Argentina, Brasil e Uruguai serão cabeças de chave na Copa América 2011
O óbvio se confirmou nesta segunda-feira pela Conmebol. A próxima Copa América, a ser disputada na Argentina, no ano que vem, terá como cabeças de chave Uruguai e Brasil, além do país sede. O sorteio dos grupos será no dia 11 de novembro, às 18h (horário de Brasília).
Ainda foi definido pela entidade sul-americana que Argentina encabeçará o Grupo A, o Brasil o Grupo B e o Uruguai (quarto colocado no Mundial da África do Sul) no Grupo C do certame que classificará uma equipe para a Copa das Confederações 2013.
A abertura do certame será no Estádio Único de La Plata, que em dezembro pode ser reinaugurado com Argentina x Brasil, apenas com jogadores que atuam em seus respectivos países. Já a final será no Estádio Monumental de Núñez, a única partida na capital argentina.
Ainda com respeito ao sorteio, ficou definido ainda que Paraguai, Chile e Colômbia farão parte do primeiro pote, Venezuela, Bolívia e Peru do segundo e finalmente Equador, Japão e México (as duas últimas convidadas pela Sul-Americana) o terceiro pote. A Conmebol ainda definiu que as partidas da seleção chilena serão disputadas em San Juan em Mendoza.
Para definir os cabeças de chaves e os demais postes, foi estabelecido o mesmo critério dos Mundiais – o Raking da FIFA (com exceção das equipes convidadas). O campeonato será disputado entre os dias 3 a 24 de julho, com uma cobertura especial do Futebol Portenho.
Mesmo com o México sendo convidado, a Conmebol deu uma bela desequilibrada ao colocá-lo no último pote, sendo que de direito, ele poderia ficar no segundo pote, por questão de nivelamento. Aí deslocaria a Colômbia para o terceiro pote e a Bolívia para o último.
Mas dentro dessa lógica, imagine um grupo com Argentina, México, Colômbia e Equador, ou até mesmo o Brasil nesse grupo.
Óbvio que a Conmebol não iria correr esse risco de ver uma de suas duas seleções sendo eliminadas logo na primeira fase.
Primeira vez que visito o site, muito bom, parabéns à toda equipe.
Fellipe,
Primeiramente grato pelos elogios. Continue participando sempre.
Já a respeito do seu argumento, estou de acordo. Podemos ter um ‘Grupo da Morte’ em plena Copa América. Coisas que só a conmebol consegue fazer. O Japão também irá dar trabalho – isso se vier com o time principal.