Se o sistema de promédios sempre foi questionado, a temporada atual levou seus paradoxos ao limite extremo. Mais de uma equipe luta pelo título e contra o descenso ao mesmo tempo. O grande absurdo é o Tigre, que em mais de uma vez esteve na situação de ser simultaneamente campeão e rebaixado caso a temporada terminasse como estava.
Das equipes que disputam o título, apenas o líder Boca Juniors não tem motivo para pensar no descenso. Quinto colocado, a dois pontos do líder, o All Boys passou muitas rodadas da temporada na zona de promoción, e apenas a arrancada obtida no Clausura mudou a situação. No entanto, o Albo ainda se preocupa com o descenso para a próxima temporada, já que a equipe já somou 99 pontos nas últimas temporadas, tendo ainda mais quatro rodadas para somar.
As três equipes que estão na liderança, a um ponto do Boca Juniors, estão em situação semelhante. O Newell’s, que chegou a liderar, não tem chance de ser rebaixado agora, mas está de olho na próxima temporada, quando entrará com 86 pontos mais o que conseguir nessa reta final, o que significa que não entrará com muito mais pontos que o River entrou na temporada que caiu. O Arsenal chegou a sofrer já nesta temporada, mas o bom momento do Clausura aliviou a situação. O clube de Sarandí já tem 109 pontos garantidos para a próxima temporada, e ainda tem 4 rodadas para aumentar a gordura.
Mas o caso mais absurdo é o do Tigre. O clube de Victoria é o vice-lider do Clausura e tem 55 pontos somados em toda a temporada, empatado com o Vélez em 2o lugar na soma dos dois torneios (o Boca é o líder disparado, com 72 pontos). Mesmo assim passou a maior parte das rodadas na zona do descenso direto, graças à ridícula temporada 2009/10, quando somou apenas 32 pontos. Assim, mesmo estando sempre perto da liderança desde o início da temporada, a prioridade do Matador sempre foi se salvar do descenso.
Para chegar à zona de promoción, onde está agora, o Tigre teve de tirar 18 pontos que tinha em relação ao San Lorenzo no início da temporada. E está a apenas 4 pontos do Banfield, que tinha uma dianteira de 38 quando as duas equipes começaram 2011/12. Por essas e outras, apesar da possibilidade de título, o Matador não tem dúvidas: “jogar a promoción já seria uma vitória. E essa é a nossa prioridade”, afirmou o zagueiro Román Martinez.
“É preciso ter muito cuidado, pois o objetivo é não cair”, concorda o treinador Rodolfo Arruabarrena. Para o Vasco, “estamos contentes em sair do descenso direto, mas domingo teremos outra final contra o Rafaela, e nessa reta final do torneio qualquer detalhe pode te dar a vitória ou uma derrota. Temos de seguir somando pontos, restam 12 por disputar, o que é muito”
Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…
Originalmente publicado nos 25 anos, em 01/12/2019 - e revisto, atualizado e ampliado O ícone…
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
This website uses cookies.
View Comments
Ridículo esse rebaixamento na argentina,
não entendo como os times do pais não fazem nada pra mudar,
só quando um time for campeão e rebaixado ao mesmo tempo, pra eles se tocarem.