A covardia tomou conta de Gerardo Martino novamente. Após um primeiro tempo fantástico, um dos melhores ao seu comando – pior apenas para aquele confronto contra o Paraguai, nas semifinas da Copa América – o time argentino cedeu a pressão dos brasileiros. Resultado? Mais uma partida sem vitória nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Em três jogos, dois empates e apenas um gol, justamente no empate de hoje contra o Brasil.
E era para ser um massacre argentino. Mesmo sem as suas principais figuras, a Albiceleste foi dominante no primeiro tempo. Marcou sempre por zona, impediu os avanços dos brasileiros que só buscavam os chutões em busca de Neymar e Ricardo Oliveira. Mas, sem a criatividade dos homens de frente, a Argentina não conseguiu ser efetiva. Marcou apenas um gol, com Pocho Lavezzi, após cruzamento de Higuaín. E perdeu vários outros.
Tal displicência do primeiro tempo aliou-se a um segundo tempo pífio e covarde da Argentina. Conformado com um 1 a 0, deixou os brasileiros jogarem. E claro, o time de Dunga gostou. Principalmente quando corrigiu o erro de deixar Douglas Costa no banco de reservas. O jogador do Bayern de Munique, um dos destaques desse primeiro semestre na Bundesliga, acertou a bola no travessão e sobrou para Lucas Lima balançar as redes.
Com o gol, os argentinos se abriram. Não foram tão organizados como no primeiro tempo e deixaram espaços para o Brasil. Ambos poderiam até sair com a vitória por conta dos erros de seus treinadores, mas nenhum seria merecedor pelo segundo tempo apresentado. Pelo conjunto da obra, talvez os argentinos mereciam uma sorte melhor. Mas não foi isso que aconteceu. Mais um tropeço do vice-campeão do Mundo e da América.
Com o resultado, a Argentina segue fora da zona de classificação para o Mundial de 2018. É bem provável que se recupere, uma vez que ainda contará com Messi e mais dois anos pra se recuperar do baque dos últimos dois vice-campeonatos. Mas o oitavo lugar é vergonhoso. E periga ficar fora, inclusive, da quinta colocação, hoje do Brasil, a depender de Peru x Paraguai, que não havia terminado antes do encerramento desta edição.
Na próxima rodada, a Argentina enfrenta a Colômbia, às 18h30 (de Brasília) em Barranquilla. E com ambos os times fora da zona de classificação. Já o Brasil terá um adversário mais ‘acessível’, quando encara o Peru, em Salvador. Ambas as partidas serão na terça-feira.
Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…
Originalmente publicado nos 25 anos, em 01/12/2019 - e revisto, atualizado e ampliado O ícone…
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
This website uses cookies.