Categories: Arquivo

Acesso Metropolitano: A briga pela liderança agita todas as Caterorias do Acesso

Jogadores do Villa Dálmine (Primeira C) comemora a difícil vitória na cancha do Leandro Além

Na rodada, o que ficou em destaque foi a intensificação da briga em todas as Categorias do acesso metropolitano. Na B Metro, Estudiantes e Sarmiento de Junín trocam de posição constantemente na liderança. Ao seu perseguidor tradicionla, o Colegiales, se somam outras equipe, como Platense e Nueva Chicago, o que fará com que sobre emoções nas rodadas finais. Na Primeira C, O Urquiza e Villa Dálmine seguem o mesmo roteiro e têm no Justo Urquiza e no Central Córdoba uma tímida ameaça à sua briga particular até aqui. Na D, Fénix e Argentino de Quilmes seguem o mesmo roteiro de troca de liderança. A seus tradicionais perseguidores, como Riestra e Centro Español, têm agora a chegada perigosa do Atlas de General Rodríguez, equipe perigosa e com grande sede de acesso.

Primeira B Metro

O destaque da rodada vai para três times, Estudiantes Caseros, Nueva Chicago e Platense. O Pincha retomou a liderança ao bater no Morón, fora de casa, por 2×1; o Chicago fez 3×2 no Comunicaciones em Mataderos, enquanto o Platense venceu o Los Andes por 2×0 em Vicente Lópes.

Atuando em Mórón, o Estudiantes não teve dificuldades para vencer o Gallo Morón por 2×1 em duelo tranquilo para o Pincha. Desde os primeiros minutos, o visitantes fez valer a sua maior categoria diante de um Morón assustado e preso em seu próprio campo de defesa. Após Yassogna acertar a trava do porteiro local, foi a vez de Scamporrino fazer um belo gol e abrir o marcador. Sem tempo para reação, o Morón levou o segundo 11 minutos depois com Yassogna.

Daí até o final do jogo foi o filme de sempre para a hinchada do Morón: o time atacava, tentava sufocar o rival, mas sempre pecava tanto no passe final quanto na definição de jogadas. Ainda assim, descontou aos 40 minutos da etapa complementar com um tento de Damián Akerman. Mas foi insuficiente, pois a vitória foi mesmo do conjunto de Caseros.

Em Vicente López, o Platense fez mais uma partida em casa e venceu o Los Andes por 2×0. Foi a sexta vitória seguida do Calamar diante de seus torcedores. Mesmo atuando sem sua referência de área, Adrián Lamanna, o Marrón foi superior ao rival; talvez graças a Jonathan Zacaria, o homem do jogo. Depois de uma boa chegada com Molina aos 10, Zacaría se apresentou bem no ataque aos 24 minutos e abriu o placar do duelo.

Na etapa complementar, quando o rival parecia desejar a igualdade, Carneiro deu números finais ao embate ao anotar 2×0 para o Platense. Agora o Calamar tem 10 pontos a menos que o líder Estudiantes; só que tem uma partida a menos. Restam nove rodadas para se conhecer o campeão da Categoria. Em Vicente López, todo mundo acha que ainda dá.

Em Mataderos, o Chicago recebeu o Comunicaciones para um duelo bem mais difícil que o do Platense. O Cartero é o tipo de equipe que gosta de tratar o jogo no setor de meio-de-campo. Abriu 3×0 com três gols de Cristián Alfaro. Aos cinco minutos, o Torito abriu o placar; aos 25, já tinha feito 3×0 no rival. Um início extraordinário, mas que não teve continuidade. Pouco a pouco o Cartero se encontrou no duelo e foi muitas vezes superior ao Chicago. Aos 29 descontou com Zacaría. Com o ingresso de Staino, o Cartero ficou ainda melhor. Logo aos quatro ele fez o segundo tento da equipe de Agronomía. Então, a partida ganhou contornos de um drama desnecessário para o Nueva Chicago. Por muito pouco a equipe não levou o terceiro gol. Mas ficou mesmo na vitória dos locais. Com o triunfo, o Torito manteve a quinta colocação do torneio e segue na briga pelo acesso direto.

Em Junín, o Sarmiento recebeu o Brown de Adrogué para uma batalha previamente anunciada como dificílima. E foi o que aconteceu. Depois de um jogo muito equilibrado, Ariel Otermín abriu o placar para o visitante aos 41 minutos. De pênalti, Roberto Tucker igualou quantro minutos depois. O Verde se animou e virou o marcador aos 10 da etapa complementar com Andrizzi. A partir daí foi uma sucessão de gols perdidos pelo Verde. Ao tentar empatar, o Brown deixava espaços para o Verde matar a partida. Entre as chances teve duas bolas na trave do arqueiro visitante. Não fez o gol e levou um, o de empate, a um minuto do final com Martín Minadevino. Um resultado justo para o que fizeram as duas equipes. Contudo, ruim para ambas; para o Sarmiento, porque perdeu a liderança para o Estudiantes; para o Brown, porque perdeu mais uma chance de tirar pontos preciosos dos dois ponteiros.

Demais resultados: Temperley 2×0 Flandria; Defensores de Belgrano 0x0 Acassuso; Tristán Suárez 3×0 Sportivo Italiano; Villa San Carlos 1×0 Barracas Central; GRAL. Lamadrid 2×4 Dep. Armenio; Almagro e San Telmo foi suspenso para 18 de abril.

Classificação

Estudiantes: 64 pontos; Sarmiento de Junín: 62; Colegiales: 60; Brown de Adrogué: 57; Nueva Chicago: 56; Platense: 54; Comunicaciones: 46; Los Andes: 44; Villa San Carlos: 44; Armenio; 42; Almagro: 39; Temperley: 37; Flandria: 37; Acassuso: 36; Sportivo Italiano: 35; Barracas Central: 32; Morón: 31; San Telmo: 30; Def. de Belgrano: 30; Tristán Suárez: 28; General Lamadrid: 27.

Primeira C

Destacamos três vitórias na rodada. A do líder Urquiza, a do Villa Dálmine e a do Deportino Español. Das três equipes, apenas o Villa Dálmine atuou fora de casa, o que aumenta o destaque ao Violeta. Já a decepção ficou po conta de duas equipes, o Central Córdoba e Justo Urquiza. Ambas atuaram fora de casa e perderam por 2×0 para os seus rivais.

Longe de ser a equipe equilibrada e regular de quase todo o campeonato, o Universidad Urquiza recebeu o Berazategui em Vila Linch e não titubeou, fez 2×0 e manteve-se na liderança da quarta divisão argentina. Os gols foram anotados por Jonathan Recchia, no segundo minuto de jogo, e por Héctor Amarilla, aos 21 do primeiro tempo. Uma partida resolvida logo no início e que foi tranquila para o líder da competição. Porém, o Funebreo esperava que o Villa Dálmine tropeçasse contra o Leandro Além para ficar tranquilo na ponta da tabela.

Contudo, não foi o que aconteceu. Atuando em General Rodríguez, o Violeta venceu por 1×0 com um gol de “Polaco” Sánchez aos 32 minutos da etapa complementar. O jogo em si foi muito ruim. O visitante não jogou bem, assim como o conjunto local. O primeiro tempo foi de dar sono, pois ninguém chegou com efetivo perigo ao arco rival. O segunto tempo não foi nada diferente. Porém, com a entrada de Renzo Pérez aos 20 minutos do segundo tempo, o Viola melhorou um pouco o seu desempenho. Muito pouco, mas suficiente para abrir o marcador e levar a vitória para Campana. Com o triunfo, o Viola quebra a série de quatro jogos sem vencer. Além disso, não permitiu ao líder Urquiza que se distanciasse na tabela. Já na próxima rodada, poderá passar o Funebreo, uma vez que as equipes se encontram em Campana para o que promete ser uma espécie de final da Categoria.

Decepcionantes foram Central Córdoba e Justo Uirquiza. Atuando em Berazategui, o Charrúa demonstrou mais uma vez a sua pouca eficiência como visitante. Após levar o primeiro gol logo no primeiro minuto, o conjunto de Rosário não conseguiu reagir e ainda levou o segundo no início da etapa complementar. A equipe dirigida por “El Negro” Palma já soma cinco partidas sem uma vitória. Na rodada, poderia ter sido ultrapassada pelo Justo Urquiza. Com chances real de ficar em terceiro lugar na tabela, o Justo Urquiza foi a Zárate de perdeu de 2×0 para o Defensores Unidos. É a segunda vez seguida que a Celeste de Caseros tem a chance de passar à frente do Central Córdoba, mas falha, o que demonstra a pouca personalidade da equipe nas horas decisivas.

Um resultado que chama a atenção foi a vitória do Deportivo Español por 2×1 sobre o El Povernir em casa. É a quarta vitória dos Gallegos nos últimos sete jogos. Assim, o tradicional clube da colônia espanhola na Argentina vai dizendo adeus ao descenso para a quinta divisão.

Demais resultados foram: Liniers 0x1 Argentino de Merlo; Excursionistas 1×1 LujánMidland 0x0 Dock Sud; Talleres (RE) 0x1 San Miguel; Cambaceres 1×0 Sacachispas.

Classificação

UAI Urquiza: 56 pontos; Vila Dálmine: 55; Central Córdoba: 48; Justo Urquiza: 48; Talleres: 47; Excursionistas: 44; Laferrere: 44; Dock Sud: 44; Midland: 42; Def. Cambaceres: 41; Berazategui: 38; San Miguel: 38; Deportivo Español: 38; Argentino de Merlo: 37; El Porvenir: 35; Lenadro Além: 35; Def. Unidos: 35; Dep. Luján: 32; Liniers: 31; Sacachispas: 27.

Primeira D

Das equipes que disputam o título, somente Centro Español e San Martín Burzaco decepcionaram. O Gallego foi mandante no zero a zero diante do Ballester. Já o San Martín, atuou em Burzaco e ficou no 1×1 com o Cañuelas. O Argentino de Quilmes, atual vice-líder, venceu o Yupanqui como visitante por 3×2 e manteve-se a cinco pontos do terceiro colocado. O Atlas de General Rodríguez fez 2×0 no Deportivo Múñiz e pouco a pouco se aproxima da liderança da Categoria; está a cinco pontos do segundo e oito pontos do líder da competição.

O Fénix deu uma demonstração de força ao vencer fora de casa ao Lugano por 4×0. Já o Riestra sofreu, mas ganhou do Club Argentino, em Rosário. O Fénix de Pilar não parece disposto a complicar seu caminho rumo ao título da D. Já o conjunto de Bajo Flores, o Deportivo Riestra, ainda sonha com o acesso direto, o que não é nada menos do que se tornar o campeão da Categoria. Só que, para tanto, precisará vencer suas partidas sem o sofrimento comum nos últimos confrontos. A oito pontos do líder Fénix, “los Malevos de Pompeya” têm uma tabela difícil e decisiva ao menos para as duas próximas partidas, quando enfrenta o Atlas, em Bajo Flores, e o Centro Español, como visitante. Ou seja, precisará de muito fôlego para bater em uma equipe em ascensão e em outra que é uma das melhores da Categoria. Outros resultados: Juventud Unida 2×1 Ituzaingó; Victoriano Arenas 2×3 Claypole.

Classificação

Fénix: 56 pontos; Arg. de Quilmes: 54; Atlas: 49; Riestra: 48; Centro Español: 47; San Martín Burzaco: 47; Yupamqui: 41; Cañuelas: 40; Juventud Unida: 38; Victoriano Arenas: 32; Argentino de Rosário: 29; Dep. Múñiz: 29; Ituzaingó: 26; Claypole: 26; Lugano: 24; Dep. Paraguayo: 23; Central Ballester: 20; Sportivo Barracas: 17.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

View Comments

Recent Posts

Elementos em comum entre Huracán e Vélez, que revivem a “final” de 2009

Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…

1 mês ago

Do bairro para o mundo: há 30 anos, o Vélez vencia seu Mundial, sobre o Milan

Originalmente publicado nos 25 anos, em 01/12/2019 - e revisto, atualizado e ampliado O ícone…

2 meses ago

O Papa é Copa: 10 anos da canônica Libertadores do San Lorenzo

"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…

5 meses ago

Apostas no Futebol: crescimento e oportunidades internacionais

As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…

5 meses ago

Elementos em comum entre River Plate e Talleres, bases da seleção de 1978

A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…

5 meses ago

Relembre Mario Kempes, que hoje faz 70 anos

Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…

6 meses ago

This website uses cookies.