Arquivo

AFA define hoje modelo de disputa da B Nacional

A AFA decidirá na data de hoje o formato de disputa da B Nacional, a segunda divisão do futebol argentino. E a próxima temporada 2012/13, que terá seu pontapé em 11 de agosto, apresentará algumas novidades em relação ao que se conhece atualmente da principal divisão de acesso argentino.

O comitê Executivo da AFA se reunirá na tarde/noite de hoje para decidir sobre o método de disputa da B Nacional. Algumas novidades já são conhecidas e apenas serão homologadas no encontro que foi organizado especialmente para tratar do assunto. Não haverá mais as promoções tanto para o acesso à elite quanto para o rebaixamento ao Torneio Argentino A e à B Metropolitana.

Ao fim da competição, três equipes subirão automaticamente à elite. A grande novidade está no rebaixamento. Apenas duas equipes cairão enquanto quatro serão promovidas para a B Nacional. A ideia consiste em que a segunda divisão tenha 22 equipes na temporada 2013/14. Para o rebaixamento não importará a que categoria a que pertençam as duas equipes, se ao futebol do interior ou ao futebol metropolitano. Porém, quanto ao acesso à B Nacional, duas equipes serão obrigatoriamente da B Metro e duas outras do Torneio Argentino A.

A reunião do Comitê da AFA decidirá também sobre o modelo de disputa das outras categorias do acesso diretamente filiadas à AFA, o que significa falar que tratará da B Metro, Primeira C e D. Os Torneios Argentinos A, B e C serão tratados posteriormente pelo Consejo Federal, órgão da AFA que organiza o futebol do interior do país.

Outra novidade que será ratificada na reunião tem a ver com o terceiro clube promovido à elite, ao fim da temporada. Inicialmente se falava em um minitorneio para definir do terceiro ao sexto colocado aquele que ficaria com essa terceira vaga. Essa ideia foi descartada e será definido que realmente os três primeiros estarão na primeira divisão na temporada 2013/14.

A primeira parte da temporada terminará em 08 de dezembro e apresentará uma rodada de meio de semana, na quarta-feira, 10 de outubro. O reinício será em 09 de fevereiro e a competição seguirá até o dia 08 de junho. Essa segunda parte também apresentará uma rodada de meio de semana, que será na quarta-feira, 10 de abril.

A competição terá as seguintes equipes: Instituto, Rosario Central, Gimnasia (LP), Huracán, Ferro, Boca Unidos, Almirante Brown, Patronato, Aldosivi, Defensa y Justicia, Banfield, Atlético Tucumán, Deportivo Merlo, Gimnasia (J), Independiente Rivadavia, Crucero del Norte, Nueva Chicago, Sarmiento de Junín, Douglas Haig y Olimpo.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.