Arsenal vence Olimpo, porém matemática do promedio complica River Plate
A vitória do Arsenal nesta sexta contra o Olimpo tirou o River da zona de promoción, porém o que seria um grande alívio foi considerado um resultado preocupante para a equipe de Nuñez. O problema é que os comandados do técnico J.J.López não dependem mais de si mesmos para sair da zona de promoción e entram em confronto direto com a equipe de Bahia Blanca nas contas de promedio.
Mesmo que vença suas três partidas restantes, o River ficaria dependendo de um tropeço da equipe de Bahia Blanca, que por sua vez, se vencer os dois últimos jogos terá superado a equipe de Nuñez por dividir seus pontos de promédio por apenas uma temporada, ao contrário do River que divide a soma de pontos por três temporadas. Este cenário faria o Olimpo escapar do descenso forçando a equipe de J.J.López a jogar a promoción.
Com a vitória frente ao Olimpo, a equipe do Arsenal ficou quatro pontos acima do River na tabela de promedios, que ainda tem também como rival na luta contra o descenso a equipe do Tigre, com três pontos a mais que a equipe comandada por J.J.López. Uma vitória ou um empate da equipe de Bahia Blanca sobre o Arsenal seria um resultado melhor para o River, pois Arsenal e Tigre, além de dependerem de seus próprios resultados, terão os seus pontos divididos pelas mesmas temporadas que a equipe de Nuñez, ou seja, três temporadas.
Para tentar entender melhor:
River tem 1,252 de promedio (139 pontos), com uma partida a menos jogada. Em caso de vitória contra o Colón chegará a 1,267. Porém se empatar ficará com 1,25. Em caso de derrota, o pior de todos os resultados possíveis obviamente, deixaria a equipe de J.J. López com 1,241.
Olimpo entrou na zona de promoción, porém teria sua pontuação dividida por uma temporada 1,222 de promedio (44 pontos).
Arsenal, com a vitória sobre o a equipe de Bahia Blanca ficou quatro pontos a frente do River 1,276 (143).
Tigre, soma 1,279 de promedio (142) com uma partida a menos.
Obs.: Ainda que perca a partida contra o Colón no domingo, o River permanece fora da zona de promoción.
é um pouco complicado entender este critério. mas acho que o River escapa.