FIFA coroa temporada perfeita de Lionel Messi
Acabaram-se os rumores, acabou toda expectativa que girava em torno de quem seria o Melhor do Mundo em 2009. Oficialmente Lionel Messi conquista o prêmio entregue pela FIFA. O jogador do Barcelona é o primeiro argentino a conquistar o trofeu, que é entregue pela FIFA desde 1991.
Depois de dois anos entre os três melhores, Messi conseguiu o prêmio individual mais cobiçado por todos os jogadores. E nada mais justo após conquistar seis títulos com o seu Barcelona, marcando gols importantes, como na final da Champions League e no Mundial de Clubes.
“Antes de mais nada, gostaria de agradecer aos companheiros que votaram. É uma honra, receber votos de jogadores de outras seleções. Quero compartilhar esse premio como os meus companheiros de clube. Não poderia terminar o ano melhor”, destacou o jogador em seu pronunciamento.
O rosarino de 22 anos marcou nada menos do que 39 gols em 52 jogos, tendo participado em outros 17 gols, com assistências diretas aos seus companheiros de equipe. Coma Seleção Argentina, a história é outra. Messi não vem agradando o povo local, mas assim mesmo é a esperança do time de Maradona no Mundial 2010.
Este foi o seu 16º prêmio individual neste ano. Confira a lista:
Marca Leyenda (Prêmio dado pelo Diário Marca desde 97)
Artilheiro da Champions League
Premio Don Balón ao melhor estrangeiro (Prêmio dado pela revista Don Balón)
Trofeu EFE
Trofeu Alfredo Di Stéfano
Trofeu Champions Numero 1 (Dado pela revista Marca e Gazzetta dello Sport)
Melhor atacante UEFA
Jogador do ano UEFA
Melhor atacante Liga Espanhola
Melhor jogador Liga Espanhola
Onze d`or (Dado pela revista francesa Onze Mundial)
Ballon d`or (Dado pela revista France Football)
Premio World Soccer
Bola de Ouro no Mundial de Clubes
Premio Toyota melhor jogador Mundial de Clubes
* Messi também esteve entre os onze ideais da FIFA e UEFA