Arquivo

Acesso Metropolitano: equilíbrio aumenta, mas líderes mantêm ponta

Jogadores do Brown de Adrogué comemoram com G. Grecco gol da sofrida vitória aos 41 minutos do 2º tempo

Perto de terminar o primeiro turno no futebol metropolitano, algumas equipes vão se firmando na briga pelo acesso. Na B Metropolitana, o Brown Adrogué segue líder, depois de vencer no sufoco o Barracas Central, atuando diante de seus torcedores. A vice-liderança é do Colegiales, que passou pelo Temperley e contou com o tropeço do Estudiantes Caseros, que apenas empatou na rodada. Na Primeira C, a briga segue forte entre o Villa Dálmine e o UAI Urquiza. Para voltar a se isolar na ponta, a equipe de Villa Lynch venceu fora de casa o Deportivo Español e contou com o empate do Viola, que também atuou longe de seus domínios. Na primeira D, o Atlas de General Rodríguez é mais uma boa equipe que se junta ao Riestra, Fénix, San Martín e Argentino de Quilmes pela ponta da tabela.

Primeira B Metropolitana

Na Categoria, o equilíbrio segue forte, apesar de o líder Brown continuar a manter a liderança da competição. Foi com muito sofrimento que passou pelo Barracas Central por 1×0 e diante de sua torcida. O gol da vitória ocorreu apenas aos 41 minutos da etapa complementar. Não que a equipe não fizesse por merecer o triunfo, mas tudo indicava que o dia não era dos melhores para o líder. A importância do resultado é ainda maior, se considerarmos que o Tricolor irá folgar na próxima rodada. Como ampliou para quatro pontos sua distância para o segundo colocado, poderá descansar numa boa. Certamente o técnico Pablo Vicó vai tirar bom proveito da situação, já que é cada vez mais visível que a competente equipe de Adrogué parece saturada e precisa mesmo de um tempo para descansar e recompor seu elenco.

Quem poderia atrapalhar os planos do Brown era o Estudiantes Caseros. Atuando em casa, el Pincha apenas empatou com o Deportivo Armenio por 1×1. De certa forma o resultado não foi justo para o que produziram as duas equipes. Embora não estivesse no melhor dos seus dias, o conjunto da cidade de Caseros foi bem superior ao Armenio. Ao contrário do Pincha, o Colegiales soube tirar proveito do fator campo e bateu no Temperley por 2×0. Com o resultado o Cole retomou a segunda posição da tabela.

Outro destaque da rodada vai para a recuperação de algumas equipes na competição. Uma delas é o Sarmiento de Junín. O Verde vem de cinco vitórias nos últimos seis jogos, as duas últimas fora de casa, e com autoridade. Na rodada, bateu no Flandria por 2×0 fora de casa. O mesmo se pode afirmar do Nueva Chicago. O Torito conseguiu sua terceira vitória consecutiva na competição ao bater no Almagro por 2×1; a terceira vitória é um feito alcançado pela primeira vez na temporada. Pouco a pouco parece que as coisas andam se acertando em Mataderos. Quem conhece o clube sabe bem o quanto isso é raro e ao mesmo tempo decisivo para seus planos de acesso. Veja abaixo todos os demais resultados.

Acassusso 0x2 Villa San Carlos; Comunicaciones 0x1 Def. de Belgrano; Los Andes 1×0 General Lamadrid; Italiano 1×1 Platense; San Telmo 2×1 Morón.

Classificação:

Brown de Adrogué: 35 pontos; Colegiales: 31 pontos; Sarmiento: 30 pontos; Estudiantes: 30 pontos; Platense: 26 pontos; Los Andes: 25 pontos; Villa San Carlos: 24 pontos; Nueva Chicago: 22 pontos; Def. de Belgrano: 22 pontos; Deportivo Armenio: 22 pontos; Flandria: 20 pontos; Barracas Central: 19 pontos; San Telmo: 18 pontos; Temperley: 16 pontos; Almagro: 16 pontos; Acassuso: 15 pontos; Tristán Suárez: 13 pontos; Deportivo Morón: 12 pontos; Sportivo Italiano: 11 pontos; General Lamadrid: 9 pontos.

Primeira C

O grande destaque da rodada foi a vitória do líder Urquiza fora de casa sobre o Deportivo Español por 2×0. Juntamente com o El Porvenir, que bateu no Liniers por 1×0, o Urquiza foi dos únicos que venceu fora de casa na rodada. A Categoria já chegou à 15ª rodada, e restando apenas quatro para o fim do primeiro turno, o Universidad Urquiza continua mandando na Primeira C. Desde o início da competição que a equipe de Villa Lynch mantém a liderança. Em apenas uma oportunidade teve de dividi-la com o Villa Dalmine. Nesta rodada não teve dificuldades para bater no Deportivo Español em plena cancha de los Galegos. Enquanto isso, o seu perseguidor, Villa Dálmine, que também atuou fora de casa, não saiu de um empate de 2×2 com o Laferrere.

Das equipes que atuaram diante de seus torcedores, o destaque vai para o Midland. Na partida com o Berazategui perdia por 1×0 até os 29 minutos da etapa complementar. Então empatou o cotejo e virou aos 36 minutos. Com o resultado, a equipe da cidade de Libertad chegou ao 3º posto da competição, com quatro pontos atrás do líder. Veja abaixo os demais resultados da rodada:

Leandro Além 2×2 Sacachispas; Justo Urquiza 2×0 San Miguel; Defensores Unidos 1×0 Lujan; Cambaceres 1×1 Argentino de Merlo; Talleres 3×1 Dock Sud; Excursionistas 1×1 Central Córdoba.

Classificação:

UAI Urquiza: 32 pontos; Villa Dálmine: 30 pontos; Midland: 28 pontos; Central Córdoba: 27 pontos; Talleres (R.E.): 26 pontos; Justo Urquiza: 24 pontos; Excursionistas: 19 pontos; Laferrere: 19 pontos; Def. Cambaceres: 18 pontos; Liniers: 18 pontos; Dock Sud: 18 pontos; El Porvenir: 17 pontos; San Miguel: 17 pontos; Deportivo Español: 17 pontos; Berazategui: 16 pontos; Argentino de Merlo: 16 pontos; Defensores Unidos: 16 pontos; Sacachispas: 16 pontos; Leandro Além: 15 pontos; Luján: 8 pontos.

Primeira D

O Argentino de Quilmes retomou a liderança da Categoria ao vencer o Juventud Unida por 2×0, atuando em casa. El Mate ainda contou com vários tropeços de seus rivais e concorrentes diretos pela ponta. Um deles foi o empate de 1×1 entre Fénix e San Martín Burzaco. Outro foi o empate em zero entre Riestra e Centro Español.

Porém, os concorrentes à liderança da Categoria precisam conviver com a presença do Atlas, que finalmente chegou na disputa pelos primeiro postos da tabela. Na rodada, a equipe de General Rodríguez venceu o Ituzaingó fora de casa por 2×1. Mas não foi nada fácil. Depois de sair vencendo com um gol Gustavo Godoy aos 25 minutos de jogo, sofreu o empate do Ituzaingó aos 37 minutos do segundo tempo. Um minuto depois voltou a ficar na frente com o gol da vitória de Cesar Rodríguez. Desde o início da competição que todos esperavam pela forte presença do Atlas na disputa pela liderança. A equipe de General Rodríguez venceu o Torneio Reducido da temporada anterior e só não ascendeu à Primeira C porque o Sacachispas, seu adversário na promoción, possuía a chamada ventaja deportiva. Porém, não ter acessado uma categoria maior não impediu que o planejamento em General Rodríguez seguisse em alto nível. A começar pela continuidade do trabalho do excelente técnico Néstor Retamar. Veja abaixo os demais resultados da rodada:

Yupanqui 3×1 Lugano; Cañuelas 0x0 Argentino de Rosário; Deportivo Muñiz 2×2 Victoriano Arenas; Central Ballester 1×1 Barracas Bolívar; Claypole 2×1 De. Paraguayo.

Classificação:

Argentino de Quilmes: 23 pontos; Centro Español: 22 pontos; San Martín: 21 pontos; Fénix: 20 pontos; Atlas: 19 pontos; Riestra: 19 pontos; Cañuelas: 17 pontos; Victoriano Arenas: 16 pontos; Barracas Bolívar: 15 pontos; Argentino de Rosário: 15 pontos; Juventud Unida: 14 pontos; Claypole: 14 pontos; Dep. Paraguayo: 13 pontos; Yupanqui: 13 pontos; Lugano: 13 pontos; Ituzaingó: 11 pontos; Deportino Muñiz: 9 pontos; Central Ballester: 7 pontos.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + dezessete =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.