Argentina fará maior parte da preparação para o Mundial em Buenos Aires
Devido ao prazo de descanso de cerca de duas semanas, contado a partir deste fim de semana, algo exigido pela FIFA, as seleções só poderão iniciar os seus treinamentos para a Copa do Mundo a partir do dia 26 de maio, uma segunda-feira. Por estrear somente no dia 15 de junho, a Argentina terá nada menos do que 20 dias para treinamentos, sendo que boa parte deles serão realizados em solo argentino.
Os jogadores convocados nesta terça-feira (13) pelo técnico Alejandro Sabella, deverão se apresentar no dia 20 de maio, no prédio de Ezeiza, para as primeiras avaliações. Os treinamentos aconteceram no complexo entre os dia 26 até o dia 8 de junho, justamente no dia em que a Seleção Argentina deve embarcar para o Brasil, já que devem chegar ao país até o dia 10, cinco dias antes da estreia na Copa do Mundo.
Como já é costumeiro, poucas serão as janelas com a imprensa nesse período de treinamentos na Argentina. O mesmo deve ocorrer no Brasil, quando somente nas vésperas das partidas, por exigência da FIFA, alguns jogadores e o treinador da Seleção falarão em coletiva diretamente dos estádios em que jogarão, após o reconhecimento do gramado.
A FIFA exige que algumas atividades sejam abertas ao público, principalmente no que se trata dos treinamentos no país-sede. A AFA ainda não escolheu quais treinamentos serão abertos ao público em solo brasileiro, mas o fato é que devem ser poucos e a sua maioria em Belo Horizonte, onde a Seleção Argentina ficará hospedada – mais exatamente na Cidade do Galo, Centro de Treinamento do Atlético Mineiro. O restante dos treinamentos serão fechados inclusive para a imprensa.
A Argentina terá duas partidas prévias antes do Mundial, já com os seus 23 jogadores. A primeira no dia 4 de junho, contra Trinidad y Tobago, no estádio Monumental de Núñez, e contra a Eslovênia, no dia 7 de junho, no estádio Único de La Plata. A FIFA especificou ainda que a lista final com os 23 jogadores deve ser entregue até o dia 3 de junho. Curiosamente, caso o treinador assim deseje, caso ocorra alguma mudança, poderá chamar outro atleta fora da lista dos 30 inicialmente feita pela comissão técnica, apresentada nesta terça.