Arquivo

Acesso do Interior: Ramón Santamarina dá um recado ao Boca; no Argentino B, o Chaco For Ever respira forte e dá um sinal de vida

Ramón Santamarina consegue triunfo incrível ao virar difícil partida sobre o Cipolletti nos últimos minutos

No retorno do acesso do interior um show de emoções. No Torneio Argentino A, o destaque vai para o triunfo do Crucero del Norte, na Zona norte, e do Ramón Santamarina e Douglas Haig, na Zona Sul. A decepção fica por conta do Talleres de Córdoba, que a cada dia fica mais distante de seu retorno à B Nacional. No Torneio Argentino B, o site Futebol Portenho saúda a possível recuperação de um clube histórico do futebol local: o Chaco For Ever, que finalmente sinaliza que pode trilhar seu merecido caminho de volta para o futebol de elite argentino.

Torneio Argentino A

Zona Norte

O destaque do retorno da temporada vai para o Crucero del Norte, que bateu no Central Norte por 3×1 e manteve a liderança isolada competição. O Colectivo ainda contou com os tropeços de seus dos principais perseguidores: o San Martín Tucumán e o Tiro Federal de Rosário. O San Martín atuou em Tucumán e não saiu do empate em dois gols contra o Alumni de Villa María. O mesmo ocorreu com o Tiro Federal, que em Rosário não saiu do zero contra o Central Córdoba de Santiago del Estero.

Na parte de baixo da tabela, quem se deram bem foram o Libertad Sucnhales e o Sportivo Belgrano de San Francisco. O Libertad goleou o Racing de Córdoba por 4×1, em Sunchales; enquanto o Sportivo Belgrano fez 3×1 no Unión Sunchales, em San Francisco. A decepção da rodada fica por conta do Talleres de Córdoba, que apanhou feio do Gimnasia y Tiro de Salta, em Córdoba por 4×2. Com o resultado, o tradicional Talleres fica cada vez mais distante de uma classificação direta á próxima fase do torneio. Vale lembrar que se for para a Reválida (torneio reclassificatório), dificilmente os tallarines se darão bem, já que a reválida da Zona Norte do Argentino A é tida como a mais difícil de todo o futebol de ascenso da Argentina.

Classificação
Crucero del Norte: 32 pontos; San Martín Tucumán: 28 pontos; Tiro Federal: 28 pontos; Juventud Antoniana: 26 pontos; Central Córdoba de Santiago del Estero: 26 pontos; Racing de Córdoba: 26 pontos; Gimnasia y Tiro: 25 pontos; Central Norte: 24 pontos; Talleres de Córdoba: 23 pontos; Sportivo Belgrano de San Francisco: 23 pontos; Libertad Sunchales: 21 pontos. Unión Sunchales: 15 pontos; Alumini de Villa María: 10 pontos.

Zona Sul

Na Zona Sul, as equipes parecem vitimadas pelo forte trabalho pós-período de férias. O Douglas Haig sofreu muito para bater por 2×1 no Juventud Unida, com um gol de Defrancesco aos 48 minutos da etapa complementar. O resultado foi excelente para os Rojinegros, que reassumem a liderança isolada da competição. Para isso, contou também com o tropeço do Defensores de Belgrano de Villa Ramallo, que apenas ficou no 1×1 com o Rivadávia, em Lincoln; resultado que deixa o Defensores na segunda posição.

O terceiro colocado agora é o Racing, que bateu no fraco CAI de Comodoro Rivadávia por 2×0, em Olavarría. Porém, a partida foi extremamente difícil para o conjunto local, que só consolidou sua vitória com um gol de Matías Ordozgoiti aos 38 minutos da segunda etapa. Na parte de baixo da tabela, o Huracán Tres Arroyos venceu por 1×0 o Gimnasia de Concepción del Uruguay, enquanto o Unión fez 2×1 no Deportivo Maipu, em Mar del Plata.

O grande destaque da rodada fica para a vitória e o momento do Ramón Santamarina. O Aurinegro vive a expectativa do duelo contra o Boca Juniors pela Copa da Argentina. Ainda assim, não titubeou e venceu o Cipolletti de virada por 3×2. Os visitantes chegaram ao primeiro gol logo no iníco da partida, com o goleador Leonardo Abálsamo. Apenas no início do segundo tempo que o conjunto local chegou ao empate com um gol de Negri. Em seguida, teve a oportunidade de virar o cotejo com um pênalti desperdiçado por Henry Sáenz, que mandou a pelota no travessão do arqueiro aurinegro. Ainda assim o Cipolletti virou o cotejo aos 25 minutos com Medina. Então, pouco a pouco o conjunto local viu o visitante crescer em campo, motivado talvez pelo momento na Copa Argentina. E não deu outra: depois de muito sufoco, Agudiak empatou, aos 43, e Ocaño virou para o Santamarina um minuto depois. Com o resultado, o Ramón Santamarina mantém a quarta posição da tabela. Mais que isso, deu um aviso ao Boca Juniors de como se encontra a sua alma aurinegra e lutadora.

Classificação
Dougla Haig: 30 pontos, Defensores de Belgrano de Villa Ramallo: 28 pontos; Racing de Olavarría: 28 pontos; Ramón Santamarina: 27 pontos; Deportivo Maipú: 24 pontos; Unión Mar del Plata: 24 pontos; Huracán Tres Arroyos: 24 pontos; CAI de Comodoro Rivadávia: 19 pontos; Cipolletti: 19 pontos; Rivadávia de Lincoln: 19 pontos; juventude Unida: 18 pontos; Gimnasia y Esgrima de Concepción del Uruguay: 15 pontos.

Torneio Argentino B

Com uma difícil vitória por 1×0 em casa sobre o Sarmiento de Resistência, o Chaco For Ever é um dos destaques do retorno do Torneio Argentino B. Com o resultado, o tradicional clube do interior argentino chega à liderança da Zona 6 do torneio, talvez a mais difícil de todo o Argentino B. E o melhor ainda foi que o triunfo ocorreu no clássico zonal diante do forte e organizado Sarmiento, uma espécie de pedra no sapato do For Ever. Um bom sinal de vida para o Chaco, clube que há muitas décadas precisa derrubar uma crise por dia para sobreviver.

Jogadores do Chaco For Ever comemoram vitória sobre rival Sarmiento e soltam grito de alívio

Zona 1
Resultados: Deportivo Roca 3×2 Huracán (CR); Jorge Newbery 1×0 Cruz del Sur; Boca Río Gallegos 2×1 Racing Trelew; Atl. Maronese 1×0 Dep. Madryn.

Classificação: Boca Juniors: 38 pontos; Dep. Roca: 32 pontos; Dep Madryn: 24 pontos; Cruz del Sur: 24 pontos; Jorge Newbery: 17 pontos; Atl. Maronese: 15 pontos; Racing: 11 pontos.

Zona 2
Resultados: Bella Vista 1×0 Ferrocarril Sud; Omce Tigres 2×1 Independiente de Tandil; Grupo Universitario 1×2 illa mitre; Alvarado 0x2 Linieres Bahía Blanca.

Classificação: Once Tigres: 31 pontos; Alvarado: 30 pontos; Villa Mitre: 25 pontos; Bella Vista: 25 pntos; Grupo Universitario: 22 pontos; Ferrocarril Sud: 21 pontos; Linieres: 20 pontos; Independiente Tandil: 14 pontos.

Zona 3
Resultados: El Linqueño 1×0 Atl. San Jorge; Jorge Newbery Venado Tuerto 0x0 Sportivo Las Parejas; La Emilia 0x1 Juventud Unida (G).

Classificação: El Linqueño: 24 pontos; Sportivo Las Parejas: 21 pontos; Jorge Newbery: 20 pontos; Juventud Unida (Gualeguaychu): 20 pontos; Atl. San Jorge: 16 pontos; Alvear FC: 16 pontos; La Emilia: 16 pontos.

Zona 4
Resultados: Sportivo Atenas 1×2 Estudiantes Río Cuarto; Sarmiento (SE) 0x0 Deportivo Posse; Sarmiento Bell Ville 2×1 Mitre de Santiago del Estero.

Classificação: General Paz Juniors: 28 pontos; Mitre: 21 pontos; Estudiantes: 21 pontos; Sarmiento de La Banda de Santiago: 20 pontos; Sarmiento Bell Ville: 18 pontos; Deportivo Posse: 16 pontos; Sportivo Atenas: 11 pontos.

Zona 5
Resultados: Atl. Paraná: 3×0 Tiro Federal de morteiros; 9 de Julio (M) 3×1 Bem Hur; 9 de Julio (Rafaela) 2×0 Defensores de Pronunciamento; Atl. Colegiales 2×2 Sportivo Las Heras.

Classificação: 9 de Julio Morteros: 31 pontos; Atl. Paraná: 29 pontos; Colegiales: 24 pontos; Bem Hur: 23 pntos; Las Heras: 22 pontos; 9 de Julio (R): 20 pontos; Def. de Pronunciamento: 17 pontos; Tiro Federal: 16 pontos.

Zona 6
Resultados: General San Martín: 2×1 Guaraní Antonio Franco; Chaco For Ever: 1×0 Sarmiento de Resistência; Brow Posadas 1×1 Sportivo Patria.

Classificação: Chaco For Ever: 25 pontos; Guaraní Antonio Franco: 21 pontos; Sarmiento: 21 pontos; Sp. Patria: 21 pontos; San Martín: 20 pontos; Brown Posadas: 15 pontos; Textil Mandiyu: 12 pontos.

Zona 7
Resultados: Gimnasia Mendoza: 5×0 Sportivo del Bono; Unión Villa Krauser 4×2 Juventud Alianza; Atl. Trinidad 0x1 Huracán Las Heras; San Martín 0x0 Guaymallén.

Classificação: San Martín: 31 pontos; Guaymallén: 28 pontos; Unión: 27 pontos; Gimnasia: 25 pontos; Huracán Las Heras: 19 pontos; Alianza: 19 pontos; Trinidad: 16 pontos; Sportivo del Bono: 14 pontos.

Zona 8
Resultados: Villa Cubas 1×2 San Jorge Tucumán; Atl. Concepción: 3×0 Talleres Perico-Jujuy; Altos Hornos Zapla: 1×1 Atl. Policial.

Classificação: Talleres: 23 pontos; Atl. Concepción: 22 pontos; San Jorge: 22 pontos; Atl. Policial: 20 pontos; Atl. Concepción Tucumán: 18 pontos; Altos Hornos Zapla: 16 pontos; Villa Cubas: 14 pontos.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.