Primeira Divisão

Libertadores 2017 e o caminho dos argentinos

A Copa Libertadores da América acabou nesta quinta-feira para as equipes argentinas e com toda a indefinição e bagunça no calendário da AFA, os questionamentos quanto aos representantes do país na edição de 2017 já começam a ser feitos. Como tudo que se trata de AFA, o regulamento não é muito simples e possui inúmeras variáveis e combinações, porém alguns caminhos já começam a se desenhar.

O futebol argentino possui 5 vagas para a Libertadores – 4 para a fase de grupos e 1 para a primeira fase – e a edição de 2017 já tem 3 vagas (e meia) garantidas.

Vaga 1: Campeão Argentino: LANÚS

Vaga 2: Vice-campeão Argentino: SAN LORENZO

Vaga 3: Vencedor da disputa entre os segundos colocados: ESTUDIANTES

Vaga 4: Perdedor da disputa entre os segundos colocados: GODOY CRUZ

Vaga 5: Campeão da Copa Argentina 2016: ?

Cjp1ryHXAAQSDh6
Lanús, o Campeão Argentino de 2016 tem sua vaga garantida na próxima Libertadores

Teoricamente simples, mas a partir daqui começam as possibilidades e elas são muitas e complicadas:

 

SE UM ARGENTINO VENCER A COPA SUL AMERICANA?

A Copa Sul Americana 2016 contará com 6 times argentinos: San Lorenzo (Campeão da Supercopa Argentina 2015); Independiente (vice-campeão da Liguilla Pré-Libertadores 2015); Belgrano, Banfield, Estudiantes e Lanús, todos classificados via Liguilla 2015.

Se Independiente, Belgrano ou Banfield ficarem com o título, o Godoy Cruz (perdedor da disputa entre os segundos colocados das Zonas 1 e 2) é excluído e o Campeão da Copa Argentina assume a Vaga 4, sendo o campeão da Sul Americana ficando com a Vaga 5.

Copa_Sul_americana_560_trofeu

Se Lanús, Estudiantes ou San Lorenzo ficarem com o título, nada muda prevalecendo a classificação via campeonato nacional e o Godoy Cruz fica com a vaga na Libertadores.

 

COPA ARGENTINA E O CAMINHO DOS GRANDES

Boca-campeon
Campeão em 2015 o Boca terá que repetir a façanha para não ficar de fora da Libertadores 2017

A Copa Argentina 2016 é a única chance dos outros grandes Boca Juniors, River Plate e Racing voltarem a Libertadores em 2017, por isso o torneio ganha muito em importância nesta edição. Além disso, equipes como Rosario Central e Huracan que estiveram presentes na Libertadores em 2016, também terão neste torneio o único caminho para retornarem ano que vem.

O Boca, campeão da última edição, está na fase 16avos, após ter eliminado o Guemes do Torneo Federal B (equivalente a quarta divisão) por 4-0 no último dia 30/06. O time enfrenta o vencedor do confronto entre Nueva Chicago e Santamarina na próxima fase. O Racing é outro que também já passou para a fase 16avos vencendo o Gimnasia y Tiro de Salta por 2-0 no último dia 25 de maio e agora enfrentará o Olimpo de Baía Blanca, time da primeira divisão na fase seguinte.

O River Plate enfrentará o Sportivo Rivadávia do Torneo Argentino B pela fase 32avos no próximo dia 24 de julho na cidade de Formosa. O Rosario Central enfrenta o Villa Mitre e o Huracan joga contra o Central Córdoba. Outras equipes da primeira divisão como Vélez, Newell’s Old Boys, Arsenal, Gimnasia LP, Atlético Rafaela e Unión também estão na disputa.

copaargentina16
Tabela atual da Copa Argentina 2016

Alexandre Silva

Quase ex-jornalista. Apresentador e repórter na Rádio Transamerica BH, mineiro e torcedor da Seleção Argentina desde a Copa de 98. @AlexandreSilva8

One thought on “Libertadores 2017 e o caminho dos argentinos

  • Valdemir

    E se San Lorenzo ou Estudiants vencerem a copa argentina, a vaga da copa ficaria com o vice?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × três =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.