Belo Horizonte – Que a Seleção Argentina ainda não convenceu nesta Copa do Mundo, isso todos já estão cansados de saber. Apático no primeiro tempo e apenas regular na etapa final, aquela partida, por muito pouco, não foi o primeiro jogo ruim do Mundial. O que salvou foi o gol de Lionel Messi. Agora, contra o Irã, uma equipe mais acessível (bordão dos argentinos, diga-se de passagem), a Argentina tem a obrigação de fazer bonito. Precisa demonstrar no estádio Mineirão que é uma das candidatas ao título ou se veio apenas fazer ‘figuração’ até às quartas de final, como já é costume dos últimos dois Mundiais.
A obrigação se torna ainda maior devido à formação que Alejandro Sabella irá colocar em campo neste sábado, às 13h, no Mineirão. Com três atacantes, além de Dí Maria entre os titulares, a Argentina se mostrou melhor nas Eliminatórias, mesmo com o sistema defensivo vulnerável. Gonzalo Higuaín retornará a equipe após ter sido ‘barrado’ na última partida, assim como Fernando Gago (este último mais por uma precaução, já que retornou há poucos dias de uma lesão). A entrada destes dois jogadores melhorou a troca de passes e deu mais mobilidade aos atacantes, mesmo com Aguero e Dí Maria, ambos com baixo rendimento em campo contra a Bósnia.
O fato é que durante a semana, todos os jogadores argentinos se mostraram favoráveis à mudança do esquema tático, o que aumenta a responsabilidade dos 11 titulares que entrarão em campo, principalmente numa partida contra o Irã. É certo que os iranianos devem armar uma retranca para evitar a derrota ou, no mínimo, uma goleada. Mas isso não será desculpa para uma nova partida ruim, já que essa postura dos rivais é previsível desde o sorteio da Copa do Mundo.
Mais do que uma vitória, o certo é que a Argentina precisa convencer. Tem o melhor trio ofensivo e precisa abusar da velocidade e na troca de passes para conquistá-la. Triunfo, esse, que dará aos argentinos a classificação para as oitavas de final, independentemente do resultado de Bósnia e Nigéria. E, ao fim do dia, caso os bósnios e nigerianos empatem em Cuiabá, a Argentina sacramentará a primeira colocação, mesmo com duas partidas abaixo da média.
Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…
Originalmente publicado nos 25 anos, em 01/12/2019 - e revisto, atualizado e ampliado O ícone…
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
This website uses cookies.