Arquivo

Argentino A: Briga de torcida suspende Deportivo Maipú e Sportivo Belgrano

Após a agressão dos hinchas do Quilmes a seus jogadores após a derrota para o Gimnasia, foi a vez neste domingo, dia 7, dos barra-bravas do Deportivo Maipú causarem tal confusão a ponto de suspender o jogo em Mendoza, válido pelo Argentino A 2010/11, terceira divisão do futebol argentino para equipes do Interior. Assim, a partida ficou apenas até os 38 minutos do 2º tempo, precisando o Conselho Federal confirmar o placar de 1 a 0 do Sportivo Belgrano em cima do Maipú.

Na realidade, a confusão começou muito antes. Aos 16 minutos do primeiro tempo, Gonzáles Tapia fez o gol do Sportivo Belgrano após pegar o rebote do goleiro mendocino Ríos. Isso fez os hinchas de Deportivo Maipú invadirem o campo, provocando uma suspensão de 15 minutos até a polícia conter os ânimos.

A partida continuou normalmente até os 38 minutos do 2º tempo. Com a derrota do Deportivo Maipú delineada, os torcedores atacaram uma pedra na cabeça do goleiro adversário Barucco.

Com esse fato, aconteceu uma briga generalizada envolvendo até jogadores, notavelmente entre o atacante Nicolás Aguirre, do Deportivo Maipú, e o goleiro reserva do Sportivo Belgrano, Guillermo Álvarez.

A partida foi suspensa e o presidente do Deportivo Maipú, Omar Sperdutti, declarou na coletiva de imprensa que renunciou ao cargo, alegando que a própria confusão dos hinchas fora armada para derrubá-lo. O irmão de Omar, Carlos Sperdutti, é o técnico da equipe e também não deve continuar.

Sem a definição do resultado da partida, tanto Sportivo Belgrano como Deportivo Maipú continuam empatados com 13 pontos (e um jogo a menos) na Zona B do Argentino A 2010/11. Eles estão a 7 pontos distantes do líder Talleres de Córdoba, ficando empatados na 4ª posição.

Rafael Duarte Oliveira Venancio

Em 2010, na primeira versão desse texto, Rafael Duarte Oliveira Venancio escrevia para o Futebol Portenho, era professor do Senac e doutorando na USP. Em 2014, era professor doutor da Universidade Federal de Uberlândia e mantinha o blog Lupa Esportiva no Correio de Uberlândia. Agora, em 2020, é pós-doutor pela ECA-USP, além de escritor e dramaturgo com peças encenadas em 3 países e em 3 línguas. Nestes 10 anos, sempre tem alguém comentando este texto com ele, seja rindo, seja injuriado...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.