Seleção

Argentina perde pela primeira vez na história para a Venezuela

Já diziam os bons conhecedores do futebol. Uma goleada, normalmente, esconde vários erros. E quando se trata da Argentina dos dias de hoje isso sempre é uma verdade. A vitória por 4-1 sobre o Chile minimizou as falhas defensivas e alguns problemas de posicionamento. Retrato disso foi a péssima atuação contra a Venezuela, que dominou o confronto e pela primeira vez na história venceu a Argentina. 1-0.

A Argentina só mostrou um bom futebol nos primeiros 15 minutos de jogo. Impôs uma velocidade absurda, arriscou com Higuaín e Messi. E só. Depois disso, a Venezuela se aproveitou da fragilidade da defesa argentina, que surpreendentemente foi armada com três zagueiros, e dominou o jogo. Primeiros nos contra-ataques. Depois, no toque de bola. Enfim, no futebol.

Se não fosse por Andujar, curiosamente um dos mais criticados por conta da falha ante o Chile, a Argentina seria humilhada diante da Venezuela. O goleiro fez no mínimo cinco defesas difíceis, se tornando o melhor jogador da Argentina na partida.

O resultado deveu-se principalmente por conta do esquema equivocado que de Alejandro Sabella ante a Venezuela – time que a Argentina nunca havia perdido ou empatado. Armou um time feio, defensivo, com Messi totalmente obsoleto e com jogadores que provam, dia após dia, que não devem ser convocados, como Demichelis, Rojo e Sosa. Horrendo.

E a justiça, que em muitas vezes não aparece no futebol, deu as caras em Puerto La Cruz. Depois de tanto arriscar, tanto dominar, ver a Argentina sequer entrar na área rival durante a segunda etapa, a Venezuela chegou ao seu gol. O primeiro após 15 anos sobre os argentinos. Praticamente sozinho Amorebieta subiu mais do que os três defensores argentinos e abriu fez 1-0 Venezuela, aos 16 minutos.

A Argentina sequer se impôs. Sabella demorou a fazer as mudanças – duas delas equivocadas – e só colocou a única esperança, Javier Pastore, quando restavam cinco minutos para o fim da partida, quando a Argentina jogava na base do desespero. O resultado não poderia ser outro do que a derrota. Mas, poderia ser pior. Só não foi graças a Andujar.

Assista ao gol venezuelano
httpv://www.youtube.com/watch?v=bDNJuKOwrKo

Reveja o nosso tempo real

[iframe http://www.coveritlive.com/index.php?option=com_altcaster&task=siteviewaltcast&altcast_code=5bba509ee3 520 620]

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

8 thoughts on “Argentina perde pela primeira vez na história para a Venezuela

  • Raulinson josé

    3 zagueiros,2 laterais que não sabem atacar, 1 volante como Mascherano sem qualidade para sair jogando,além do Di Maria jogando lá atrás e tentando correr com a bola o jogo todo,tentando dar passes longos são o cartão de visita de Sabella.
    Estou indignado com o que estão fazendo com a nossa seleção,é inadmissível aceitarmos isso,esperarmos perder para buscarmos argumentos convincentes para criticar uma postura incoerente por si só.
    Esse 5-3-2 é uma loucura,não tem razão de existir,vi uma Argentina com 7 jogadores no campo de defesa,Di Maria jogando como um volante muitas vezes,um time sem meio campo,perdido,com zagueiros sem qualidade e laterais sem saber dar um cruzamento.
    Rojos é ridículo,zabaleta só defende e muito mal às vezes…
    Mascherano+Sosa+Di Maria=a um meio campo inferior tecnicamente à ridícula Venezuela.
    Quero ver o que a nossa ridícula imprensa vai falar,quero ver alguém pedir Pastore,Montillo…
    Maradona=Sergio Batista=Sabella
    É com esse esquema e jogadores que querem enfrentar Espanha,Alemanha?
    Se você não consegue se impor tecnicamente diante da Venezuela,vai ganhar de quem?
    Quero ver quem vai pedir o Bianchi?

  • Romualdo

    Acho que a argentina fez um bom 1º tempo. O 2º que foi desastroso.

    Destaque negativo para a dupla de zaga que continua um fiasco (por que ressuscitaram o demicheles?), os laterais que pouco contribuem ofensivamente e a demora em mexer no time do sabella.
    O positivo foi o andujar e gostei do mascherano tbm.

    Enfim, eu testaria o Lucho Gonzales (do olimpique) no meio. Falta ainda esse armador. E o lucho está em boa fase e é quem tem essa caracteristicas (ele e o riquelme, mas o jogador do boca não sei se quer ir para a seleçao, as vezes diz que sim, outras que não). Pastore não é armador.

  • Henrique

    O Sabella está andando para trás. Porque desenterrar nomes que já haviam sido banidos da seleção pelo Batista, como Demichelis e Otamendi? E ainda inventar jogadores como o tal do Sosa, aí não dá. Eu acho que a AFA deveria criar uma lista de proscritos, e incluir nela 90% do time titular hoje da Argentina. E deveria incluir também 90% dos técnicos argentinos e o nada ilustre chefe da quadrilha, Julio Grondona.

  • Ddii_

    Na vitória contra o Chile eu já tinha comentado que não era para ficar animado porque a seleção não tinha melhorado nada, culpa era do adversário que não quis marcar e não teve qualidade atacando. Contra o vinho tinto foi o que a gente já sabia, problema para chegar no ataque e defesa fraca. Não tem surpresa nenhuma.

    Usando o de sempre, não terá resultado diferente.

  • DFJ

    Foi um dos capítulos mais vergonhosos da história do Futebol Argentino!

    Temo muito que a Seleção Argentina continue caminhando na mediocridade por um bom tempo, já que não vejo perspectiva nenhuma de melhora.

  • igor carter

    falta mesmo um armador. do jeito que está, não conseguiremos ganhar de equipes que joguem fechadas, ou seja, as pequenas. talvez ganharemos das grandes, falta um armador, que acho e toerço para que seje Riquelme.

  • Temos q dar tempo para Sabela, mais ele naum pod ficar temando em algumas coisas…

    3 zagueiros fracos 2 laterais q naum conseguem apoiar ao ataq, di maria totalmenti perdido em campo,

    de michelis e burdisso naum adianta mais ja foi…para se jogar com 3 zagueiros temos q ter bons alas e sera

    q temos…mascherano tbm naum consegue render mais a muito tempo e ninguem fala, alguem me explica

    por q Pastore nunca é titular. Eu sou fã numero 1 de Riquelme joga muito, tem q converçar com ele pra v se

    ele quer mesmo a seleção , a idade 33 anos ja esta pesando mais ele poderia ser a experiencia do grupo …
    todos sabem das vaidades dele mais…

  • Gente pela amor d Deus, nao da + p levar o Riquelme ja tm 33 anos…
    Temos bons meias jovens, so num temos TECNICO queria mt ver o Bianchi na selecao…
    Essa selecao de Sabella e mt RUIN, a defesa e mt insegura os laterais mt fracos, meio campo tbm mt fraco.
    O Sabella sta totalmente perdido, convocando errado , escalando errado!!!
    MEUS 11 TITULARES
    Romero, Zabaleta, Coloccini, Garay, Insua; Banega, Canteros, Pastore; Messi, Aguero e Higuain.
    RESERVAS
    Andujar, Anjeleri, Mascherano, Pareja, Ibanez; Gago, Valeri, Lamela, Montillo, Di Maria; Tevez .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.