Seleção

Argentina será uma das cabeças de chave da Copa América 2015

Conmebol

Assim como tem acontecido nos últimos anos, a Argentina será cabeça de chave da próxima Copa América, que será realizada no Chile, em junho do ano que vem. A Conmebol divulgou os potes em que cada seleção ficará, o que definirá as três chaves da competição. Ao todo, 12 seleções disputarão do torneio, com México e Jamaica como convidadas nesta temporada. O sorteio acontecerá no próximo dia 24 de novembro (segunda-feira), em Viña del Mar, no Chile.

No primeiro pote, além da Argentina, está o anfitrião Chile além do Brasil. Já no segundo pote, o mais equilibrado, conta com Colômbia, Uruguai e México, todas seleções que passaram à segunda fase da Copa do Mundo — os colombianos foram eliminados nas quartas de final pelo Brasil.

Já no terceiro pote, estarão Equador, Peru e Paraguai. Destes, somente o Equador disputou a última Copa do Mundo, mas caiu na primeira fase. Por fim, no último pote, estão Venezuela, Bolívia e Jamaica. O critério para a definição dos potes é a última atualização do Ranking da FIFA.

O sistema de disputa será o mesmo dos últimos anos, com três grupos com quatro equipes, sendo que os dois primeiros avançam de forma direta e os dois melhores terceiros colocados vão para as quartas de final. A partir daí, os jogos serão em mata-mata, com pênaltis após empate ao fim dos 90 minutos.

Na última edição, na Argentina, a então seleção de Sergio Batista acabou eliminada nas quartas de final, em Santa Fé, para o Uruguai. Na ocasião, a Argentina terminou em segundo de seu grupo, vencendo apenas a Costa Rica (em Córdoba), que levou seu time Sub-23. Na estreia, empatou por 1×1 com a Bolívia, em La Plata, e por 0x0 contra a Colômbia, também em Santa Fé. O Uruguai foi o campeão do torneio ao vencer o Paraguai por 3×0.

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.