Arquivo

Acesso Metropolitano: líderes vão se apresentando pouco a pouco

Jogada do gol do Urquiza, aos 44 do segundo tempo
Rodada a rodada vai se configurando a ponta da tabela de cada uma das categorias do acesso metropolitano. Na B Metro, o líder Brown de Adrogué e o Colegiales veem o Estudiantes Caseros se aproximar para uma disputa que até o momento parece não ter outros candidatos. Na Primeira C, a rodada foi de empates. Ainda assim o UAI Urquiza é o líder isolado, enquanto a briga pelo segundo posto segue acirrado. Na D, o Riestra é o líder, mas com apenas três pontos à frente do quinto colocado.

Primeira B Metropolitana

Com os resultados da oitava rodada, as equipes do Brown Adrogué e do Colegiales se mostram acima das demais, em termos de competitividade, e têm tudo para se distanciarem na tabela. Jogando em Adrogué, o Brown voltou a vencer; desta vez a boa equipe do Temperley por 3×1. Já o Cole derrotou o Flandria fora de casa por 1×0. O líder coloca quatro pontos sobre o Cole, enquanto este coloca dois pontos para o terceiro colocado, o Estudiantes, que no complemento da rodada venceu o Almagro por 1×0 em Caseros. O Calamar de Vicente Lopez é o quarto com dois pontos a menos.

O Brown não deu a menor chance para o Temperley jogando em Adrogué. Logo no oitavo minuto a equipe já fazia 1×0 com Guillermo Esteban. Antes do visitante se recompor já levava o segundo gol quatro minutos depois com o artilheiro Gastón Grecco. A partir daí a equipe praticou um jogo equilibrado e sem a preocupação com as mesmas goleadas de outras partidas. Ainda assim teve a chance de conseguir mais uma goleada, em razão das várias chances desperdiçadas de ampliar o marcador. Em campo estavam vários nomes do banco de reservas, já que Pablo Vicó resolveu descansar alguns dos titulares da equipe. O Temperley desconto aos 21 da segunda etapa e obrigou o conjunto local a se cuidar na partida. Aos 49 Fernando Enrique deu números finais ao placar. Uma vitória que demonstrou o quanto a equipe de Adrogué continua equilibrada, após perder a invencibilidade na rodada anterior. Agora está com quatro pontos à frente do segundo colocado.

Em outra exibição digna de equipe de chegada, o Colegiales foi à cancha do Canário e venceu por 1×0. O gol foi marcado logo aos 25 minutos da primeira etapa e deu tranquilidade para o Cole praticar o seu panejado domínio do campo e do adversário. O Flandria bem que tentou, mas não conseguiu dar profundidade a seus ataques em razão de se deparar com um adversário bem postado na cancha. Das oito partidas disputadas o Cole ganhou cinco, empatou duas e perdeu somente uma vez. O recado foi dado na partida frente ao Canário. Se alguém pretende vencer o Cole que marque seus gols primeiro. Caso ocorra o contrário, dificilmente vai reverte o placar.

Outro destaque vai para a para a sofrida vitória do Acassuso sobre o Nueva Chicago por 2×1, com o gol da vitória ocorrendo apenas aos 45 minutos do segundo tempo. Veja abaixo os demais resultados:

San Telmo 0x1 Comunicaciones; General Lamadrid 1×0 Morón; Armenio 0x0 Platense; Villa San Carlos 1×0 Sarmiento; Barracas Central 2×0 Defensores de Belgrano; Los Andes 2×0 Tristán Suárez.

Classificação:

Brown Adrogué: 21 pontos; Colegiales: 17 pontos; Estudiantes Caseros: 15 pontos; Platense: 13 pontos; Villa San Carlos: 13 pontos; Comunicaciones: 12 pontos; Acassuso: 11 pontos; Sarmiento: 11 pontos; Barracas Central: 11 pontos; Defensores de Belgrano: 11 pontos; Deportivo Armenio: 11 pontos; Los Andes: 10 pontos; Nueva Chicago: 9 pontos; Flandria: 9 pontos; Deportivo Morón: 8 pontos; Temperley: 8 pontos; Almagro: 7 pontos; Tristán Suárez: 7 pontos; General Lamadrid: 5 pontos; San Telmo: 4 pontos; Sportivo Italiano: 3 pontos.

Primeira C

A rodada da Primeira C foi marcada pelos empates. Foram sete empates e em apenas três partidas que uma ou outra equipe saiu vencedora. Os vitoriosos foram o Villa Dalmine que fez 2×0 no Argentino de Merlo, o J.J. Urquiza, que fez 1×0 fora de casa no Midland e o Talleres (RE), que venceu o Além por 2×0 também fora de casa.

O líder UAI Urquiza recebeu o Luján em sua cancha e não apresentou o mesmo futebol de outras jornadas. Porém, quando a equipe controlava bem a partida, foi surpreendida pelo gol do Luján aos sete minutos da segunda etapa. Então o conjunto local praticou um jogo mais ofensivo, em busca de virar o placar. Não venceu, mas empatou aos 44 minutos da segunda etapa de maneira agônica. Ainda assim o resultado foi bom para o líder, já que seus perseguidores também empataram na rodada. Um deles foi o Dock Sud, que atuou fora de casa frente ao Berazategui e empatou em 1×1. Já o Central Córdoba ficou no zero, também fora de casa, frente ao El Porvenir. Veja abaixo os demais resultados:

Excursionistas 0x0 Def. Cambaceres; Liniers 0x0 Def. Unidos; Deportivo Español 0x0 San Miguel; Laferrere 0x0 Sacachispas.

Classificação:

UAI Urquiza: 17 pontos; Central Córdoba: 13 pontos; Excursionistas: 13 pontos; Berazategui: 12 pontos; Midland: 12 pontos; Dock Sud: 11 pontos; Villa Dalmine: 10 pontos; J.J.Urquiza: 10 pontos; Deportivo Español: 9 pontos; Argentino de Merlo: 8 pontos; L.N.Além: 8 pontos; El Porvenir: 8 pontos; Talleres (RE): 8 pontos; Defensores Unidos: 7 pontos; Liniers: 7 pontos; Cambaceres: 7 pontos; Laferrere: 7 pontos; San Miguel: 5 pontos; Sacachispas: 5 pontos; Luján: 3 pontos.

Primeira D

Na rodada, o grande destaque vai para a vitória do Riestra sobre o Agentino de Quilmes fora de casa por 1×0. O que mantém o invicto Riesta na liderança da Primeira D. O vice-líder Fénix também é destaque por ter goleado em casa o Múñiz por 5×1.

Outra equipe que pouco a pouco se apresenta como um candidato ao acesso é o Atlas de General Rodríguez. Na rodada el Marrón goleou o Victoriano Arenas por 3×0. A equipe que é apontada como uma das favoritas da Categoria vinha de três empates e uma derrota até o momento. Porém o feito consagrador sobre o Arenas pode mudar as coisas em favor do Marrón. Dois outros encontros chamaram a atenção. Um deles foi a vitória do Ballester sobre o Yupanqui por 2×0 fora de casa. A dura partida foi decidia apenas no final, quando aos 37 e 44 minutos da segunda etapa o conjunto visitante marcou os seus gols. O outro encontro é destaque do ponto de vista negativo. No embate clássico entre San Martín Burzaco e Claypole o futebol deu lugar à violência dentro de campo. No final da partida, que ficou zerada no placar, três jogadores do Claypole e um do San Martín foram bem expulsos pelo árbitro. Veja abaixo os demais resultados:

Ligano 1×0 Centro Español; Argentino de Rosário 1×1 Barracas Bolívar; Juventud Unida 0x1 Deportivo Paraguayo; Cañuelas 2×0 Ituzaingó.

Classificação:

Riestra: 11 pontos; Fénix: 10 pontos; Argentino de Quilmes: 10 pontos; Cañuelas: 8 pontos; Centro Español: 8 pontos; Deportivo Paraguayo: 7 pontos; Claypole: 7 pontos; Atlas: 6 pontos; Argentino de osáio: 6 pontos; San Martín Burzaco: 6 pontos; Barracas Bolíbar: 5 pontos; Juventud Unida: 5 pontos; Yupanqui: 5 pontos; Victoriano Arenas; 5 pontos; Central Ballester: 4 pontos; Deportivo Múñiz: 4 pontos; Ituzaingó: 3 pontos.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + 18 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.