Arquivo

Acesso Metropolitano: Villa Dálmine é líder isolado da Primeira C

Caspary, do Villa Dálmine, se antecipa ao zagueiro e cabeceia forte no arco do porteiro rival

As rodadas do acesso metropolitano começaram na sexta e foram finalizadas apenas na noite de terça-feira. Na B Metro, Colegiale e Estudiantes Caseros venceram e ficaram a apenas um ponto do líder, Sarmiento de Junín, que também venceu na rodada. Na C, o Villa Dálmine venceu com autoridade fora de casa e, com o tropeço do Urquiza, chegou à liderança isolada da Categoria. Na D, o líder Fénix recebeu o Riestra e por muito pouco não perdeu em Pilar, diante de sua torcida. Bom para o Argentino de Quilmes, que bateu no Ituzaingó e agora divide a liderança com o Fénix.

Primeira B Metropolitana
O destaque vai para o Colegiales, que goleou o Flandria por 3×0, atuando em casa. Com a vitória, o Cole retoma o segundo posto, que pertencia ao Estudiantes Caseros. O Pincha também fez bonito ao vencer o Almagro por 4×2 fora de casa. Para a infelicidade de ambas as equipes, o Sarmiento venceu em Junín o Villa San Carlos, por um sofrível 1×0, e se manteve na liderança da competição. O Verde tem um ponto à frente de seus perseguidores e com uma partida a menos que ambos.

A decepção fica por conta de duas equipes. Fica para o Def. de Belgrano, que mesmo atuando em casa perdeu por 1×0 para o Barracas Central, e para o Comunicaciones, que bastou voltar a atuar em Agronomía para deixar de vencer. Na rodada, ficou no zero a zero com o fraquíssimo San Telmo. Quem ainda não se recuperou totalmente é o antigo líder, Brown de Adrogué. Na rodada, apenas empatou em um gol com o Temperley, atuando fora de casa.

Na parte de baixo da tabela, o Tristán Suárez recebeu o Los Andes em Ezeiza e venceu por 3×1. Resultado importantíssimo para o Lechero, que luta para permanecer na Categoria. Para completar a rodada, o Platense recebeu o Armenio em Vicente Lopez e venceu por 2×0: um gol de Lamanna, aos 41, e outro de Molina, aos 19 do segundo tempo. O encontro entre Nueva Chicago e Acassuso foi suspenso já remarcado para o dia 12 de fevereiro.

Classificação
Sarmiento: 57 pontos; Colegiales: 56; Estudiantes Caseros: 56; Brown de Adrogué: 50; Platense: 47; Comunicaciones: 43; Nueva Chicago: 42; Los Andes: 39; Villa San Carlos: 38; Flandria: 36; Armenio: 34; Almagro: 33; Temperley: 32; Dep. Italiano: 31; Acassuso: 30; Dep. Morón: 29;Def. Belgrano: 28; Barracas Central: 28; San Telmo: 26; General Lamadrid: 25; Tristán Suárez: 22.

Primeira C

O Villa Dálmine segue fulminante após a conquista da liderança na rodada anterior. No Merlo Norte, encarou o Club Argentino e venceu por 3×0. Melhor distribuído em campo, o visitante abriu o placar aos 22 minutos com uma forte cabeceada de Cáspary, sem chances para o porteiro Ponce. Antes do fim da primeira etapa, aos 43, Raúl Pérez ampliou para o Viola e anunciou um segundo tempo tranquilo para a equipe de Campana.

Depois de administrar a vantagem nos 45 minutos finais, o Viola ainda fez o terceiro com Mariano Gorostio, também de cabeça, justamente no último minuto do cotejo. Com a vitória o Villa Dálmine abre três pontos sobre o Urquiza e se afirma na liderança da Categoria. O agora vice-líder, Urquiza, encarou o Luján, fora de casa e perdeu por 2×0, o que sinaliza que a equipe sentiu o baque de perder a liderança de longo tempo na competição. Os gols do Luján foram assinalados por Fredes aos 45 da primeira etapa e Federico Diáz, de pênalti, aos 45 finais. O fato revela que um dos pontos fortes do Furgón, a atenção, parece ter ido água a baixo.

Três equipes se deram bem na rodada: Justo Urquiza, Central Córdoba e Dock Sud. Atuando em casa, o Urquiza bateu no Midland por 3×1 e volta a subir na tabela. O Central Córdoba recebeu o El Porvenir em Rosário e sofreu muito para fazer 1×0, aos 35 do segundo tempo com Lucas Lazo. Já o Dock Sud, fez bonito diante Berazategui. Atuando em sua simpática cancha, o Dock fez 1×0 com Alcides Miranda logo no início do jogo, aos nove minutos. Aos 15, do segundo tempo, sofreu o empate. Porém, três minutos depois, o próprio Miranda fez o gol da vitória.

Resultado importante na parte de baixo da tabela foi a vitória do Deportivo Español sobre o San Miguel por 1×0, fora de casa. A rodada teve alguns jogos suspensos em virtude das fortes chuvas que assolam Buenos Aires. São elas: Talleres x Leandro Além, Cambaceres x Excursio e Sacachispas x Laferrere.

Classificação
Villa Dálmine: 50 pontos; UAI Urquiza: 47; Central Córdoba: 45; Talleres: 42; Justo Urquiza: 40; Dock Sud: 39; Laferrere: 37; Midland: 36; Excursionistas: 34; Berazategui: 31; Def. Unidos: 31; San Miguel: 30; Liniers: Leandro Além: 29; Def. Cambaceres: 29; El Porvenir: 28; Deportivo Español: 28; Argentino de Merlo: 26; Dep. Luján: 25; Sacachispas: 23.

Primeira D
São três os destaques da rodada da D. O Argentino de Quilmes sofreu, mas fez 1×0 no Ituzaingó, dentro de casa, e agora divide a liderança da competição como Fénix. O líder recebeu o Riestra, em Pilar, para uma espécie de final da Categoria. Ficou no zero a zero, mas sequer mereceu o resultado, já que “los Malevos de Pompeya” foram superiores no cotejo e mereceram a vitória. O terceiro destaque vai para o triunfo do San Martín, que, em Burzaco, bateu no Central Ballester por 2×0 e agora é o terceiro colocado da
competição.

O Atlas, de General Rodríguez, fez 1×0 no Sportivo Barracas e também subiu na tabela. Para completar a rodada, o Yupanqui fez 3×1 no Múñiz; Juventud Unida e Claypole ficaram no 0x0; Argentino de Rosário fez 3×0 no Dep. Paraguayo e o Lugano recebeu o Cañuelas e perdeu por 1×0. A partida entre Centro Español e Victoriano Arena foi suspensa.

Classificação
Fénix: 49 pontos; Argentino de Quilmes: 49; San Martín Burzaco: 42; Riestra: 39; Centro Español: 37; Atlas: 37; Cañuelas: 35; Yupanqui: 35; Juventud Unida: 32; Argentino de Rosário: 27; Victoriano Arena: 26; Ituzaingó: 24; Dep. Muñiz: 23; Lugano: 22; Claypole: 22; Dep. Paraguayo: 20; Sportivo Barracas: 26; Central Ballester: 15.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − 4 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.