Desde Buenos Aires – Na véspera da segunda partida válida pela decisão do Superclássico das Américas, o assunto na capital argentina não poderia ser outro. Para quem pensou que as conversas nas ruas, cafés e bares se concentram no jogo programado para amanhã às 22h00 na Bombonera, ledo engano. A Argentina está em um momento de pura efervescência política. Uma greve geral convocada por Hugo Moyano, líder da CGT (Confederação Geral do Trabalho) e principal opositor da presidente Cristina Kirchner, esvaziou as ruas de uma cidade acostumada ao trânsito e o grande movimento de pessoas.
Nesta terça-feira os poucos que caminhavam pelas desertas avenidas de Buenos Aires eram os turistas, muitos sem entender o que estava acontecendo. A greve afetou todos os setores do transporte público e teve forte adesão de diversos sindicatos de trabalhadores por todo o país. Ruas cortadas, pedágios fechados, trens sem funcionamento, linhas de ônibus fora de serviço e as poucas linhas de metrô que tentavam seguir com o seu trabalho normal apresentavam demoras. Os argentinos, impossibilitados de ir ao trabalho, acabaram interpretando essa greve como um “feriado forçado” e muitos aproveitaram o dia de sol para lotarem as praças e espaços públicos.
Em coletiva de imprensa agora há pouco, Moyano teria afirmado que “o silêncio das ruas é a principal voz que o governo precisa escutar”, ressaltando o impacto da greve no dia-a-dia da capital.
Na semana passada, outra grande manifestação também parou o país; ficou conhecida como 15N em alusão ao dia escolhido para sua realização, 15 de novembro. Naquela oportunidade foi a classe média quem se mobilizou em diversas cidades da Argentina e algumas ao redor do mundo contra as atuais políticas de governo da presidente Kirchner. A maior concentração se deu na Plaza de Mayo e no Obelisco, tradicionais pontos de movimentos populares.
Tudo indica que os serviços públicos voltarão ao seu funcionamento normal já na noite desta terça. Nada deve atrapalhar o horário e a realização da partida programada para amanhã.
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
Originalmente publicado em 12 de julho de 2021, focado na inédita artilharia de Messi em…
A Copa do Mundo de Futebol é um dos eventos esportivos mais aguardados e assistidos…
This website uses cookies.