Depois de alguns dias sem a cobertura do futebol argentino devido a ‘ressaca’ da derrota para a Alemanha, nas quartas de final da Copa do Mundo, o Futebol Portenho volta as suas atividades normais, com os bastidores do futebol argentino, as negociações e os amistosos que antecedem o Apertura 2010, no próximo dia 6 de agosto e tudo sobre o futuro da seleção nacional.
Por isso, o FP trás um retrospecto que tudo que vem acontecendo nesta pré-temporada com todos os times da elite argentina. As contratações, amistosos já disputados, as principais novidades envolvendo renovações, enfim, um bom resumo para deixar os fãs do futebol argentino a par das principais novidades.
All Boys
Recém promovido para a elite do futebol argentino, o All Boys voltou aos trabalhos no dia 28 de junho ao comando de José Santos Romero. O clube teve algumas incorporações importantes para como as de Eduardo Domínguez (Huracán), Sebastián Grazzini (Racing), Hugo Barrientos (Newell’s), Casteglione (Panionios-GRE), Matías Giordano (Talleres), Lucas Rimoldi (Irakis-GRE) e Sebastián Ereros (Cerro Portenho).
O clube também busca incorporar ao elenco os jogadores Santiago Raymonda, Nicolás Pavlovich e Emanuel Gigliotti, além de Nicolás Colazzo e o uruguaio Alejandro Lembo. O clube tem confirmado cinco amistosos, além da possível participação em um quadrangular de inverno a ser disputado em Salta.
O atual campeão argentino iniciou sua pré-temporada no dia 21 de junho, no Centro de Treinamento do clube, e no último dia 28 partiu para Mar del Plata para dar início aos trabalhos com bola. Estava previsto uma viagem para os San Francisco, Estados Unidos, para a Copa CAVA, mas por problemas administrativos a diretoria decidiu ficar em seu CT para a fase final da preparação.
O clube sofreu com a saída de Carlos Borghi, que assinou com o Boca Juniors. Para o seu lugar, o Bicho contratou Pedro Troglio, que estava no Cerro Portenho (PAR). Outra importante aquisição foi o retorno de Sergio Escudero, jogador que estava no Corinthians e chega por empréstimo de um ano. Além disso, o uruguaio Gonzalo Vargas, que estava no Atlas (MEX). O único amistoso da equipe foi no realizado neste sábado, contra o Violeta, de Mar del Plata, num empate em 1×1.
Arsenal de Sarandí
Depois de uma decepcionante temporada, o Arsenal de Sarandí busca a reformulação. Até por isso, o clube confirmou a saída de 11 jogadores, em nota oficial em seu site, além de outros quatro jogadores que serão cedidos por empréstimo a clubes das divisões de acesso do futebol argentino.
Por outro lado, o clube confirmou as incorporações de Matías Allustiza e Lisandro López, que recentemente caíram com o Chacarita Juniors para a segunda divisão na última temporada. Além disso, desembarcaram no clube de Sarandí os jogadores Jorge Ortiz (AIK-SUE), Mariano Trípodi (Blumenau-BRA), Ignacio Bogino (Rosario Central) e Cristian Leiva (San Lorenzo).
Banfield
Sensação na última temporada, o Banfield perdeu o seu principal jogador para o Porto no mesmo dia que deu início a sua pré-temporada. O colombiano James Rodriguez acertou sua transferência para o clube português no início deste mês.
No mesmo dia (0/07), a diretoria do clube anunciava a sua primeira contratação, Sebastián Romero, que estava no Gimnasia LP. Para o lugar do jogador colombiano, Marcelo Carrusca, que estava no Estudiantes, mas pertence ao Galatasaray-TUR, assinou o empréstimo de um ano com o Banfield.
O clube, que faz sua pré-temporada em Mar del Plata, realizará três amistosos com portões fechados aos torcedores contra Defensa y Justicia, Unión de Santa Fé e Deportivo Merlo antes de um torneio a ser disputado em Avellaneda, com San Lorenzo, Racing e Quilmes, no fim do mês.
Boca Juniors
Após uma temporada catastrófica, a pior de todos os tempos, o Boca deu iniciou ao seu novo ciclo. Comandado por Carlos Borghi (Argentinos Juniors), o clube conseguiu importantes reforços para o sistema defensivo, mas mantém a incógnita sobre a permanência de Juan Román Riquelme e Martín Palermo para o decorrer da próxima temporada.
A diretoria sofreu recentemente as pressões dos torcedores, que colocaram bandeiras exigindo a permanência de Riquelme, cujo contrato venceu no último dia 30 de junho. Por outro lado, chegaram Cristian Luchetti, Juan Insaurralde, Damián Escudero, Cristian Cellay e Matiás Carruzo. Também está na lista Gonzalo Fierro, do Flamengo.
Tais jogadores contratados (com exceção de Carruzo) jogaram na última sexta-feira contra o Palmeiras, no estádio Parque Antártica, onde venceram os brasileiros por 2×0. Agora, o clube fará amistosos caça-níqueis na Oceania, contra Melborne Victoria FC (dia 16) e Wellington Phoenix (dia 23).
Colón
Assim como a maioria dos clubes da elite argentina, o Colón iniciou sua pré-temporada no início deste mês em Cancun, aonde vem realizando vários amistosos contra equipes mexicanas. Até então, jogou duas partidas contra Veracruz e Tijuana, ambas sem vitoriosos (2×2 e 0x0 respectivamente). Ao fim do mês, deve realizar um amistoso contra o Patronato, campeão da terceira divisão.
O clube ainda teve quatro contratações, além dos retornos de Pozo e de Garcé, que estavam na Seleção Argentina no Mundial da África do Sul (foram os únicos que não jogaram, ao lado de Andujar). O primeiro a chegar, nove dias após o fim do campeonato argentino, foi Juan Quiroga, ex-Newell’s. Também chegaram a equipe Federico Higuaín (Godoy Cruz), Ronald Raldes (Maccabi Tel-Aviv-ISR), Lucas Mugni (Atlético Tucumán), Facundo Curuchet (Estudiantes) e Damián Díaz (Universidad Católica).
Estudiantes LP
Depois de perder para o Internacional, na Copa Libertadores, e ficar com o vice-campeonato no Clausura 2010, torneios no qual era favorito, o Pincha começou a sofrer com as perdas significativas. Primeiro o zagueiro Desábato (foi para o México), depois Angeleri e Boselli (jogarão no futebol inglês) e por fim Cristian Cellay (Boca Juniors). Além disso, José Sosa deve voltar ao Bayern de Munique.
Para suprir as ausências, o Estudiantes contratou o atacante Rodrigo López (Vélez) e Roncaglia (Espanyol), nomes muito aquém das perdas nesta temporada. O clube está próximo de fechar com Mercado (Racing) e com os jogadores do Rosario Central Zelaya e Jonatan Gómez. No primeiro amistoso da temporada, o clube apenas empatou com o fraco Villa San Carlos.
Gimnasia LP
Foi uma das primeiras equipes a iniciar a pré-temporada, no dia 21 de junho. O técnico Diego Cocca, depois de muito solicitar, renovou o seu contrato para a temporada seguinte, onde a intenção é não disputar, pela terceira vez consecutiva, da repescagem que define outros dois rebaixados para a B Nacional.
O primeiro reforço foi Walter Jiménez, que estava no Santos Laguna (MEX), seguido de Fernando Pellegrino (Ferro Carril Oeste) e Alejandro Capurro (Colón). Ambos estiveram no grupo que viajaram para o México, na pré-temporada em Cancun. Além disso, Cocca contará com vários juniores que também foram para terras astecas.
No único amistoso até então, realizado neste domingo (11), o Gimnasia perdeu por 3×0 justamente para a ex-equipe de Walter Jiménez. No próximo sábado o ‘Lobo’ enfrentará o Toluca.
Godoy Cruz
Terceiro colocado no Clausura 2010, o Godoy Cruz iniciou os trabalhos 40 dias após o fim do campeonato onde obteve a melhor campanha na elite argentina. O clube perdeu Higuaín, para o Colón de Santa Fé, além de vários jogadores que não estão nos planos de Asad.
Os reforços para a temporada, até então, são Jorge Piñedo (CAI), Pablo Miranda (San Carlos) Emanuel Aguillera (Guaymallén) e Andrián Torres (Vélez). Tal time se preparava para a Copa CAVA, com equipes de toda latino-america, mas de última hora desistiu de participar do campeonato.
Antes da viagem para os Estados Unidos, o time de Mendonza empatou em duas oportunidades. A primeira contra um time amador e depois contra o Tristan Suárez, da terceira divisão.
Huracán
O fim de temporada deu alguma esperança de dias melhores ao torcedor do Huracán. Mas, logo no primeiro dia da pré-temporada, o clube viu que será difícil manter Paolo Goltz e Gastón Marchín. Pretendidos por times do exterior, a permanência de tais jogadores não será fácil. Até por isso, o time começou a investir pesado nos jogadores para a temporada 2010/11.
No último dia 21 de junho, o clube apresentou Brítez Ojeda (Racing) e o venezuelano Jonathan Del Valle, que estava no Deportivo Táchira. Além disso, foram contratados Agustin Peña (ex-Montevideo Wanderes) e Mariano Martínez, que tem em seu currículo um largo retrospecto com times das divisões de acesso da Argentina. O último jogador a ser contratado foi Rolando Zárate (Vélez). No único amistoso da pré-temporada, o Huracán perdeu por 1×0 para o Defensa y Justicia, da B Nacional.
Independiente
Depois de uma temporada e meia com Américo Gallego a frente do Independiente, o clube iniciou uma nova era, esta comandada por Daniel Garnero. E logo de cara, decidiu brrar Lucas Pusineri e viu Ismael Sosa negociar com o futebol turco. Até então o clube não realizou nenhum amistoso preparativo para o Apertura, que começará no dia 6 de agosto.
Por outro lado, Nicolás Cabrera (Vélez) e Garmán Pacheco (Atlético Madrid) assinaram com o clube para a temporada que se aproxima. Quem assinou na última segunda feira foram Maxi Velasquez (Lanús) e Roberto Battión (Banfield). Já Gandín, acertou com o Necaxa, do México.
Lanús
A grande novidade do Lanús até então foi a permanência do jovem Luis Zubeldia. Até as últimas horas havia a possibilidade de Velásquez permanecer na equipe, mas na noite de segunda o clube decidiu por vestir as cores do Rojo. O único reforço até então é Mario Reguiero, do Nacional do Uruguai.
O clube fará seis amistosos nesses próximos 18 dias. O primeiro foi contra o Atlanta (derrota por 1×0). O Lanús ainda enfrentará Social Español (16) Argentinos Juniors (20), Ferro Carril Oeste (23), Huracán (27) e All Boys (30).
Newell’s Old Boys
O rubro-negro de Rosario foi o time que mais sofreu nesse período de Copa do Mundo. Anunciou Federico Higuaín, mas perdeu o atacante no dia seguinte para o Colón. Mauro Formica deixou uma boate detido pela polícia após uma briga. Vangioni sofreu uma lesão no pé esquerdo e ficará três meses afastado do futebol.
Mas, não só de más notícias vice o torcedor ‘leproso’. O clube contratou para a temporada 2010/11 Luciano Vella (Independiente) e o venezuelano Gabriel Cichero (Caracas-VEN). Outros dois estrangeiros estão nos planos de Sensini: o peruano José Carlos Fernández (Alianza Lima) e Sebastián Taborda (Deportivo La Coruña), ambos atacantes que devem substituir Achucarro e Boghossian, que devem ser negociados com times da Europa.
Olimpo
Depois de mais um acesso a elite do futebol argentino, o Olimpo de Bahia Blanca pretende manter-se na primeira divisão por um período mais longínquo. O técnico Alejandro De Lorte definiu no dia 31 de maio os jogadores que permaneceriam na equipe. Ambos iniciaram os trabalhos no dia 3 de julho, em Mar del Plata. O único amistoso até então foi um empate sem gols contra o Aldosivi.
Já no próximo fim de semana, o clube fará seus primeiros jogos na pré-temporada contra Huracán, Chacarita e Argentinos Juniors, em pouco menos de seis dias. A partir do dia 26 de julho, o clube voltará para Bahia Blanca. Quanto aos reforços, o clube adquiriu os passes de Martín Aguirre (Godoy Cruz), Pablo Ezequiel Jerez (Huracán), Facundo Castillón (Tiro Federal), Nicolás Arce (AEK-GRE) e estaria próximo Diego Galván, do Estudiantes.
Quilmes
Depois de amargas eliminações nas últimas rodadas da B Nacional, o Quilmes, enfim, conseguiu retornar a elite argentina junto a Olimpo e All Boys. Com Hugo Tocalli no comando da equipe, o clube iniciou os trabalhos com apenas 18 jogadores. O clube disputará o torneio de inverno em Avellaneda com Banfield, Racing e San Lorenzo, ao fim do ano. No primeiro amistoso, o clube empatou em 1×1 com o Vélez.
Somente ao decorrer da temporada o clube conseguiu adquirir novas contratações. Santiago Raymonda, Charles Aránguiz, Cristian Núñez, Gustavo Varela e Oscar Morales são os jogadores que tentarão manter a equipe na elite argentina. Além disso, estão na lista de desejos Alayes e Diego Torres (Newell’s), Galíndez, Braghieri (Central), Sabia (Argentinos Juniors), Morales Neumann (Estudiantes).
Racing
Depois de um final de temporada valoroso, a Academia busca ambições maiores do que brigar contra o rebaixamento. Tanto que o discurso dos jogadores durante os primeiros dias de pré-temporada era de total otimismo, principalmente porque a diretoria manteve grande parte do elenco, que continuará sendo dirigido por Miguel Angel Russo.
A perda mais sentida seria a do zagueiro Mercado, que estava treinando com o Estudiantes. Todavia, um conflito no contrato pode fazer com que o defensor volte para a Academia. O clube, entretanto, já contratou um zagueiro, Iván Pillud, que estava no Espanyol de Barcelona. Quem também chegou a equipe foi Giovani Moreno, jogador colombiano do Atlético Nacional.
Até então, o Racing participou apenas de um amistoso recheado de gols contra o Libertad, que terminou em 4×4.
River Plate
A temporada para o River Plate começará mais dramática do que se pode imaginar. Isso porque, pela primeira vez desde que foi criada a zona de promédios – justamente para evitar o rebaixamento do clube na década de 80 – o clube iniciará entre as quatro piores equipes em médias, à frente apenas das três equipes que foram promovidas (All Boys, Quilmes e Olimpo).
Desde o início da pré-temporada, o River Plate anunciou três reforços para evitar um novo vexame ‘Millonário’. Trata-se de Leandro Caruso (Vélez), Carlos Arano, Walter Acevedo e o retorno do goleiro Juan Pablo Carrizo, que estava no futebol europeu. Todavia, os resultados não foram dos melhores nesses primeiros testes. Um empate contra o Defensa y Justicia e uma amarga derrota por 4×1 para o Libertad-PAR.
O clube ainda busca novas incorporações, como a promessa chilena, Marco Medel, do Audax Italiano e Walter Erviti (Banfield). Contudo, poderia perder Barrado, que despertou interesse do Vasco e do Ceará, ambos da primeira divisão brasileira. Nos próximos dias o clube realizará amistosos em Salta contra Gimnasia Jujuy, Central Norte, Juventud Antoniana e Atlético Tucumán.
San Lorenzo
Muita promessa e poucos reforços. Mesmo com um treinador de calibre de Ramón Díaz, o clube ainda não conseguiu nomes de peso para a temporada que se iniciara em pouco menos de um mês. O único reforço é o colombiano Leonardo López, que estava no Boyacá Chicó. Pouco para as ambições do clube.
A única esperança até então é a recuperação de Leandro Romagnoli, eterno lesionado. Falou-se também em nomes como Walter Erviti, Sergio Escudero e Alvaro Ormeño, mas nenhum chegou a um acordo com o clube de Almagro. O último nome que apareceu na lista de especulações e o do paraguaio Enrique Vera.
Enquanto isso, o clube fez sua primeira parte da pré-temporada em Salta, em jogos-treinos sem gols e com pouca esperança ao torcedor do Ciclón.
Tigre
Pior time da última temporada, o Tigre busca uma reformulação. Com vários jogadores dispensados, o clube fez parte da pré-temporada em Pilar, na província de Buenos Aires, a 40km de Victória, cidade do único time do norte argentino, que conta com nove reforços. Todavia, nenhum foi testado em amistosos preparatórios.
O clube anunciou, antes mesmo do início da pré-temporada, dois jogadores. Lucas Simon (Piacenza-ITA) e Denis Stracqualursi (Gimnasia LP). Já no decorrer da preparação, em Pilar, o clube apresentou outros sete nomes. Pablo Miranda (Colón), Daniel Mustafa (Belenense-POR), Cristian Trombetta (Leixões-POR), Horácio Anzorena (Gimnasia LP), Angel Diaz (Colegiales), Diego Morales (Chacarita) e Juan Villegas (América de Cali-COL).
Vélez Sarsfield
Nenhum time perdeu tanto como Vélez Sarsfield nesta pré-temporada. Apesar de disputar a Copa Sul-Americana, torneio que pode salvar o centenário da equipe, a diretoria decidiu por vender vários jogadores. Para piorar, só conseguiu adquirir um reforço, que não chega a ser de peso, o meia Augusto Fernández.
Pablo Lima, Rolando Zárate, jogadores tidos como reservas, foram dispensados. Já Torsiglieri foi vendido para o Sporting Lisboa e Otamendi pode ir para o Milan, que pretende fazer uma oferta milionária pelo defensor, apesar dele ter sido o responsável direto pelo primeiro gol da Alemanha, no Mundial da África do Sul, na eliminação da Argentina na Copa. Além disso, Rodrigo López decidiu procurar novos ares no Estudiantes LP.
Nos três amistosos da pré-temporada, o Vélez triunfou apenas uma vez. Foram dois empates, contra o Defensa y Justicia (0x0) Quilmes (1×1) e uma vitória contra o Morón (2×0).
Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…
Originalmente publicado nos 25 anos, em 01/12/2019 - e revisto, atualizado e ampliado O ícone…
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
This website uses cookies.
View Comments
Gracias