A insatisfação de Lugüercio
Quem viu os gols do Racing nos jogos contra o Arsenal e contra o Newell´s deve ter percebido que algo não está bem para Pablo Lugüercio. O “Palhaço” está triste, decepcionado. E, segundo o jornal Olé, sua tristeza não está relacionada com o fato de ficar no banco de reservas.
Perguntado pelos motivos que comemorou timidamente seus gols, Lugüercio foi evasivo: “São antes de mais nada problemas pessoais, mas tento deixar pra fora essas coisas quando estou em campo”. E quando questionado se esses problemas estão relacionados ao Racing, novamente deu poucas pistas: “Um pouco, mas são assuntos para tratar após o Apertura, por respeito aos torcedores”.
Segundo apurado pelo jornal, algumas questões contratuais incomodam Lugüercio a ponto de ele já ter pensado em sair do clube. No seu contrato atual, assinado em julho do ano passado, não está especificado que o Racing deveria pagar os impostos decorrentes dos ganhos. Na temporada passada, o clube pagou. Mas nessa ainda não, o que representa uma diferença de 400.000 pesos.
O empresário do atleta, Miguel Pires, alegou que a falta do dinheiro acarretou alguns inconvenientes financeiros para o jogador: “Alteraram a legislação e o contrato ficou assim. Mas o Rodolfo Molina (presidente do Racing) se comprometeu a cobrir as despesas antes de começar o campeonato e quando vieram as propostas do San Lorenzo e do Banfield. Porém nunca mais atenderam as ligações dele”.
Por outro lado, o presidente respondeu: “Não guardamos na memória os contratos de todos os jogadores, nem mesmo o que conversamos. Só contamos com o que está assinado. Revisamos o contrato do Lugüercio e as reclamações não procedem”.
Pela repercussão que o assunto teve, Lugüercio explicou-se em entrevista à Radio La Red. “Não quero entrar em conflito, por isso não queria falar, mas devo esclarecer tudo porque ficou o assunto se tornou público. Há três meses Molina me prometeu que iria solucionar esse problema. Confio que isso aconteça no final do campeonato”, disse. Molina respondeu uma vez mais: “Desconheço quais promessas fizemos ao Pablo sobre isso, acho que se confundiram. Gostamos muito dele e nosso compromisso foi para favorecê-lo numa futura transferência”.
Lugüercio reconheceu que essa situação tem afetado seu rendimento em campo e que talvez seja por isso que o técnico Miguel Ángel Russo o tenha deixado por quatro jogos no banco. E deixou claro que a resolução desse assunto será determinante para a sua continuidade no Racing: “Será importante, porque esse assunto está sendo tratado há alguns meses. Não quero terminar mal minha passagem se eu tiver que sair do clube”.