A incrível situação de clubes que lutam pelo título e contra o rebaixamento
Se o sistema de promédios sempre foi questionado, a temporada atual levou seus paradoxos ao limite extremo. Mais de uma equipe luta pelo título e contra o descenso ao mesmo tempo. O grande absurdo é o Tigre, que em mais de uma vez esteve na situação de ser simultaneamente campeão e rebaixado caso a temporada terminasse como estava.
Das equipes que disputam o título, apenas o líder Boca Juniors não tem motivo para pensar no descenso. Quinto colocado, a dois pontos do líder, o All Boys passou muitas rodadas da temporada na zona de promoción, e apenas a arrancada obtida no Clausura mudou a situação. No entanto, o Albo ainda se preocupa com o descenso para a próxima temporada, já que a equipe já somou 99 pontos nas últimas temporadas, tendo ainda mais quatro rodadas para somar.
As três equipes que estão na liderança, a um ponto do Boca Juniors, estão em situação semelhante. O Newell’s, que chegou a liderar, não tem chance de ser rebaixado agora, mas está de olho na próxima temporada, quando entrará com 86 pontos mais o que conseguir nessa reta final, o que significa que não entrará com muito mais pontos que o River entrou na temporada que caiu. O Arsenal chegou a sofrer já nesta temporada, mas o bom momento do Clausura aliviou a situação. O clube de Sarandí já tem 109 pontos garantidos para a próxima temporada, e ainda tem 4 rodadas para aumentar a gordura.
Mas o caso mais absurdo é o do Tigre. O clube de Victoria é o vice-lider do Clausura e tem 55 pontos somados em toda a temporada, empatado com o Vélez em 2o lugar na soma dos dois torneios (o Boca é o líder disparado, com 72 pontos). Mesmo assim passou a maior parte das rodadas na zona do descenso direto, graças à ridícula temporada 2009/10, quando somou apenas 32 pontos. Assim, mesmo estando sempre perto da liderança desde o início da temporada, a prioridade do Matador sempre foi se salvar do descenso.
Para chegar à zona de promoción, onde está agora, o Tigre teve de tirar 18 pontos que tinha em relação ao San Lorenzo no início da temporada. E está a apenas 4 pontos do Banfield, que tinha uma dianteira de 38 quando as duas equipes começaram 2011/12. Por essas e outras, apesar da possibilidade de título, o Matador não tem dúvidas: “jogar a promoción já seria uma vitória. E essa é a nossa prioridade”, afirmou o zagueiro Román Martinez.
“É preciso ter muito cuidado, pois o objetivo é não cair”, concorda o treinador Rodolfo Arruabarrena. Para o Vasco, “estamos contentes em sair do descenso direto, mas domingo teremos outra final contra o Rafaela, e nessa reta final do torneio qualquer detalhe pode te dar a vitória ou uma derrota. Temos de seguir somando pontos, restam 12 por disputar, o que é muito”
Ridículo esse rebaixamento na argentina,
não entendo como os times do pais não fazem nada pra mudar,
só quando um time for campeão e rebaixado ao mesmo tempo, pra eles se tocarem.