Arquivo

A estratégia do Independiente para se reforçar

Muitos têm estranhado a forma como o Independiente vem se reforçando, já que o clube acumula dívidas que chegariam a 28 milhões de pesos. No entanto, o presidente Javier Cantero assegura que não está fazendo loucuras, trazendo basicamente jogadores que chegaram ao fim de seus contratos.

Segundo Cantero: “o dinheiro sai da cabeça. Estamos trazendo jogadores com passe livre, de forma que só teremos de arcar com os salários. Não podemos pagar por um passe. Precisamos vender jogadores para pagar as dívidas”. O presidente se refere ao fato de o clube praticamente ter acertado a venda de Julian Velazquez para o Genoa, e a ida de Patricio Rodriguez para o Torino ter voltado á pauta.

De fato, as contratações que foram tentadas pelo clube não deram certo quando aparecia a necessidade de desembolsar dinheiro para ter os direitos do jogador. Foram os casos, por exemplo, de Pablo Pintos e Luciano Abecasis. A outra forma de reforçar o elenco tem sido incorporar jogadores jovens ao elenco principal, mas colocando o protagonismo nos jogadores mais experientes: “se vou lutar contra o rebaixamento, tenho de contratar jogadores experientes. Outros até podem dizer ‘coloquem apenas garotos e vamos ver o que acontece’, mas não faremos isso”.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.