Argentina x Irlanda: larga vantagem albiceleste
Hoje na cidade de Dublin às 16h00 (horário de Brasília) será escrito mais um capítulo do confronto entre argentinos e irlandeses. O local do jogo será o novo Aviva Stadium (foto), inaugurado em março desse ano e que tem capacidade para 50.000 espectadores. À Argentina caberá a honra de ser a primeira seleção de futebol a enfrentar os irlandeses nesse estádio, já que até agora ele foi utilizado somente para partidas de rúgbi.
A relação entre irlandeses e argentinos é familiar. A Argentina foi um dos principais destinos da “Diáspora Irlandesa” onde milhões de irlandeses deixaram sua terra natal em busca de melhores condições de vida em outros países. Entre os mais conhecidos argentinos descendentes de irlandeses estão o jurista Vélez Sársfield, o político Ricardo López Murphy e o revolucionário Ernesto “Che” Guevara. No lado esportivo, o zagueiro Brown, autor de um dos gols da Argentina na final da Copa de 86, e um dos técnicos da seleção argentina de rúgbi, Santiago Phelan, também têm sangue irlandês nas suas veias. Atualmente, estima-se que aproximadamente um milhão de argentinos possua ascendência irlandesa.
O primeiro confronto entre os dois países ocorreu na mesma Dublin, em 13 de maio de 1951. E a albiceleste, à época treinada por Guillermo Stábile, venceu por 1 a 0, gol do lendário Ángel Labruna. Já a última partida ocorreu em 22 de abril de 1998 também na capital irlandesa. E sob o comando de Daniel Passarella, a Argentina venceu por 2 a 0, gols de Batistuta e Ortega. Esse jogo marcou a estreia de Robbie Keane pela Irlanda. E Keane fará sua centésima partida pelo selecionado irlandês nessa tarde. Ao todo, foram seis confrontos, com cinco vitórias argentinas e um empate, com oito gols marcados pelos argentinos e apenas um pelos irlandeses.
Ae Anibal,
Show de bola, muito bacana o texto ! Parabéns e sucesso !!!
Abraço!
Carlão
Xará,
Como sempre, você é um profundo poço de informações e conhecimentos futebolísticos.
Continue assim. Papai gostou.
Abraço,
Alê