Arquivo

Acesso Metropolitano: Sarmiento e Colegiales seguem líderes da B Metropolitana

Héctor Cuevas comemora gol da vitória do Sarmiento sobre o Def. de Belgrano

Os grandes confrontos aparecem rodada após rodada nas categorias do acesso metropolitano. Na B Metro, Sarmiento e Colegiales venceram e se mantiveram na liderança; Estudiantes de Caseros, tropeçou. Na Primeira C, UAI Urquiza e Villa Dálmine apenas empataram, mas viram seus perseguidores tropeçarem na rodada e se mantêm numa briga bem particular pelo título. Na D, o Fénix, de Pilar, não dá mole para ninguém e segue absoluto na busca do título. No entanto, tudo pode ainda acontecer, já que segunda parte da temporada apenas começou e promete muito em 2012.

Primeira B Metropolitana

Cada vez mais acirrada a disputa pelas vagas do acesso na B Metro. Na rodada, os destaques foram dois: as vitórias de Colegiales e Sarmiento de Junín, ambas diante de adversários difíceis. Agora, dividem a ponta da tabela, já que o Estudiantes Caseros apenas empatou com o Comunicaciones, em Agronomía, e se afastou da liderança. Também vale menção à vitória do Platense sobre o Morón, em Vicente López. Com o triunfo, o Calamar volta a sinalizar que pode brigar por uma das vagas ou se classificar para o Reducido, o que já seria uma grande vantagem.

Em Munro, o Colegiales recebeu o Brown Adrogué e venceu por 2×0, com uma grande participação do artilheiro Vergara. Mas, a partida foi muito dura para o Cole, assim como mostrou o primeiro tempo de muita disputa de bola no meio-de-campo e das poucas chegadas das duas equipes. O equilíbrio foi predominante, embora o Cole tenha buscado mais a vitória do que o seu visitante. A equipe dirigida por Atilio Svampa voltou melhor para a segunda etapa e logo aos oito minutos abriu o placar com Ceresetto. Quatro minutos depois, o Brown perdeu Otermí, expulso pelo árbitro Ángel Bracco. A partir daí prevaleceu o jogo do Cole, que soube se tranquilizar e apostar no erro do Adrogué. Aos 25 minutos, chegou ao segundo gol em ótimo arremate de Vergara. Quando todos imaginavam que ele levantaria a pelota para a área, ele simplesmente surpreendeu o arqueiro Matinella com um arremate direto. O gol coroou o desempenho de Vergara, que, assim como Leguizamón Arce, foram os destaques do Colegiales no duelo.

No complemento da rodada, ontem em Bajo Belgrano, o Sarmiento de Junín bateu no Defensores por 1×0 e também permanece na liderança da competição. O gol da vitória ocorreu aos 20 minutos do segundo tempo. Triunfo que também mantém o Verde na liderança da B. Quem pensa em chegar nessa briga é o Platense. Em Vicente López, o Calamar venceu o Morón por 3×2 em uma típica exibição do Platense: saiu jogando com tudo, pressionando o rival, fazendo gols e, de repente, se submetendo a uma pressão incrível do rival. Mas venceu e agora deverá se deparar justamente com o Sarmiento, um dos líderes da competição.

Quem titubeou foi o Estudiantes Caseros, que apenas empatou em 0x0 com o Comunicaciones, em Nuevo Gasómetro. Ainda que o Cartero esteja em ótimo momento, é possível dizer que o Pincha tropeçou, pois nas decisões é que o pretendente à vaga precisa mostrar sua superioridade. Se não o fez diante do Cartero, poderá fazer diante do Colegiales, no próximo sábado, em Caseros. Demais resultados foram: San Telmo 1×2 Acassuso; Tristán Suárez 0x0 Armenio; Nueva Chicago 3×0 Barracas; Temperley 2×0 San Carlos; Almagro 0x0 Lamadrid.

Classificação
Sarmiento: 51 pontos; Colegiales: 51 pontos; Estudiantes: 49 pontos; Brown Adrogué: 44 pontos; Platense: 40 pontos; Comunicaciones: 39 pontos; Nueva Chicago: 36 pontos; Villa San Carlos: 36 pontos; Los Andes: 35 pontos; Almagro: 31 pontos; Flandria: 29 pontos; Armenio: 28 pontos; Def. Belgrano: 27 pontos; Dep. Italiano: 26 pontos; Acassuso: 26 pontos; Temperley: 25 pontos; San Telmo: 25 pontos; Barracas: 23 pontos; Dep. Morón: 22 pontos; Lamadrid: 18 pontos; Tristán Suárez: 17 pontos.

Primeira C

Os quatro primeiros da tabela não venceram na rodada. Villa Dálmine empatou com o Sacachispas em 1×1, atuando em casa; assim como o UAI Urquiza, que igualou no mesmo placar com o Justo Urquiza. Em situações como essa convém que os demais perseguidores se aproveitem de tantos vacilos. Contudo, também vacilaram. O Central Córdoba recebeu o Argentino de Merlo em Rosário e também ficou no 1×1. Já o Talleres de Remédios de Escaladase se deu mal em sua visita ao Midland: foi batido impiedosamente por 4×1. Com o resultado, o próprio Midland alcança a mesma pontuação do Talleres e entra na briga por vaga no Reducido.

Mesmo empatando em casa, UAI Urquiza e Villa Dálmine parece muito à frente de seus perseguidores. Estão numa briga à parte, entre eles. Os demais já sinalizam que brigam mais por participação no Torneio Reducido do que pelo título. Veja demais resultados: Dep. Español 0x2 Defensores Unidos; Liniers 2×0 Escursionistas; Berazategui 2×0 San Miguel; El Porvenir 1×0 Luján; Leandro Além 1×2 Dock Sud; Laferrere 3×0 Cambaceres.

Classificação
Universidad Urquiza: 46 pontos; Villa Dálmine: 43 pontos; Central Córdoba: 39 pontos; Talleres (R.E.): 36 pontos; Midland: 36 pontos; Laferrere: 35 pontos; Justo Urquiza: 33 pontos; Excursionistas: 31 pontos; Dock Sud: 30 pontos; Liniers: 30 pontos; Leandro Além: 29 pontos; El Porvenir: 27 pontos; Berazategui: 27 pontos; Def. Unidos: 27 pontos; San Miguel: 26 pontos; Argentino de Merlo: 26 pontos; Dep. Español: 24 pontos; Cambaceres: 23 pontos; Sacachispas: 21 pontos; Luján: 21 pontos.

Primeira D
O grande destaque da Categoria segue sendo o Fénix. Por mais que os perseguidores tentem não conseguem tomar a ponta do Blanquinegro de Pilar. Na rodada, foi o último a entrar em campo. Então o Riestra venceu o Ituzaingó por 1×0, assim como o Argentino de Quilmes que bateu por 4×3 no Ballester fora de casa. Esperaram pelo tropeço do Fénix, que atuaria fora de casa contra o Claypole. Não adiantou, o conjunto de Pilar não tomou conhecimento do rival e fez 3×0, o mesmo placar pelo qual venceu o Dep. Paraguayo, na rodada anterior, e parecido ao 3×1 que fez no Sportivo Barracas na primeira rodada do ano.

A consistência do Fénix impressiona pela forte marcação no meio e pela facilidade com o que chega ao arco dos rivais. A continuar assim e todos os demais clubes da Categoria lutarão apenas por uma vaga no Torneio Reducido. Veja os demais resultados: Atlas 1×0 Lugano; Centro Español 1×1 Argentino de Rosário; Dep. Muñiz 0x1 Cañuelas; Victoriano Arena 1×2 Juventud Unida; Sportivo Barracas 1×2 San Martin.

Classificação
Fénix: 42 pontos; Argentino de Quilmes: 37 pontos; Centro Español: 36 pontos; Riestra: 35 pontos; San Martín Burzaco: 33 pontos; Cañuelas: 32 pontos; Atlas: 30 pontos; Yupanqui: 29 pontos; Juventud Unida: 25 pontos; Victoriano Arena: 24 pontos; Ituzaingó: 23 pontos; Argentino de Rosário: 22 pontos; Claypole: 21 pontos; Dep. Paraguayo: 20 pontos; Lugano: 20 pontos; Dep. Muñiz: 20 pontos; Sportivo Barracas: 15 pontos; Central Ballester: 12 pontos.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

2 thoughts on “Acesso Metropolitano: Sarmiento e Colegiales seguem líderes da B Metropolitana

  • LEANDRO LITUANO

    Apenas uma pequena correção: O jogo entre Comunicaciones x Estudiantes Caseros , foi no estádio do SL , Nuevo Gasometro e não em Agronomia.Aliás foi fraco, assisti inteiro pela web…

  • Joza Novalis

    Você tem toda a razão, Leandro, valeu pelo toque. Também vi o jogo e realmente foi sofrível. O Comunicaciones está reformando sua cancha local, o que é uma pena, pois o time está em bom momento. O jogo em si, mesmo fraco, mostra o crescimento do Cartero e o tropeço do Pincha. Desculpe pelo deslize e obrigado pelo prestígio ao site. Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + 6 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.