Seleção

Argentina x … Altitude de La Paz

Meios locais querem a revanche daquele 6 a 1

Desde Buenos Aires – Hoje a Argentina vai enfrentar o adversário mais difícil dessas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014. Como o Brasil já tem vaga assegurada no próximo mundial por ser o país sede, os comandados de Sabella praticamente não possuem rival e terão que enfrentar na tarde de hoje a temida… altitude de La Paz! O discurso é de respeito ao selecionado boliviano.  Todos conhecem as limitações dessa equipe que, jogando a 3.604 metros acima do nível do mar, espera surpreender.

Como aquela vez que deu de presente uma sonora goleada nas Eliminatórias de 2009 e que ecoa até hoje por aqui. Um contundente placar de 6 a 1 para a Bolívia e com direito a Lionel Messi em campo. Na oportunidade o craque argentino reconheceu: “Pessoalmente, acho que é impossível jogar aqui, porém há outros jogadores que vêm e jogam. De qualquer forma isso não pode ser uma desculpa pela derrota. Não esperávamos perder dessa maneira. Custou muito jogar em La Paz, mas para eles tudo dava certo”.

E como quis o destino, a histórica derrota em solo -e nas alturas- boliviano aconteceu justamente quando Diego Maradona estava no comando da Albiceleste. Justo ele que algum tempo antes havia participado de uma partida junto com outras celebridades -entre elas o presidente da Bolívia, Evo Morales- contra a proposta da FIFA de proibir partidas oficias em altitudes extremas, como um recurso para proteger os atletas de possíveis riscos de saúde.

Nas ruas da capital argentina o sentimento é de revanche, quase vingança. Todos querem devolver aquela vergonhosa derrota e poder lavar a alma. E se for com uma goleada, melhor ainda, mas a missão é das mais difíceis. Nenhum torcedor espera que Messi repita após o jogo, essa mesma frase de 2009: “Foi muito difícil para todos nós jogarmos. Para eles tudo dava certo, impuseram um ritmo elevado e nós davamos um pique e custava muito em recuperar- Era impossível”.

 

 

 

Leonardo Ferro

Jornalista e fotógrafo paulistano vivendo em Buenos Aires desde 2010. Correspondente para o Futebol Portenho e editor do El Aliento na Argentina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × três =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.