Poucas vezes a justiça da às caras no futebol. E nesta quarta-feira ela apareceu de maneira dupla. Primeiro pela vitória mais do que justa do Uruguai sobre a pragmática Argentina, por 1×0, no Sul-Americano Sub20. A duplicidade deve-se justamente a esta vitória, que classificou a seleção charrua novamente a uma Olimpíada depois de incríveis 84 anos, o período da segunda medalha de ouro obtida pela celeste em Amsterdam.
A justiça começou desde os primeiros minutos do segundo tempo do fraco duelo em Arequipa (o primeiro tempo é algo impossível de se relatar). Enquanto os uruguaios buscavam um jogo mais ao seu estilo, a Argentina fazia o que sempre fez durante todo o campeonato: demonstrava um péssimo futebol, dependendo dos lampejos de Iturbe em meio os inúmeros chutões da defesa para o ataque argentino. Mas, em vão.
No segundo tempo, os poucos torcedores que foram a Arequipa viram um jogo de um time só. O Uruguai provou que era muito mais do que apresentou na primeira fase. Provou que é um time de chegada e que tem ‘huevos’ suficiente para disputar uma Olimpíada. Bem diferente dos argentinos, que manteve o nível horrendo do último sul-americano e só se classificará para o Mundial graças às frágeis seleções de Chile e Colômbia (esta última o país-sede).
O gol foi uma prova disso. Vecino entrou como quis na zaga argentina e deu um toque sutil por cima de Andrada. Um gol que selou a justiça e a vaga olímpica a Celeste. Ao fim do jogo, o drama e a violência tomaram conta da partida, já que a Argentina tentava buscar o gol de todas as formas (menos da maneira mais simples, que é chutando ao gol e no tradicional toque de bola) e apelou para as faltas violentas, mostrando o retrato argentino neste torneio.
Ainda resta uma pequena chance para que a Argentina conquiste uma vaga para as Olimpíadas de Londres. Para isso, o Brasil tem de perder para o Uruguai (se possível, de goleada) e a Albiceleste também precisa golear a Colômbia. Missão árdua e praticamente impossível.
Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…
Originalmente publicado nos 25 anos, em 01/12/2019 - e revisto, atualizado e ampliado O ícone…
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
This website uses cookies.
View Comments
GOSTO MUITO DE VC ARGENTINA mais desse jeito uma VERGONHA!!!
A DECEPÇÃO É MUITO GRANDE!
DEPOIS DA VITÓRIA SOBRE O BRASIL, PASSEI A ACREDITAR PIAMENTE NA CLASSIFICAÇAO OLÍMPICA, MAS, INFELIZMENTE, ACABEI ME DESILUDINDO.
O TIME NÃO MOSTROU REGULARIDADE DURANTE A COMPETIÇÃO.
SERÁ MUITO TRISTE A AUSÊNCIA ARGENTINA NA OLIMPÍADA!
Adoro ver a Seleção da Argentina chorar, pois acho eles um bando de chatos e arrogantes! pessem que são os melheres, mesmo sabendo que não são....