Na rodada inicial do Undecagonal, segunda fase do Argentino A, os resultados mostraram a força e disposição de algumas equipes. Foram 18 gols em cinco jogos, com uma média de quase quatro por partida. Também não houve sequer um empate, além de ter prevalecido o mando de campo, com quatro vitórias dos locais e apenas uma derrota. Neste caso, embora tenha vencido por apenas 1×0 ao Racing de Olavarría, o Unión Mar del Plata foi o grande destaque da primeira rodada.Vale lembrar que cada equipe fará 10 jogos e, ao fim dos quais, a equipe que terminar na liderança será a campeã do Argentino A. Também se iniciou a fase Reválida. O destaque vai para a vitória do Central Norte sobre o Gimnasia y Tiro, no clássico de Salta. Vamos a todos os resultados.
Sportivo Belgrano de San Franciso 4×2 Racing de Córdoba
Rezando a cartilha de que no Undecagonal é preciso vencer em casa, o Verde de San Francisco tratou de ir logo para o abafa sobre o Racing de Córdoba. Marcou logo aos cinco minutos, com Ponce, e sinalizava uma goleada ao fim do cotejo. Mas, embora o volume de jogo tenha sido muito alto, a equipe não conseguiu converter as diversas chances que criou. E para a infelicidade dos locais, Leandro Zárate empatou aos 44, em uma das poucas chegadas do visitante. Porém, um minuto depois, apareceu Aróstegui para fazer 2×1, antes da ida para o intervalo.
A segunda etapa foi o mesmo filme do primeiro. Tanto é assim, que novamente aos cinco, saiu o terceiro gol, com Francia. Entre o abafa e a administração do resultado, o Verde fez um jogo correto e embora tenha sofrido o segundo gol aos 34 minutos, aos 41 ampliou para 4×2, com Sebastián Malandra. Uma vitória tranquila do Sportivo Belgrano, que agora é um dos líderes da segunda fase.
Talleres de Córdoba 4×1 Douglas Haig
No estádio Mário Kemps, 35 mil pessoas testemunharam a importante goleada do Talleres sobre o Douglas Haig por 4×1. Contudo, o placar oferece uma falsa impressão do que foi o duelo. Todos os gols ocorreram nos últimos nove minutos de jogo.
No primeiro tempo, o visitante de Pergamino foi superior, porque não se preocupou em se defender mas em se fazer o dono do jogo. Com um meio-de-campo versátil poderia ter conseguido ao menos um gol. Não conseguiu, mas colocou muita insegurança no elenco de “LA T”.
No segundo tempo, novamente o Douglas Haig era o dono das principais ações da partida. Aos oito, teve um pênalti. Na cobrança de Riquena, o porteiro González foi mais feliz e defendeu. Este lance e a expulsão de Gabriel González, quatro minutos depois, foram decisivos para a mudança de rumo no cotejo.
Apoiada por seus torcedores, “La T” igualou as ações e bloqueou as boas chegadas dos visitantes. Quando a partida parecia caminhar para a igualdade em zero, apareceu Sáez, aos 36, que ainda contou com uma “lambança” da defesa visitante para abrir o placar. Aos 42, em rápido contragolpe, Carabajal, o melhor em campo, arriscou de longuíssima distância para fazer o segundo. Os visitantes ainda descontaram aos 44, mas levaram mais um gol de Sáez, aos 46, e outro de Ávarez, aos 49. Um placar que embora elástico não deixou de acusar problemas do Talleres, já que na maior parte do tempo eteve bem mais próximo da derrota do que da goleada que aplicou ao bom time de Pergamino.
Crucero del Norte 2×0 San Martín Tucumán
Em Missiones, o Colectivero recebeu o San Martín e fez 2×0. O primeiro gol saiu logo no segundo minuto, depois de intensa pressão dos locais. Com isso, o Tucumán precisou sair para o jogo, o que fez o cotejo ficar aberto e com chances para as duas equipes de chegarem ao gol. Porém, prevaleceu a maior organização do Colectivero, que ainda anotou o segundo, de pênalti, aos 48 da etapa complementar.
Em Missiones, a palavra-de-ordem, antes, era de que seriam dez finais para se chegar à B Nacional. Agora, essa consigna diz que restam somente nove partidas.
Def. de Belgrano de Villa Ramallo 4×0 Central Córdoba de Santiago del Estero
Se há dois clubes que impressionam no Torneio Argentino A, eles são o Sportivo Belgrano e o Defensores de Belgrano de Villa Ramallo. Este último impressiona ainda mais, já que, por ser um clube minúsculo precisa abusar da organização institucional para fazer a diferença. Na partida de estreia, não titubeou e goleou o Central Córdoba de Santiago del Estero por quatro gols, três deles muito bonitos. O primeiro foi de bicicleta, aos 37 minutos, e anotado por Ferrari. Antes do gol, o Granate já havia criado inúmeras chances, mas que foram desperdiçadas por deficiência no último toque.
Com o gol de vantagem, a equipe pode explorar o desespero dos visitantes e atuar da forma como gosta, nos contragolpes. Aos 14, Bianco fez o segundo, e aos 26, Ceballos, o terceiro. Dois golaços. Para completar, Giovenalle ainda fez o quarto, contra, ao tentar desviar a pelota. O triunfo colocou o Granate na liderança do Undecagonal, pelos critérios de desempate.
Racing de Olavarría 0x1 Unión Mar del Plata
Em Olavarría, a pontaria dos atacantes locais estava tão horrível quanto o gramado do estádio local: um pasto. Nos dois tempos da partida o Racing teve mais volume e criou mais que os visitantes. Porém, o único gol do encontro saiu aos 31 minutos e foi do conjunto de Mar del Plata. Adrián de León, que tinha acabado de entrar cabeceou, de costas, para encobrir o porteiro local e sair para o abraço.
O Racing continuou com a mesma proposta ofensiva. Porém, várias de suas jogadas culminavam em arremates precipitados e, na maioria, por sobre o travessão. A equipe ainda acertou o travessão e, na última jogada da partida, em cobrança de falta de Valente, na entrada da área, Facundo Vega salvou na linha e foi para a comemoração, já que o árbitro assinalou o fim da partida em seguida. No campo, a festa dos atletas visitantes contrastava com o desespero dos locais, que apesar da derrota, foram aplaudidos por seus torcedores.
Classificação da segunda fase
Def. de Belgrano de Villa Ramallo: 3 pontos; Talleres de Córdoba: 3; Sportivo Belgrano: 3; Crucero del Norte: 3; Unión Mar del Plata: 3; Ramón Santamarina: 0; Racing Olavarría: 0; Racing de Córdova: 0; San Martín: 0; Douglas Haig: 0; Central Córdoba de Santiago del Estero: 0.
Fase Revalida
Zona Norte
Em Sunchales, o Libertad começou bem sua campanha de recuperação ao bater no Tiro Federal de Rosário por 2×0. Já em Villa María, o Alumni ficou no 2×2 com o Unión Sunchales; um péssimo resultado, sobretudo para o conjunto local, que já havia terminado a primeira fase do Argentino A na última posição.
Mas o grande destaque vai para o Central Norte, que recebeu o Gimnasia y Tiro para o clássico de Salta e venceu por 2×0. O primeiro gol saiu aos 25 minutos com Joel Barbosa, que é argentino, apesar do nome. O segundo gol foi anotado por Oscar Altamirano, aos 16 minutos da etapa complementar. O Juventud Antoniana folgou na rodada.
Classificação
Central Norte: 3 pontos; Libertad Sunchales: 3; Unión Sunchales: 1; Alumini de Villa María: 1; Juventud Antoniana: 0.
Zona Sul
O destaque vai para o triunfo do Rivadávia de Lincoln, que fez 3×0 no Juventud Unida, de San Luis. Outro que venceu foi o Cipolletti, que bateu no Deportivo Maipú por 1×0. Em Tres Arroyos, Huracán e CAI ficaram no zero. O Gimnasia de Concepción del Uruguay folgou na rodada.
Classificação
Rivadávia de Lincoln: 3 pontos; Cipolletti: 3 pontos; CAI: 1; Huracán Tres Arroyos: 1; Cimnasia de Concepción del Uruguay: 0.
Próximos jogos
Undecagonal
San Martín Tucumán x Talleres de Córdoba
Ramón Santamarina x Sportivo Belgrano de San Francisco
Central Córdoba de Santiago del Estero x Crucero del Norte
Douglas Haig x Racing de Córdoba
Reválida
Zona Norte
Juventud Antoniana x Alumni de Villa María
Tiro Federal x Central Norte
Unión del Plata
Zona Sul
CAI de Comodoro Rivadávia x Rivadávia de Lincoln
Deportivo Maiú x Hucarán Tres Arroyos
Gimnasia de Concepción del Uruguay x Cipolletti
Abaixo, o show de gols da vitória do bravo Defensores de Belgrano de Villa Ramaçço sobre o Central Córdoba de Santiago del Estero
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
Originalmente publicado em 12 de julho de 2021, focado na inédita artilharia de Messi em…
A Copa do Mundo de Futebol é um dos eventos esportivos mais aguardados e assistidos…
This website uses cookies.
View Comments
Que vídeo da hora, muito bom.
E o Talleres tem mesmo chances de subir? Se subir ele volta para a B Nacional, é isso? Abraço e parabéns pela cobertura dos pequenos clubes argentinos.
É fato, meu caro Alex, se subir, o Talleres vai para a B Nacional. Mas as chances da equipe são comparadas a de muitas outras. O caminho é longo e difícil. Na partida contra o Douglas Haig, como foi dito no post, a goleada de 4x1 foi absurdamente enganosa. A equipe de Pergamino merecia até vencer. O Talleres tem um elenco limitado tecnicamente, fruto das dificuldades econômicas que o clube ainda enfrenta. Creio que Santamarina, Douglas Haig, Sportivo Belgrano e Defensores de Villa Ramallo são muito mais habilitados do que o Talleres para ficar com essa vaga. "La T" e Crucero del Norte correm por fora; enquanto que Racing e Central Córdoba não têm muita chance.
Porém, no post anterior sobre o Argentino A, eu havia explicado sobre a Segunda Fase (a atual) e sobre a Fase Reválida. É possível que a equipe que não se torne campeã ainda consiga a vaga para o acesso ao fim do Argentino A. Abraço e obrigado pelo acesso e prestígio ao site.
Es un primo lejano mío Adrián de León... jaja
Timinho bom esse Defensores de Villa Ramllo, hein? Cada gol lindo, muita habilidade.