Em uma partida eletrizante, o Arsenal de Sarandí superou o nervosismo de sua defesa, cumpriu o favoritismo e venceu o Gimnasia LP, por 3×2, e segue na briga pelo título argentino. O clube da família Grondona chegou aos 23 pontos, mesma quantidade do Vélez Sarsfield. Já o Gimansia LP segue seu martírio na lanterna do certame, com apenas seis pontos.
A agonia dos torcedores do Gimansia LP, que viram sua equipe marcar em apenas dois jogos neste Apertura, chegou ao fim logo aos 34 segundos de partida. Em sua primeira jogada ofensiva, Luciano Aued aproveitou uma falha de Pablo Aguilar e ganhou na dividida. A bola parou nos pés de Jorge Córdoba, que não desperdiçou e tocou na saída de Campestrini. 1×0.
O gol deixou os defensores do Arsenal (que tinham a segunda melhor defesa do torneio até então) nervosos em campo. Sorte do time de Sarandí que o Gimnasia LP não conseguia aproveitar suas chances de ampliar. Hernán Encina tentou armar duas jogas, mas sempre na direção do lento Claudio Graf.
No decorrer da partida o Arsenal de Sarandí deixou a correria de lado e conseguiu ter tranquilidade para voltar à partida. A dupla de ataque formada por Obolo – Leguizámon apareceu de vez no duelo e deixou a partida mais equilibrada. Não foi a toa que aos 29 minutos, o empate chegou. Após cruzamento na área, Obolo, sem ângulo, ganhou do zagueiro e tocou para Leguizámon. O atacante só teve o trabalho de chutar forte e rasteiro para marcar o primeiro gol da dupla na partida.
O empate não era suficiente para o Arsenal, que assim como Vélez e Estudiantes, aspira o título argentino. Mas a dupla não conseguiu surpreender Gastón Sessa. Já nos instantes finais da primeira etapa, foi Milton Casco, do Gimansia, que parou em Campestrini. O meia ofensivo arriscou dois chutes a queima roupa, mas o arqueiro salvou.
Na segunda etapa, o Gimnasia já chegou com uma baixa. Pablo Morant, por um atraso de 15 segundos para retornar ao campo de jogo, foi expulso por Sergio Pezzotta. Mas o fato não abalou o Lobo. Logo na primeira jogada do segundo tempo, Jorge Aued cobrou escanteio e Jorge Córdoba marcou o seu segundo gol da partida, o quarto no Apertura. 2×1 para o Gimansia.
Contudo, o Arsenal de Sarandí não sentiu o gol como na primeira etapa. Tanto que demorou apenas três minutos para chegar o empate. Leguizámon fez jogada pela linha de fundo, bateu cruzado e Sessa espalmou nos pés de Obolo. O atacante não desperdiçou a oportunidade, mesmo marcado por dois defensores, e mandou para as redes, deixando o time vivo na briga pelo título argentino.
Mas, pela primeira vez no duelo, o ritmo caiu. Em 20 minutos, o Gimansia tentou muitas jogadas pela linha de fundo ou em bolas aéreas, sem muita sorte. Uma das melhores chances foi após uma saída errada de Campestrini que Encina não aproveitou. Já o Arsenal tentava várias ações nos contragolpes. A primeira num chute na entrada da área de Mauro Obolo, que raspou a trave de Sessa. Leguizamon também teve sua chance. O atacante ganhou de Lisandro López no alto e mandou na trave.
Já nos cinco minutos finais, a partida voltou as suas emoções. Gonzalo Choy, aos 41, livre de marcação, mandou mais uma bola na trave. No susto a defesa do Gimnasia LP mandou para escanteio. Um erro. Na cobrança de Leguizámon, Pablo Aguilar, que falhou no primeiro gol, subiu sozinho e conseguiu a virada para o Arsenal de Sarandí.
O resultado faz com que o clube sonhe com o título argentino e consequentemente com a Copa Libertadores (está a cinco pontos do Lanús, que tem um jogo a menos). Na próxima rodada, todavia, o time terá um adversário complicado, o Godoy Cruz, que também briga por uma vaga no torneio Sul-Americano. Já o Gimnasia LP viajará até Rosario para enfrentar o Newell’s e tentar sair da zona de promedios.
Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…
Originalmente publicado nos 25 anos, em 01/12/2019 - e revisto, atualizado e ampliado O ícone…
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
This website uses cookies.