O grande destaque da rodada do Undecagonal foi o triunfo do Crucero del Norte sobre o Ramón Santamarina, em Tandil. O Colectivero foi às montanhas do sul e fez 2×0 no conjunto local. Em Santiago del Estero, o Central Córdoba local obteve uma grande vitória sobre o Racing de Olavarría e se mostra vivo na competição. Na Reválida, os destaques são dois: o triunfo do Libertad Sunchales sobre o Alumni em Villa María, e o Central Norte, que no clássico de Salta fez 3xo no Juventud Antoniana.
Ramón Santamarina 0x2 Crucero del Norte
Chocante é a palavra que define a postura do Crucero del Norte, em Tandil, e diante de um dos melhores conjuntos do Torneio Argentino A. Uma postura de quem quer ser a protagonista de sua própria história e deixar a ajuda da sorte para os fracos. Atuando diante de um estádio lotado e frente a um adversário que até o Boca Juniors aprendeu a respeita na Copa Argentina, o Colectivero fez 2×0 e poderia ter saído de Tandil com uma goleada histórica.
Após perder inúmeras chances de gol, e sendo algumas delas inacreditáveis, a equipe de Missiones abriu o placar aos 42 do primeiro tempo com uma forte cabeceada de Leandro Martínez. No segundo tempo, o Ramón Santamarina só se deu conta do reinício do duelo quando o Colectivero já havia chegado com perigo por duas ou três vezes. Então, a vontade de buscar o resultado foi de encontro à postura dos missioneros de se resguardar em seu campo de defesa e contra-atacar, quando possível.
E até que o Santamarina criou boas chances para igualar o marcador. Porém, aos 43 do segundo tempo, o grande nome da partida, Fernando Márquez, fez uma jogada de cinema e matou a partida com um golaço. O triunfo leva o Colectivero à liderança da fase decisiva do Argentino A, já o Santamarina, fica na última posição.
Central Córdoba de Santiago del Estero 3×2 Racing de Olavarría
Outro grande confronto ocorreu em Santiago del Estero. No palco, um Central Córdoba que precisava vencer, para manter-se vivo na competição, e um Racing de Olavarría que estava na mesma situação e que também lutava para continuar com chance de classificação.
Curiosamente foi o Racing quem procurou a vitória no início. Valendo-se da insegurança dos locais, os visitantes chegaram varias vezes com chances reais de fazer o gol. Não fizeram e viram Maximilliano Badell abrir o placar para os locais, aos 46 minutos.
Longe de se abater, o Racing foi buscar o resultado e o conseguiu aos 15 da etapa complementar, com Valente. Então, o Central Córdoba se deu conta de que precisava sair para o jogo. O duelo ficou aberto e empolgante. Só que dois minutos depois da igualdade, o visitante passou à frente com um gol de Dawin Barreto. Então, aquela história: quem está na frente recua e espera pela pressão de quem está perdendo. De jogo aberto que estava, o duelo virou uma espécie de ataque contra defesa. Então, apareceu Garcia Lorenzo para empatar aos 33 minutos. A pressão continuou e a três minutos do fim, novamente o artilheiro Dawin Barreto foi às redes e deu a vitória para a equipe de Santiago del Estero. O Racing é agora um dos últimos colocados.
Racing 1×1 Talleres de Córdoba
30 mil pessoas foram ao Mários Kempes para ver o clássico local entre Racing e Talleres. Falar assim dá uma dimensão do quanto “La T” é hoje uma equipe muito distante dos seus tempos de glória. Mas o fato é que o próprio jogo reproduziu essa realidade atual, já que a igualdade no duelo foi sua principal marca.
Com ambas as equipes precisando da vitória, o Racing se apresentou um pouco mais à frente para buscar o gol. Porém, quem abriu o placar foi o Talleres.E foi aos 27 minutos, com um de seus principais homens: Carabajal. As coisas se complicaram ainda mais para o Racing, já que aos 42 minutos perdeu Lucas Oviedo.
Ainda assim, a Academia deu demonstrações de que poderia chegar à vitória, caso não atuasse por todo o segundo tempo com um homem a menos. Pressionou “La T” e, após algumas invertidas de sucesso, chegou ao empate aos 27 do segundo tempo, com Vilchez. Longe de se acomodar, o Racing tentou a vitória bem mais do que o rival de Córdoba. Gerou situações para virar a partida e, se conseguisse, não seria desmerecido. Mas, no final, “La Arcade” cansou e, assim como “La T”, levou o duelo para a meia cancha, tornando-o menos vibrante e mais burocrático.
Sportivo Belgrano de San Francisco 1×1 Defensores de Belgrano de Villa Ramallo
O Verde de San Francisco recebeu em casa o então líder do Undecagonal e por muito pouco não sofreu uma derrota diante de seus torcedores. Os dois tempo foi do Defensores, principalmente o segundo, em que se os visitantes não fizeram nenhum gol, praticamente alugaram metade do campo de jogo e prenderam o conjunto local na sua defesa.
O mais impressionante é que o Verde saiu na frente logo aos 45 segundos de jogo, com um gol de Arióstegui. Porém, o máximo que o Sportivo Belgrano conseguiu com o tento foi impedir o domínio do visitante de Villa Ramallo. O embate ficou quase em pé de igualdade, mas com ligeira vantagem para o visitante. Por isso, a igualdade ocorreu aos 38 minutos ainda do primeiro tempo, com Nícolas Bianco.
O segundo tempo, como dissemos, foi de um surpreendente granate. Juan Ceballos e Franco Olego foram dois dos principais responsáveis pela superioridade do visitante. Ceballos no meio e Olego fazendo tanto o meio-de-campo quanto o ataque. Juntos, infernizaram a defesa do Verde, assim como o têm feito com todas as defesas adversárias. Ao fim da segunda etapa foi mantido o placar dos 45 minutos iniciais; placar que ficou de bom tamanho para o Sportivo Belgrano, equipe que raramente sofre em sua cancha o domínio de uma equipe rival.
San Martín Tucumán 2×1 Unión Mar del Plata
Na Ciudadela, O San Martín recebeu o Unión Mar del Plata para uma partida duríssima e que só foi vencida no coração pelo Santo.
Depois de um primeiro tempo em que a disposição das equipes foi maior que a qualidade técnica, o jogo pegou fogo nos 45 minutos finais. logo no primeiro minuto, o visitante abriu o marcador com Facundo Vega, que seria um dos expulsos da tensa partida, no final. A partir disso, o San Martín foi melhor. Com um homem a mais no ataque do que o costume da equipe, o Santo encontrou na etapa complementar uma maneira de se fazer atuante no ataque. Porém, até agora parece não ter se encontrado na definição das várias chances de gol desperdiçadas.
O Unión, por outro lado, pensava apenas em defender o placar que lhe era favorável. Ficou plantado atrás esperando por uma chance para matar a partida. Aso 37, depois de várias tentativas no ataque, finalmente o Santo deu a merecida alegria à sua massa torcedora. Chegou a tento da vitória com Hernán Mattiuzzo.
Na rodada, o Douglas Haig folgou.
Classificação
Crucero del Norte: 9 pontos; Defensores de Belgrano de Villa Ramallo: 8 pontos; Talleres: 7 pontos; San Martín Tucumán: 6 pontos; Central Córdoba de Santiago del Estero: 6 pontos; Sportivo Belgrano de San Francisco: 5 pontos; Douglas Haig: 4 pontos; Unión Mal del Plata: 4 pontos; Racing de Olavarría: 3 pontos; Racing de Córdoba: 2 pontos; Ramón Santamarina: 1 ponto.
Fase Reválida – Zona Norte
Na rodada, o grande destaque vai para o líder Libertad Sunchales, que foi a Villa María e goleou o Alumni por 4×1. Outro que se deu bem foi o Central Norte, que fez 3×0 no Juventud Antoniana, atuando como visitante no clássico de Salta. Completou a rodada a vitória de 1×0 do Unión sobre o Gimnasia y Tiro, em Sunchales.
Classificação
Lebertad Sunchales: 10 pontos; Central Norte: 6 pontos; Unión: 5 pontos; Tiro Federal de Rosário: 3 pontos; Juventud Antoniana: 3 pontos; Gimnasia y Tiro: 3 pontos; Alumni de Villa María: 1 ponto.
Fase Revaálida – Zona “Sur”
O destaque vai para o Cipolletti, que goleou o Huracán Tres Arroyos por 4×0; resultado que deixa o Cipo na liderança. Outro que venceu bem foi o Gimnasia de Concepción del Uruguay, que bateu no Rivadávia de Lincoln por 2×0. Atuando em Mendoza, o Deportivo Maipú foi derrotado por 1×0 para o Juventud Unida de San Luis. o CAI de Comodoro Rivadávia folgou na rodada.
Classificação< Cipolletti: 7 pontos; Gimnasia (CDU): 7 pontos; Rivadávia de Lincoln: 6 pontos; CAI: 6 pontos; Juventud Unida: 4; Deportivo Maipú: 3 pontos; Huracán Tres Arroyos: 1 ponto.
Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…
Originalmente publicado nos 25 anos, em 01/12/2019 - e revisto, atualizado e ampliado O ícone…
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
This website uses cookies.