Rio de Janeiro – A Argentina ainda não apresentou o seu melhor futebol nesta Copa do Mundo. E com uma partida contra a Alemanha, às 16h no Maracanã, é possível que não ocorra. A partir deste momento, nada mais importante do que o triunfo. A vitória com gol contra vale do mesmo jeito. E nessa circunstância, vale necessariamente o título Mundial que a Argentina não sabe o que é desde 1986, quando este que escreve tinha apenas um ano de idade.
Foi muito cobrado durante esse Mundial, pelo próprio Futebol Portenho, que a Argentina não tinha convencido. Sofreu contra Bósnia e Irã. Fez uma boa partida ofensivamente dizendo contra a Nigéria. E contra suíços, belgas e, principalmente, holandeses, fez uma partida muito boa no aspecto defensivo. Isso mostra que o time soube jogar um torneio curto como é a Copa do Mundo. Pelo menos até as semifinais. Mesmo que mal.
A perfeição que exigiu Alejandro Sabella durante a coletiva de imprensa deste sábado, não se deve a uma partida com o alto grau de cobrança aos jogadores de frente. Não a exigência de um jogo bonito. Pelo contrário. Serve para enaltecer a forma de como marcar os alemães. Em Copa do Mundo, num torneio onde a vitória pouco importa, o importante é marcar bem os espaços e não deixar o seu adversário jogar. E é isso que ele vem cobrando e provando. Até porque pragmatismo ganha jogo. E ganha Copa do Mundo.
A Argentina entrará em campo neste domingo com tal pragmatismo, buscando cobrir os espaços e buscando aproveitar as oportunidades que tiver. Sabella já demonstrou que sabe fazer isso. Foi assim contra o Cruzeiro, na Libertadores, onde saiu vitorioso. Assim também contra o Barcelona, na final do Mundial, onde sofreu um gol de empate no fim da partida e a virada na prorrogação. E por saber jogar contra seus adversários, pode conquistar o título Mundial. Ainda mais com a fama de pé-quente no Brasil.
Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…
Originalmente publicado nos 25 anos, em 01/12/2019 - e revisto, atualizado e ampliado O ícone…
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
This website uses cookies.