Especiais

A Argentina e o nascimento da última Copa do Mundo

Que o futebol é o esporte mais importante da América Latina, não há dúvidas. E apesar da inegável paixão que desperta um time local e os jogos de hoje, não existe nada como a Copa do Mundo! As eliminatórias para o Mundial de 2022 estão fervendo, por isto, iremos dar um descanso dessas emoções e olhar um pouco para o passado, para o nascimento do Campeonato Mundial de Futebol. 

O berço da ideia

A ideia de criar um campeonato mundial de futebol nasceu no mesmo dia em que se criou a FIFA, em 21 de maio de 1904. O primeiro interessado foi Robert Guérin, que propôs avaliar todas as nações afiliadas em um torneio feito de quatro em quatro anos. Porém a associação ainda não contava com recursos para organizar um evento de tal tamanho. 

O Comitê Olímpico Internacional aceitou, em 1906, incluir o futebol  em seus eventos esportivos. Porém, em 1928, os Jogos Olímpicos decidiram excluir o esporte no próximo evento de 1932, por sua falta de popularidade nos Estados Unidos. No mesmo ano houve um congresso da FIFA, onde se votou a criação de um torneio especializado. A proposta teve 25 votos a favor e 5 em contra. A partir daí, começaram as organizações para a primeira copa mundial em 1930.

Uruguai 1930

Vários países se candidataram para ser sede do evento, como Itália, Hungria, Países Baixos, Espanha, Suécia… Entretanto, Jules Rimet, presidente da FIFA neste momento, se mostrou interessado pela proposta do Uruguai por diversas razões. A Europa ainda estava se recuperando da Primeira Guerra Mundial, e em 18 de Julio de 1930 o Uruguai comemorava o centenário do Dia da Constituição, a festividade mais importante do país. Foi assim que a FIFA escolheu Uruguai e a primeira Copa do Mundo foi realizada aqui, na América do Sul. 

Esse campeonato mundial foi o único que não teve classificatórias. Os países afiliados à FIFA receberam um convite que deveriam responder até o dia 28 de fevereiro de 1930. Rapidamente vários países da América confirmaram participação. Porém muitas nações da Europa rejeitaram a proposta, alegando que seria muito caro viajar de barco até nosso continente, já que a crise de 29 ainda causava vários estragos. 

As equipes participantes foram: Argentina, Bélgica, Bolívia, Brasil, Chile, Estados Unidos, França, México, Paraguai, Peru, Romênia, Uruguai e Iugoslávia.

Os primeiros times da história a competir foram Estados Unidos e Bélgica, (EUA ganhando por 3 a 0) e França contra México (França marcando 4 a 1).

Semifinais e finais

As semifinais foram emocionantes. Se enfrentaram primeiro Argentina e Estados Unidos. Os estadunidenses não se destacaram muito e a Argentina garantiu sua vitória com um 6 a 1, tornando-se o primeiro finalista. 

Os seguintes times a competir foram Uruguai e Iugoslavia. No primeiro tempo os europeus ganhavam por 1 a 0, mas no segundo, os anfitriões acordaram, marcando 6 gols.

Assim foi definida a final, Argentina vs Uruguai. O jogo teve 93.000 espectadores. No primeiro tempo, Argentina ganhava por 2 a 1, mas, assim como aconteceu contra Iugoslavia, o Uruguai recobrou vida, marcando mais 3 gols e se consagrando como o primeiro ganhador da história com um 4 a 2. 

Assim terminava, a primeira Copa do Mundo, com Uruguai campeão, tornando a ideia de Robert Guérin em um dos maiores eventos esportivos do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × três =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.