Restando poucas rodadas para o fim de todas as Categorias do Acesso, alguns times já ficam suas garras na taça. Na B Metro, o Sarmiento está a cinco pontos do segundo colocado, restando somente cinco rodadas para o final. O mesmo ocorre com o Fénix de Pilar, que está a quatro pontos do vice-líder, restando somente quatro partidas para o fim. Este cenário não se repete na Primeira C, já que Villa Dálmine e Universidad Urquiza brigam cabeça a cabeça pelo título. Apenas um ponto separa as duas equipes e ambas ainda disputarão quatro partidas na competição.
Primeira B Metropolitana
Pouco a pouco vai se definindo o campeão da Categoria. O Sarmiento de Junín já está virtualmente com o título já que ostenta cinco pontos à frente do Estudiantes bonarense, o segundo colocado. Na rodada, o Verde apenas empatou em casa com o Flandria, o que não foi um bom resultado, mas que está longe de ser considerado um tropeço, já que a maioria de seus perseguidores também não se deu bem na rodada.
Se o Sarmiento está próximo do título isto se confirma não somente pela vantagem numérica sobre os rivais, mas pelo futebol sólido e consistente que apresenta na Categoria. Apesar disso, o Verde não se deu bem diante do Flandria, equipe que tem aprontado para alguns rivais nas últimas rodadas. E o Canário bem que poderia ter vencido em Junín. Após sair vencendo, o visitante sofreu o empate ainda no primeiro tempo. Contudo, assim que se iniciou a etapa complementar, logo no segundo minuto Hernan Parentini recolocou o Flandria na frente.
Isto ocorreu porque o atual líder da B Metro vive um momento de estafa, assim como a maioria de seus perseguidores. Ao mesmo tempo, equipes como o Flandria nem sempre tiveram que declarar verdadeiras guerras aos seus rivais para se manterem na luta pelo acesso. Desta forma, enquanto times como o Brown de Adrogué, Estudiantes e Colegiales parecem sem forças, outros times como o próprio Flandria se acertam justamente em momentos como esse.
Dentro de campo, foi este cenário o que se viu: um Sarmiento cheio de desfalques, sem o melhor de sua condição física e com jogadores “pedindo pelo amor de Deus” para que se encerrem logo essas disputas. Apesar disso, o Verde lutou muito e chegou ao empate aos 40 minutos do segundo tempo. O gol foi marcado por Lo Bianco, para a alegria e alívio dos torcedores no estádio Eva Perón. Com o resultado, o líder manteve cinco pontos sobre o Estudiantes, segundo colocado.
Na cancha do Armênio, o Estudiantes foi uma dos poucos perseguidores do líder que venceu na rodada. Fez 2×1 no conjunto local, com um gol de Edilio Cardoso aos 40 minutos do segundo tempo. O que mostra que a vitória também foi na base da luta e do sofrimento. O outro bom resultado foi o do Brown de Adrogué, que dá sinais de uma possível recuperação na competição. Atunado em casa, fez 2×1 no Barracas Central. Outros resultados foram: Temperley 1×0 Colegiales; San Carlos 0x2 Acassuso; Almagro 1×0 Nueva Chicago; Morón 0x1 San Telmo; Def. De Belgrano 1×1 Comunicaciones; Gral. Lamadrid 2×0 Los Andes; Platense 0x0 Dep. Italiano.
Classificação
Sarmiento: 73 pontos; Estudiantes: 68; Brown de Adrogué: 65; Colegiales: 64; Nueva Chicago: 59; Platense: 57; Comunicaciones: 51; Los Andes: 49; San Carlos: 49; Almagro: 47; Temperley: 44; Armenio: 43; Flandria: 41; Acassuso: 40; Italiano: 39; Def. Belgrano: 39; San Telmo: 38; Barracas Central: 36; Tristán Suárez: 32; Morón: 32; Lamadrid: 31.
Primeira C
Restando somente quatro rodadas para o fim da competição, Villa Dálmine e Universidad Urquiza protagonizam uma luta incessante e gloriosa pelo título. Somente um ponto separa as duas equipes, que praticamente disputam um torneio à parte em relação a seus outros rivais. Na rodada, o Urquiza fez 1×0 no Deportivo Español e passou a contar com o tropeço do Viola para reassumir a liderança da C. Porém, o líder não deu mole para o azar e também ganhou seu confronto pelo mesmo placar dois dias depois. Outro aspecto que o Viola teve de encarar foi justamente a pressão pela vitória, já que a perda da liderança no atual momento da competição poderia ser fatal. Com um gol de Damián Salvatierra o Viola despachou o Laferrere em Campana e se manteve à frente do Urquiza.
Outros resultados da rodada foram: Dock Sud 1×0 Talleres (RE); El Porvenir 0x0 Liniers; Deportivo Luján 2×0 Defensores Unidos; Sacachispas 0x0 Leandro Além; Central Córdoba 0x0 Excursionistas; Argentino de Merlo 0x1 Def. Cambaceres; San Miguel 1×1 Justo Urquiza; Berazategui 3×0 Midland.
Classificação
Villa Dálmine: 61 pontos; UAI Urquiza: 60; Central Córdoba: 53; Justo Urquiza: 52; Cambacers: 50; Dock Sud: 50; Talleres: 47; Laferrere: 47; Berazategui: 47; Excursio: 45; Midland: 43; Dep. Español: 41; Leandro Além: 40; Argentino de Merlo: 40; San Miguel: 40; Luján: 38; El Porvenir: 38; Def. Unidos: 36; Liniers: 35; Sacachispas: 31.
Primeira D
O líder Fénix segue não oferecendo nenhuma chance às possíveis surpresas da competição. Atuando em Pilar, o atual líder da Categoria fez 3×0 no Juventud Unida e se manteve com folga na ponta da D, restando somente quatro rodadas para o final da Competição. Fez muito bem em vencer, pois Argentino de Quilmes fez jogo de campeão contra o Argentino de Rosário e goleou por 4×1 diante de seus torcedores.
Porém, a grande surpresa da reta final segue a ser o Atlas de General Rodríguez. Com a vitória por 1×0 sobre o Cañuelas, fora de casa, o Marrón chegou à marca de 10 vitórias e um empate nos últimos 11 jogos. Uma marca impressionante para uma equipe que o FP apontava como favorita para o título, no início da temporada, mas que estranhamente demorou para mostrar a vitalidade que demonstra atualmente.
Restando poucas rodadas e com cinco pontos atrás do líder não está descartado que o Marrón ainda chegue ao título. Na verdade, a equipe só não está na liderança pela extraordinária campanha o Fênix e Argentino de Quilmes. Porém, essas equipes não podem sequer respirar nas ultimas rodadas, já que o Atlas chegou definitivamente na luta pelo título. Outros resultados: Dep. Múñiz 0x1 Sportivo Barracas; Claypole 2×2 Lugano; Central Ballester 1x0Dep. Paraguayo; Riestra 1×1 Victoriano Arenas; Yupanqui 4×3 San Martín Burzaco; Ituzaingó 0x1 Centro Español.
Classificação
Fénix: 63 pontos; Argentino de Quilmes: 59; Atlas: 58; Centro Español: 51; Riestra: 50; San Martín Burzaco: 49; Yupanqui: 45; Cañuelas: 44; Victoriano Arenas: 42; Juventud Unida: 39; Múñiz: 32; Argentino de Rosário: 30; Lugano: 29; Claypole: 28; Ituzaingó: 26; Ballester: 26; Dep. Paraguayo: 26; Sportivo Barracas: 24.
Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…
Originalmente publicado nos 25 anos, em 01/12/2019 - e revisto, atualizado e ampliado O ícone…
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
This website uses cookies.
View Comments
Achei que não teriamos mais esses post sobre os torneios de acesso. Somente neste sitio que eu encontro as informações sobre os times pequenos da argentina. Portanto seria legal que o autor não interrompesse essas informações pois não tem como eu possa ler em outros lugares. Na ultima semana entrei no sitio varias vezes e não vi essas informações. Tentem não deixar seus fieis leitores na mão. Um grande abraço.