Uma hipótese meramente matemática.

É importante ressaltar que se o River tiver de jogar a Promoción perderá a vaga no torneio, abrindo espaço para mais um classificado. E não deixará de ser muito curioso se isso acontecer e a nova vaga cair no colo de seu rival histórico, o Boca Juniors.

Descenso Direto

Três equipes lutam para não cair já ao final do torneio. Duas delas terão esse destino, e a que se salvar poderá se safar jogando a Promoción.

Quilmes – É o que tem situação mais delicada. Os cerveceiros estarão rebaixados caso não vençam o Olimpo em casa. Em caso de vitória, terão de torcer por resultados desfavoráveis dos rivais: derrota ou empate do Gimnasia e derrota do Huracán. Nessa hipótese, um empate do Huracán não seria de todo ruim para o Quilmes, pois obrigaria as duas equipes a disputarem um jogo extra, com o vencedor disputando a Promo e o perdedor indo para a guilhotina.

Gimnasia tampouco depende de si, ainda que tenha mais combinações de resultados que lhe salvem. Uma vitória sobre o Boca só não salva o Lobo se o Huracán também vencer. Uma derrota rebaixaria o Gimnasia, enquanto o empate lhe daria chances matemáticas: o Quilmes não poderia vencer e o Huracán teria de perder, o que obrigaria a um jogo desempate entre Huracán e Gimnasia.

Huracán – é o que tem mais possibilidades a seu favor, mas conta contra si com o péssimo futebol das últimas partidas. Uma vitória lhe garante a promoción sem ter de fazer contas. Um empate lhe salvaria caso os outros não vençam (Se o Quilmes vencer e o Globo empatar, vão para o desempate). Até a derrota pode salvar o Huracán, desde que o Quilmes não vença e o Gimnasia perca (nesse caso um empate do Gimnasia também causaria um jogo desempate).

Promoción

Ainda haverá uma vaga na Promoción além da que será ocupada por Huracán, Gimnasia ou Quilmes. E fugir dessa vaga na última rodada é a tarefa de Tigre, Olimpo e Gimnasia.

Olimpo – se não conseguir vencer o Quilmes fora de casa já estará na Promoción, e River e Tigre estarão livres independente de seus resultados. Precisará vencer e torcer por um tropeço de Tigre ou de River. Se Olimpo e River vencerem, farão um jogo extra.

Tigre – só estará condenado à Promo se River e Olimpo vencerem e o Matador for derrotado pelo Argentinos Jrs. fora de casa. Se os rivais vencerem e o Tigre empatar, haverá um tríplice empate, e consequentemente um triangular extra. Mas uma vitória do Matador o salva independente dos rivais.

River – Em caso de vitória do Olimpo terá de vencer o Lanus, para levar a partida para um jogo extra (que pode ser um triangular, se além disso o Tigre empatar com o Bicho. A única combinação que manda o River direto à Promoción é: vitórias de Olimpo e Tigre, empate ou derrota do River

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.