Entre Tiempos, “a” livraria exclusiva de futebol em Buenos Aires
Direto de Buenos Aires – irá passar o carnaval em Buenos Aires? Traga roupas bem leves e claras para suportar o calor assassino dessa época. E, se for um apaixonado por futebol, não deixe de conhecer a única livraria dedicada exclusivamente ao futebol argentino, a Entre Tiempos.
A livraria situa-se perto do centro turístico, na calle Salta 1108, a uma quadra da Avenida 9 de Julio. Funciona segundas, quartas e sextas das 16h às 21h e aos sábados das 14h às 18h. É possível visitá-la em horários e dias distintos se agendar previamente com o idealizador, o historiador esportivo Esteban Bekerman (fácil encontrá-lo no facebook e no Twitter. Pode ser contatado também pelo e-mail ebekerman@hotmail.com).
Há livros e revistas para todos os gostos. Desde aos que contam histórias dos simpáticos clubes do mundo ascenso (Tristán Suárez, Almagro, Excursionistas, El Porvenir, Los Andes…) a obras com fichas completas de TODOS os jogos, incluindo amistosos, de River, Independiente e San Lorenzo.
Dérbis como Huracán x San Lorenzo (há livro focado até nos duelos do amadorismo) e, claro, Boca x River, também têm seu espaço. Há até mesmo uma obra em espanhol sobre o austríaco Matthias Sindelar que desmistifica, após exaustiva pesquisa, sua romanceada oposição ao nazismo. Árbitros também têm seu livro, sob o genial título La CANCHA de tu madre, trocadilho de cancha (“estádio”) com um palavrão local.
Diversas edições antigas da revista El Gráfico, desde 1919 em circulação, também adornam o espaço, que conta ainda com obra de 1996 do próprio Bekerman: o Diccionario Velezano, com verbetes de todos os que defenderam o Vélez em ao menos dez jogos desde o profissionalismo (em 1931) até aquele ano festivo de Supercopa e bicampeonato nacional.
Após a visita, se dispuser de 1.700 pesos (cerca de 350 reais), a dica é jantar no restaurante Aramburu, no quarteirão ao lado (Salta 1050), a servir sob esse preço desde as 20h30 um conjunto de 14 pratos (pequenos, logicamente) distintos com atendimento cinco estrelas. É bom reservar.
Pingback: 50 anos de Turu Flores, o maior atacante do Vélez dos anos 90
Pingback: Elementos em comum entre Flamengo e Vélez Sarsfield
Pingback: Héctor Rial: bem mais que o argentino dos gols do título da primeira Liga dos Campeões
Pingback: 50 anos sem o primeiro maestro do futebol argentino: Gabino Sosa, "o Repentista da Redonda"